Com o crescimento do e-commerce, os serviços de entrega cresceram em demanda e cumprem um papel estratégico na economia
No início das atividades do novo negócio, é comum o frete e o transporte ocorrerem dentro do perímetro urbano das cidades. Geralmente operando com transporte de cargas fracionadas, esse tipo de serviço pode ser utilizado para o transporte de mercadorias dos mais diversos tipos, sejam elas perecíveis ou de grande valor agregado.
Neste novo episódio da série “Sonho Empreendedor”, apresentamos 5 dicas para quem tem interesse em montar um serviço de frete e transporte de pequenas cargas em 2021. A ideia de negócio no setor foi uma dos mais procuradas no Portal do Sebrae no ano passado.Para mais informações e orientações completas, conheça a página “Ideias de Negócios” no Portal Sebrae.
1. Antes de qualquer coisa, elabore um plano de negócio detalhado
O plano de negócio é o melhor instrumento para traçar o retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. Ele é uma ferramenta de planejamento para tornar a sua ideia de negócio sustentável, utilizada por quem está iniciando um negócio, quem está expandindo, por quem está viabilizando uma atividade e até mesmo por aqueles que precisam de capital de terceiros. No Portal Sebrae, o empreendedor encontra diversos cursos online gratuitos com orientações de como elaborar o plano de negócio. Se possível ainda, antes de iniciar o negócio, procure conhecer as diversas percepções sobre o mercado, visitando os concorrentes e potenciais clientes, identificando os pontos fortes e fracos que o setor de transporte de pequenas cargas apresenta.
2. Escolha uma localização do escritório ou ponto de parada que dê visibilidade ao seu negócio
Uma das vantagens de uma empresa de transporte de pequenas cargas é não precisar se preocupar com a localização do seu escritório, pois geralmente os serviços são contratados por telefone. No entanto, é fundamental que o empreendedor esteja atento ao aspecto da localização para atender com qualidade o cliente. Por isso, escolha um local de boa visibilidade para que os passantes vejam a empresa ou o veículo de transporte. É imprescindível que as instalações da empresa estejam perto dos locais de maior procura. Também é importante analisar se o local onde o veículo ficará, tem facilidade de saída em momento de concentração de trânsito ou bloqueios para veículos de cargas.
3. No início das atividades, recomenda-se o uso de uma estrutura alugada
Para reduzir os investimentos iniciais da operacionalização do novo negócio, sugere-se que o empreendedor faça o uso de uma estrutura alugada. Nas primeiras fases de desenvolvimento da operação, considere se é necessário – de fato – uma estrutura física e avalie com clareza os custos adicionais desse investimento. De qualquer forma, a estrutura para quem está começando é bem simples, mas deve considerar alguns pontos, como local para guardar os veículos com segurança, ambiente para receber clientes, caso opte por montar um escritório – até mesmo em sua própria residência. Não esqueça que além de velocidade e pontualidade nas entregas, as pessoas que buscam esse tipo de serviço procuram acima de tudo segurança e confiabilidade.
4. Avalie as habilidades essenciais que seus funcionários devem ter antes de contratá-los
Para quem está começando, a equipe pode ser composta basicamente por um motorista e um ajudante. Desta forma poderá legalizar a empresa como Microempreendedor Individual (MEI). Mesmo assim, é importante estabelecer metas para que sua empresa cresça e – nesse momento – serão necessários mais funcionários para auxiliar nos processos de transporte. Em todo caso, para que o seu negócio tenha sucesso, avalie se os profissionais de transporte da sua empresa possuem habilidades essenciais, como conhecimento prático sobre a melhor forma de acondicionar materiais e objetos, capacidade para trabalhar sobre pressão e dinamismo para lidar com imprevistos, além de boa comunicação para se relacionar com diversos tipos de pessoas, seja de um comércio ou residência.
5. Conheça bem o processo produtivo de uma empresa de transporte
Um dos maiores desafios ao prestar um serviço de transporte é o cumprimento de horários. Dessa forma, o principal diferencial do seu negócio deve ser a rapidez na entrega e a segurança no transporte. Seja qual for o modelo de entrega que for atuar, é preciso conhecer bem o processo produtivo de uma empresa de transporte para evitar falhas que podem causar prejuízos financeiros e a perda de clientes importantes. As etapas do serviço de transporte são bem definidas e estão divididas em pedido, precificação, coleta e translado.
FONTE: Varejo SA
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