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7 dicas essenciais de marketing para mulheres

Na hora de planejar ações e campanhas, as empresas precisam ter em conta o perfil desta mulher brasileira contemporânea; é essencial valorizar as qualidades e conquistas das mulheres


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No post de ontem, mostramos como a mulher contemporânea é autêntica, responsável pelo sustento da casa e a criação dos filhos, lutam por suas carreiras e buscam mais equidade e diversidade no mundo do trabalho e na sociedade, de maneira geral.


Criar campanhas de marketing para estas mulheres da atualidade não é tão simples e óbvio quanto parece. É preciso estar alinhado aos desejos e posicionamentos deste público tão heterógeno e independente. Qualquer deslize, e sua ação pode soar machista e preconceituosa, ecoando velhos estereótipos de gênero.


Por isso, hoje, vamos abordar o planejamento de marketing para mulheres e dar dicas essenciais para conquistar o público feminino. Confira:


Dica 1: deixe o estereótipo de lado

Na hora de planejar ações e campanhas, as empresas precisam ter em conta o perfil desta mulher brasileira contemporânea. O marketing para mulheres deve deixar de lado os clichês e estereótipos do passado, e focar nesta consumidora que busca a autoaceitação, a liberdade financeira, mais liderança profissional e social e a superação do machismo. Elas desejam consumir produtos que estejam de acordo com seus valores pessoais e que tragam benefícios para suas famílias.


Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em 2018, mostrou que a mulher brasileira não se sente representada pela publicidade: 58,5% das entrevistadas afirmaram que a propaganda brasileira não retrata a mulher real. O levantamento revelou ainda que:

  • 30% das entrevistadas demonstraram descontentamento com a imagem da mulher perfeita que muitas marcas constroem;

  • 60% não acham real a imagem física das mulheres retratadas na publicidade brasileira;

  • 32% afirmaram que se incomodam com a objetificação das mulheres em algumas campanhas.

Em outra pesquisa, realizada pelo “Think Eva”, 85,5% das entrevistadas disseram que querem ver mulheres inteligentes nas ações de comunicação e marketing das empresas; e 72% querem ver mulheres independentes sendo retratadas. Outro dado curioso, é que 73% das mulheres afirmam ter interesse por tecnologia, mas sentem que as empresas direcionam a comunicação quase que exclusivamente para homens.


Dica 2: conheça os desejos da sua consumidora

O público feminino possui necessidades e dores diversificadas e específicas. Por isso, antes de iniciar o planejamento, converse com suas clientes. Descubra quais são os gostos, interesses e vontades delas. Busque entender o que as elas esperam da sua marca e identifique os produtos e serviços do seu negócio que atendem à demanda delas.

Dica 3: valorize as conquistas femininas

Mais do que nunca, as mulheres querem ser valorizadas por suas conquistas e não aceitam qualquer tipo de rótulos relacionados às suas escolhas ou modo de vida. Nesse sentido, suas campanhas de marketing precisam valorizar as qualidades e conquistas das mulheres. Em resumo, evite o estereótipo “bela, recatada e do lar”. Esta é, com toda certeza, a dica mais importante desta lista, e portanto, não pode ser ignorada por sua ação de marketing.

Dica 4: nunca é tarde para mudar

Repense suas estratégias de marketing para mulheres e não tenha medo de se adequar ao novo posicionamento.

Por exemplo, se vende artigos para casa e cozinha, abandone o mote “presente para a mamãe que cuida da casa e dos filhos” e passe a divulgar produtos para facilitar a vida da família que tem uma vida corrida e atarefada, afinal, a responsabilidade pela limpeza e organização da casa é de todos que vivem nela.

As mulheres brasileiras ainda são, na maior parte dos domicílios, as responsáveis pelas tarefas domésticas, no entanto, a sobrecarga de responsabilidades é uma de suas grandes “dores”. Por isso, seja empático com esta dificuldade diária, e crie soluções que facilitem sua rotina e reforcem o seu papel de profissional e provedora.

Dica 5: crie sua persona ideal

Crie personas para o seu negócio. Uma representação de cliente ideal vai te dar o direcionamento para desenvolver soluções para problemas reais do dia a dia das mulheres.

Dica 6: conte histórias de clientes reais Histórias reais conectam, tornam a marca acessível e mostram que a sua solução pode atender a necessidade de outras consumidoras. Por isso, conte o caso de uma cliente real que teve seu problema resolvido ou sonho realizado, utilizando o seu produto ou serviço.

Dica 7: corra do pink tax

Um erro muito comum é o pink tax – quando as marcas vendem produtos mais caros apenas por serem voltados para o público feminino. Não arrisque a reputação do seu negócio por alguns reais a mais no fim do mês. Engaje o seu público com ações realmente relevantes e que valorizam a diversidade.

Com informações da Hotmart e Samadhi Digital.


FONTE: Varejo SA

 
 
 

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Perguntas frequentes da Promoção
"Natal de Tracker Zero"

1. Qual o período de Participação?

O período para realizar compras e depositar cupons é estritamente limitado:

  • Início: 17 de novembro de 2025, às 08h00.

  • Fim: 05 de janeiro de 2026, às 18h00.

    Atenção: Cupons depositados fora deste intervalo não serão considerados válidos na apuração.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 5 e 6.III

"PERÍODO DE PARTICIPAÇÃO: 17/11/2025 a 05/01/2026"

"Os consumidores, ao efetuarem suas compras nas empresas aderentes desta promoção... das 08h00 do dia 17 de novembro de 2025 às 18h00 do dia 05 de janeiro de 2026, terão direito a 01 (um) único cupom..."

2. Como o consumidor ganha o cupom para participar? 

O cupom é obtido de forma gratuita e é a porta de entrada para a promoção.

  • Aquisição: O consumidor tem direito a 01 (um) único cupom gratuito a cada compra realizada nas empresas aderentes.

  • Valor da Compra: O recebimento do cupom é independente do valor da compra. Ou seja, uma compra de pequeno valor ainda garante um cupom.

  • Local: As compras devem ser feitas nas empresas aderentes à promoção. A lista e os endereços estarão disponíveis na sede da MANDATÁRIA.


       Atenção: A regra é de um cupom por compra, não por valor gasto. É essencial realizar a compra em uma das empresas participantes.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.III

3. Quais são a elegibilidade e restrições de Participação?

É fundamental saber quem pode e quem NÃO pode participar:

  • Quem pode: Consumidores (pessoas físicas maiores de 18 anos e pessoas jurídicas) residentes no Brasil.

  • Quem NÃO pode (Critério Crítico de Desclassificação):

    • Diretores, empregados, prestadores de serviços diretos, estagiários e jovens aprendizes da CDL Itaúna.

    • Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus familiares próximos (ascendentes e descendentes até o segundo grau – cônjuges, pais, mães, filhos, netos e irmãos), quando os cupons forem emitidos pela PRÓPRIA empresa à qual estão vinculados.
       

        Atenção: A participação de pessoas nessas categorias resulta em desclassificação imediata.
 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.II e 11.IV

"Poderão participar todos os consumidores, pessoas físicas, maiores de 18 (dezoito) anos e jurídicas, residentes e domiciliados no território nacional."

"Ficam impedidos de participar do evento promocional em questão: a. Diretores, empregados... da entidade promotora; b. Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus respectivos ascendentes e descendentes até o segundo grau... quando os cupons forem emitidos pela própria empresa à qual estejam vinculados."

4. Qual a mecânica de Participação para Validação do Cupom?

Para que seu cupom seja válido, observe o seguinte:

  • Preenchimento Completo e Legível: Todos os dados pessoais (Nome completo, RG/CPF, endereço e telefone) devem ser preenchidos corretamente e de forma que possam ser lidos.

  • Resposta Correta à Pergunta: Assinalar com "X" a resposta correta para a pergunta "Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km?" A resposta correta é (X) ACE e CDL ITAÚNA. Qualquer outra resposta invalida o cupom.

  • Depósito em Urna: O cupom preenchido deve ser depositado em uma das urnas localizadas nas empresas aderentes ou na sede da MANDATÁRIA.

 

       Atenção: Falhas no preenchimento, ilegibilidade ou resposta incorreta desclassificam o cupom.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.IV e 7.I

"De posse do cupom o consumidor deverá preenchê-lo de forma correta e legível com todos os seus dados pessoais solicitados... assinalar com um (x) na resposta correta a pergunta proposta e depositá-lo em uma das urnas..."

"Perguntas da Promoção: I. 'Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km'? ( ) ACE e CDL ITAÚNA ( ) Outros."
 

5. Quais critérios de Desclassificação Direta?
 

Além das restrições de elegibilidade, estas são as principais causas de desclassificação:

  • Cupons Irregulares: Fotocopiados, em branco, ilegíveis ou com impossibilidade de autenticação.

  • Fraude: Qualquer tentativa comprovada de fraude, obtenção de vantagem ilícita ou prestação de informações falsas.

  • Não Cumprimento do Regulamento: Qualquer violação das condições estabelecidas no regulamento.
     

       Atenção: É crucial evitar qualquer inconsistência ou tentativa de burlar as regras, pois a desclassificação pode ocorrer a qualquer momento.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 11.I, 11.II e 11.III

"Não serão considerados os cupons fotocopiados, em branco, ilegível ou que não permitam a verificação de sua autenticidade..."

"qualquer tentativa de criar falsa identidade... será considerada como infração à legislação e aos termos do presente regulamento."

"serão desclassificadas a qualquer momento, as participações com fraude comprovada..."

6. Restrições de Produtos que Geram Cupons

Nem todas as compras geram cupons. Fique atento:

  • Produtos Excluídos: Medicamentos, armas, munições, fogos de artifício, bebidas alcoólicas com teor superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados não geram cupons.

  • Exceções em Farmácias/Pet Shops:

    • Em farmácias e drogarias, apenas itens de higiene pessoal e perfumaria são válidos. Medicamentos não contam.

    • Em pet shops e casas veterinárias, somente artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos são válidos. Medicamentos para animais não contam.

 

       Atenção: Compras desses itens não darão direito a cupons de participação.

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.VIII

"não poderão ser objetos de promoção... medicamentos, armas, munições, fogos de artifício ou de estampido, bebidas alcoólicas com teor alcoólico superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados."

"Nas compras realizadas em farmácias e drogarias, serão considerados somente os artigos de higiene pessoal e de perfumaria... em pet shop e casas veterinárias, serão considerados somente os artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos, portanto os medicamentos não serão computados para o fornecimento de cupons."

7. Qual o prazo e Requisitos para Reclamar o Prêmio (Ganhadores)?

Para o ganhador, há responsabilidades e prazos críticos:

  • Prazo de Entrega: O prêmio será entregue em até 30 dias após a apuração.

  • Documentação Essencial: O ganhador deve comprovar sua identidade (RG, CPF e comprovante de residência) e assinar a declaração de recebimento e carta compromisso. Para o prêmio (carro), cópias autenticadas em cartório serão necessárias.

  • Despesas do Prêmio: A MANDATÁRIA cobre IPVA, Licenciamento anual, Seguro Obrigatório e emplacamento.

  • Prazo para Reclamar o Prêmio: O prêmio tem validade de 180 dias a partir da data da apuração. Após esse período, ele caduca e o valor é recolhido ao Tesouro Nacional.

 

       Atenção: Não cumprir os requisitos de documentação ou perder o prazo de 180 dias resultará na perda do prêmio.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 13.I, 13.II e 13.IV

"o prêmio será entregue ao titular do cupom contemplado... em até 30 (trinta) dias contados da data da apuração..."

"o prêmio não reclamado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias... perderá a validade..."

"O (a) ganhador (a) deverá comprovar sua identidade mediante documentação (RG, CPF e comprovante de residência), bem como assinar a declaração de recebimento do prêmio e carta compromisso."

8. Tratamento de Dados Pessoais (LGPD)

Sua privacidade é tratada, mas com consentimento implícito na participação:

  • Coleta e Uso: Seus dados (nome, CPF, endereço, telefone) serão coletados e usados exclusivamente para a campanha, sob sigilo e de acordo com a LGPD.

  • Descarte: Serão incinerados em até 30 dias após a homologação da prestação de contas.

  • Consentimento: Ao receber o cupom e participar, você consente com essa coleta e tratamento de dados.

 

       Atenção: Este ponto é crucial para a conformidade e para a segurança das suas informações.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.XI e 14.XII

"A MANDATÁRIA declara conhecer e aplicar a Lei n. 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados..."

"Para a participação na campanha, o consumidor consente com a coleta de seus dados pessoais... sendo estes dados tratados e protegidos... e incinerados em até 30 (trinta) dias após a homologação da prestação de contas da campanha."

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