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7 dicas para melhorar a experiência de compra


Oferecer produtos de qualidade é de extremamente importância quando falamos de negócios bem sucedidos, mas, além disso, é essencial saber como fidelizar clientes e tornar a experiência de compra a melhor possível. A primeira coisa que atrai o consumidor é o custo benefício, mas o que faz com que o mesmo volte a comprar em certo lugar, é o fato de sua experiência ser positiva ou negativa, de acordo com as impressões e sentimentos que tiveram durante todo o processo de aquisição.


Segundo Olindo Caverzan Junior, diretor e especialista em perfumaria da Água de Cheiro, o erro de muitas empresas está em esquecer que a parte principal de um negócio é o público e que, sem ele, nenhum negócio vai para frente. “Existem vários fatores importantes que tornam a experiência cada dia melhor, mas eu diria que a parte mais importante de uma organização é ouvir o que os consumidores tem a falar.


Quando você possui um canal aberto com seu cliente para um bom relacionamento, consegue entender o que eles estão buscando, o que acham que precisa melhorar e suas sugestões. Eles te dão todas as informações necessárias para ajudar qualquer companhia a se tornar excelente”.


O diretor da marca ainda explica que é necessário que as empresas assumam uma estratégia visando a satisfação do consumidor em todas as etapas do processo de compra. “Muitas pessoas acreditam que após a conclusão da venda, não precisam mais se preocupar com os clientes, e nesse momento acabam pecando e perdendo a chance de fidelizar os consumidores, que se ficasse satisfeitos com o atendimento recebido, escolheriam a mesma loja em uma próxima ocasião”.


Veja a seguir alguns dos principais pontos do processo de compra e dicas de como oferecer experiência positiva:


1 – Atendimento Os vendedores são o primeiro contato de um cliente ao entrar na loja e, por isso, treinar a equipe para que todos saibam a maneira correta de se comunicar e tratar as pessoas é extremamente necessário. A forma com que o atendimento é realizado faz toda a diferença na experiência, uma vez que o consumidor se sente exclusivo durante seu período de compras e percebe que o atendente está ali para auxiliar com o que for preciso com toda a atenção, ele se sente bem e tem uma primeira impressão positiva sobre a loja. O que é um fator importante na hora do mesmo escolher se voltará a comprar por lá ou não.


2 – E-commerce simplificado Para um e-commerce atrair pessoas, é necessário que ele seja simples, sem muitas complicações e de fácil manuseio, o tornando convidativo para que os clientes voltem outras vezes a acessar o mesmo. Por isso tenha um design agradável e intuitivo, que facilite a navegação das pessoas. Outra dica, é colocar o máximo de informações possíveis, sejam elas sobre os produtos ou sobre a empresa – como história e telefone para contato. É importante tornar o período de aquisição o mais rápido possível, pois quando são colocadas muitas etapas, os usuários podem acabar se cansando e acabam desistindo de finalizar o cadastro. Por isso, quanto mais simples for o processo de escolha até a parte de pagamento, melhor.


3 – Redes sociais As redes sociais são ferramentas super importantes para manter um bom e ativo relacionamento com os admiradores da marca, através delas é possível mostrar um pouco da empresa, criando uma maior conexão com as pessoas. Com as mídias socias, também é possível mostrar o posicionamento da marca, esclarecer dúvidas, responder reclamações, realizar promoções e anunciar lançamentos. São um ótimo canal para trocas mais rápidas e sem ruídos de comunicação.


4 – Prazos Ser transparente sobre o estoque do produto e tempo para entrega é extremamente importante. O atraso na chegada de seu produto pode fazer com que o consumidor tenha uma péssima experiência e perca a confiança no estabelecimento. Por isso, é importante ser transparente sobre o tempo de entrega e somente prometer um prazo que consiga cumprir, para não haver más impressões sobre a confiabilidade da companhia.


5 – Formas de pagamento Quando falamos da experiência do consumidor, também estamos nos referindo sobre facilitar as formas de pagamento disponíveis, tanto em loja física, como no e-commerce. Muitas vezes um cliente deixa de finalizar a compra, pois a forma de pagamento que havia planejado, não é aceita ou então porque a empresa não permite um número de parcelas que caiba em seu bolso, o fazendo preferir por obter o produto em outro lugar.


Assim, é fundamental investir no maior número de formas de pagamento possíveis e não apenas nos clássicos boleto e cartão de crédito. A variedade oferecida pode aumentar as chances de a venda ser finalizada.


6 – Promoções Em um mercado com milhões de estabelecimentos com os mesmos itens, é importante arrumar formas para se destacar, como brindes que agreguem valor a seu produto, promoções, benefícios e garantias. Algumas das ideias mais utilizadas e que efetivamente trazem retorno, por exemplo, são os cupons de descontos para primeira compra, onde se incentiva as pessoas a conhecerem a organização e, assim, podendo se tornar um cliente fidelizado, e os descontos progressivos, onde quanto mais produtos mais descontos, o que acaba incentivando a aquisição de mais itens por ser mais vantajoso.


7 – Pós venda É com o relacionamento pós venda que muitas vezes são fidelizados os consumidores.


Quando uma empresa possui um canal aberto para ouvir reclamações e eventuais problemas que possam ter acontecido com os objetos ou serviços, se colocando a disposição para auxiliar de prontidão a solucionar o desconforto, faz com que a experiência, apesar de negativa por algum problema, se torne positiva por conta do ótimo atendimento. Quando esse relacionamento pós venda não acontece, todas as etapas do processo acabam sendo em vão, pois a companhia passará uma imagem negativa de quem se importa apenas em vender o produto e não com o ser humano.


FONTE: VAREJO S. A

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