Buscar
  • Comunicação CDL Itaúna

Ética, Etiqueta Respiratória, Responsabilidade Social e o Combate à Covid-19.


Ética, em apertada síntese, é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que tenhamos um convívio respeitoso, de forma que todos vivam bem e ninguém saia prejudicado.


Ser ético é seguir e respeitar as normas e os conceitos morais de uma coletividade, com a finalidade do bem comum. Diariamente, na nossa rotina, deparamo-nos com inúmeras situações que nos levam a tomar decisões; e estas, por sua vez têm dois caminhos: escolher aquilo que é certo ou o que é errado. Agir de forma ética é escolher o certo, mesmo que não tenha ninguém vigiando a sua conduta. Escolher o certo é um sinal de cuidado e preocupação com o coletivo, é um sinal de Responsabilidade Social.


A “etiqueta” deriva da ética, é a “pequena ética”. Preocupar-se com a etiqueta é preocupar-se com as pessoas ao seu redor, pode soar como algo fútil, mas é fundamental no convívio social; é um cuidado com o outro. Etiqueta é educação, um comportamento específico que demonstra respeito, cuidado e gentileza com o próximo.

Preocupar-se com as pessoas com as quais convivemos, cuidar para que a minha conduta não as prejudique e colabore para o bem coletivo: isto é ser ético.


Preocupando-se com a sociedade, estaremos garantindo bem estar pessoal, pois afinal estamos todos no mesmo barco. Todos temos que ter Responsabilidade Social e saber que a nossa conduta individual reflete na coletividade.


Neste momento difícil que estamos vivendo, de enfrentamento e combate à Covid-19, a ética e a etiqueta podem nos ajudar a demonstrar a nossa Responsabilidade Social.

Há uma expressão, usada no meio médico, mas que temos que tornar mais popular, que considero muito forte, que é a “Etiqueta Respiratória”. Trata-se dos atos que fazemos para evitar a disseminação de pequenas gotículas oriundas do aparelho respiratório.


Simples hábitos como usar máscara tampando a boca e o nariz, colocar o braço na frente da boca quando tossir ou espirrar, lavar as mãos regularmente, evitar tocar os olhos, nariz e boca, evitar aglomerações (distanciamento social), são alguns exemplos. Essas atitudes geram um poderoso efeito, pois quando há o bloqueio da disseminação dessas gotículas provenientes de espirros e tosses, evita-se uma possível contaminação (agora, principalmente da Covid-19) de outras pessoas que estão em um mesmo ambiente.


A Etiqueta Respiratória demonstra um cuidado social, um costume ético e pode fazer toda a diferença no combate à Covid-19. Mais importante que qualquer regra, a preocupação com o coletivo deve prevalecer sempre. A Etiqueta Respiratória é uma forma de se proteger e também os outros a sua volta, e ainda, de garantir que a economia e o trabalho não sejam comprometidos.


Caso não tenhamos esta tomada de consciência social, poderemos regredir nos avanços que conquistamos com as flexibilizações das restrições por causa da pandemia, como na abertura/reabertura do comércio de lojas, bares e restaurantes, o que afetaria negativamente os empregos, geração de renda, e a economia como um todo, e todos sairiam perdendo. Neste momento, vários países, como a Inglaterra, França e Espanha, estão voltando às restrições do início da pandemia. O que não é diferente em algumas cidades do Brasil.


Todos já sabem o que fazer, todos os cuidados que devem ser tomados em relação à prevenção à Covid-19 já foram amplamente divulgados. Agora é hora de elevarmos o nível do nosso pensamento, e desenvolver a habilidade de pensarmos de forma coletiva para o bem individual e de todos, assumir que temos Responsabilidade Social, agir com ética e observar a “Etiqueta Respiratória”. Trata-se de uma necessidade moral e social, urgente.


Alexandre Maromba. Presidente do Sindicomércio Itaúna.


Fontes: Filósofo Renato Janine Ribeiro | Hospital Hurso – publicação de 26/03/20.

77 visualizações
Acompanhe nossas Redes Sociais:
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube