top of page

A importância da logística integrada e as inovações do setor



Em um cenário repleto de desafios e transformações globais e locais, as empresas precisam ser cada vez mais competitivas e inovadoras. Nesse contexto, a logística exerce um papel fundamental, já que é um importante instrumento de diferenciação e de eficiência na movimentação e armazenagem de materiais.


A logística tornou-se uma parte integrante e crescente da economia global, pois suas aplicações possibilitam que as empresas marquem sua presença no mercado. Segundo dados da consultoria de finanças Benchmark International, apenas a logística de movimentação, excluindo frete internacional, atingirá a marca de US$ 6,55 trilhões até 2027, com um crescimento médio anual de 4,7%.


Pensando em eficiência, ao definir como será executada a operação, é importante levar em consideração a escolha de um fornecedor que possa fazer a logística integrada. Esse modelo com um único fornecedor para fazer a gestão e para executar as diferentes operações logísticas possibilita melhor visibilidade de toda cadeia de serviços.


Essa visão sistêmica permite identificar melhor os pontos passíveis de melhoria no processo de forma contínua. Outro ponto que vale destacar é a inteligência da gestão trazida pela logística integrada. As tarefas de armazenamento, movimentação e transporte tornam-se mais estratégicas ao serem gerenciadas de forma sistematizada.


No caso do mercado financeiro, por exemplo, vemos que junto do conceito de Shared Banking, a logística integrada tem se mostrado eficaz na redução de custos, na otimização de processos, dentre outras melhorias que ampliam a performance do autoatendimento.


Esses processos de integração das atividades e de melhoria contínua, que envolvem um controle mais ativo de operações, equipamentos e equipe, acabam refletindo na qualidade do serviço (diminuição de erros, de gargalos e de falhas) e, consequentemente, impactando na redução de custos e no preço final do contratante.


Além disso, a comunicação entre as diversas áreas envolvidas é facilitada, o que viabiliza que os ajustes sejam internalizados não apenas pelo setor, mas por toda a empresa, antecipando os reflexos nas diferentes etapas.


Como as divisões estão mais azeitadas, elas tornam-se mais preparadas para operações diferenciadas ou eventuais imprevistos. Todo esse alinhamento possibilita que o processo de tomada de decisão seja mais assertivo, já que a empresa conta com uma série de indicadores das diferentes áreas.


Sendo assim, é possível dizer que a logística cada vez mais será pautada pela inovação e pelo uso crescente de tecnologias. A visibilidade na cadeia de suprimentos contribuiu para um novo modelo de gestão, muito mais preciso e inteligente, com mais capacidade de obtenção de dados de todas as áreas possíveis. Softwares que permitem rastreamento e integração com diversos sistemas, inclusive de parceiros, podem diminuir erros, agilizar os processos e melhorar a satisfação do cliente. Portanto, a próxima fase, será marcada por investimentos para obtenção de dados de ponta a ponta das operações.


Mas a inovação vai muito além da fluência de dados. As soluções de monitoramento de carga já incluem rastreadores GPS, sensores RFID e tecnologias Bluetooth. Pouco a pouco, essas tecnologias que permitem o rastreamento das cargas em tempo real com uso de aplicativos de smartphone começam a ganhar espaço.


As tendências apontam para o crescimento de soluções sensores para uso de internet das coisas, blockchain, inteligência artificial e robótica. Essas soluções possibilitam monitorar informações em tempo real e oferecer alertas preditivos para gerenciamento de armazém, transporte e entrega.


No segmento de transportes, também verificaremos uma revolução. Para melhorar a eficiência, sistemas de roteirização serão capazes de aprimorar ainda mais os trajetos, conseguindo reduzir o tempo de entrega, com diminuição do custo e ganho de agilidade. Soluções com drones, veículos autônomos, bicicletas e demais modalidades sustentáveis devem continuar sendo testadas para melhorar ainda mais essa eficiência.


Ao mesmo tempo, o rastreamento e o monitoramento ocorrerão em tempo real.


O que virá depois disso? A mente humana dirá. Mas é certo que muitas inovações farão muito mais que os filmes de ficção científica poderiam prever.


FONTE: VAREJO S.A.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page