Levantamento realizado pela CNDL/SPC Brasil em parceria com a Offer Wise Pesquisas mostra que a brincadeira será realizada principalmente entre familiares
O “amigo-chocolate”, brincadeira realizada no período da Páscoa, é uma forma econômica para se comemorar a data. Os participantes trocam ovos ou barras de chocolate, semelhante ao amigo secreto, muito utilizado no Natal. De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, 24% dos consumidores que vão presentear na Páscoa pretendem participar da brincadeira este ano.
As principais motivações apontadas pelos entrevistados para participar da brincadeira foram o fato de gostar de eventos sociais (13%) e por considerar que essa é uma boa forma de presentear gastando menos (8%). De acordo com o levantamento, 70% não pretendem participar este ano, sobretudo para evitar aglomerações devido à pandemia (36%).
Confira a pesquisa na íntegra!
O presidente da CNDL, José César da Costa, destaca que a brincadeira é uma aliada para proteger as finanças pessoais, e que é possível participar sem descumprir as recomendações de isolamento social.
“O amigo secreto é uma excelente forma de economizar e ao mesmo tempo manter viva a tradição de presentear pessoas queridas. Neste momento, onde o distanciamento social torna-se fundamental para conter o avanço da pandemia, percebemos o varejo se organizando para atender essa demanda dos consumidores, realizando serviços de frete grátis, promoções específicas para a brincadeira e até mesmo a disponibilização de aplicativos para realização de sorteios online”, aponta Costa.
De acordo com a pesquisa, 46% dos entrevistados farão o amigo secreto presencialmente, enquanto 36% farão a brincadeira apenas online e 10% pretendem participar dos dois tipos de evento. O levantamento aponta ainda que 73% dos consumidores pretendem fazer o amigo secreto de Páscoa com familiares, enquanto 44% com amigos e 33% com colegas de trabalho.
As entrevistas com 936 pessoas foram realizadas de 26 de fevereiro a 08 de março de 2021. São brasileiros das 27 capitais do país, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem realizar compras para a Páscoa deste ano. A pesquisa foi realizada via web e pós-ponderada por sexo, idade, estado, renda e escolaridade.
FONTE: Varejo SA
Comments