Buscar
  • Comunicação CDL Itaúna

Augusto Togni, do Sebrae: “Nunca foi tão importante empreender”

Gerente Adjunto de Cultura Empreendedora do Sebrae fala à Verejo S.A sobre o Empretec Summit Brasil 2020 e a importância da educação empreendedora em momentos de crise



Entre os dias 18 e 20 de agosto acontece o Empretec Summit Brasil 2020, evento que vai reunir participantes de todo país em um encontro virtual de networking, conhecimento e negócios. No encontro, especialistas vão abordar temas como inovação, liderança, empreendedorismo, comunicação, desafios e oportunidades no novo cenário trazido pela pandemia.


Para quem não conhece, o Empretec é uma metodologia desenvolvida pela ONU e adotada pelo Sebrae para desenvolver características de comportamento empreendedor para identificação de novas oportunidades de negócios. Desde 1996 o Sebrae já capacitou 286 mil pessoas que foram selecionadas por meio de entrevista e que se tornaram os chamados “Empretecos”.


O Empretec Summit Brasil 2020 é voltado especialmente para quem já participou do curso e para quem sonha em se capacitar na metodologia. Quem tiver a oportunidade de participar do evento ver um time de peso, formado por nomes como Geraldo Rufino, fundador da JR Diesel, Gustavo Ziller, co-fundador da Kili Ventures, o filósofo Luis Felipe Pondé, a economista Laura Carvalho e a futurista e humanista Jaqueline Weigel.


Para entender a importância do evento e o papel do empreendedorismo no momento de uma crise como a da Covid-19, a Varejo S.A conversou com Augusto Togni, Gerente Adjunto de Cultura Empreendedora do Sebrae, para quem a cultura empreendedora nunca foi tão importante. Confira a entrevista!


– Neste momento de tanta incerteza, qual a importância da educação empreendedora?

A pandemia do Covid-19 transformou radicalmente a vida das pessoas, inclusive gerando reflexões sobre o futuro. Além do impacto provocado nas empresas e no mercado, a crise também é responsável por acelerar vários processos e impactar de forma significativa o mundo do trabalho. Nesse contexto, educação empreendedora, seja na educação formal ou no conceito de educação ao longo da vida (Livelong learning), se torna essencial para construir uma nova cultura de aprendizado e desenvolver novas habilidades e competências, que serão requeridas para exercer as novas profissões e desafios do mercado no presente e no futuro. 


– Não é difícil falar em empreendedorismo quando muitos estão fechando suas empresas?

Na verdade, esse o momento. É a hora de colocar todo o ecossistema empreendedor (instituições de fomento, lideranças, políticas, programas, projetos, iniciativas) para auxiliar empresários e empreendedores a manterem seus negócios. Portanto, acesso a novos conhecimentos, ampliação da rede de contatos, interação com outros empresários, solidariedade empresarial com dicas e sugestões que estão sendo colocadas em prática, dentre outras, são alternativas que podem contribuir de alguma forma.


– A educação empreendedora pode muito. Mas ela tem o poder de reconstrução do ambiente de negócios pós-pandemia?

Certamente ela pode contribuir. Os impactos da pandemia já provocaram profundas transformações nos hábitos das pessoas e nos negócios. Buscar novos conhecimentos, revisitar o modelo de negócios, incorporar soluções digitais, desenvolver novas formas de comercialização dos produtos e serviços, redefinir o mercado em função de novas oportunidades são alguns dos exemplos que podem ser assimilados a partir da educação empreendedora.


– Esse evento é voltado para quem já participou o Empretec. Em que ponto ele avança naquilo que os Empretecos já assimilaram no curso?

O Empretec Summit é um evento 100% on line que foi preparado para quem já realizou o Empretec e para quem sonha em fazê-lo um dia. A programação foi construída com base nas principais necessidades dos empresários. Além de conteúdos que serão transmitidos por lideranças empresariais e especialistas com visibilidade nacional, também serão promovidas iniciativas que possibilitarão aos “Empretecos” reviverem as 10 características do comportamento empreendedor. E para aqueles que ainda não fizeram a capacitaçõa, esse Summit será uma oportunidade de conhecer os elementos essenciais para tornar-se um empreendedor de alta performance. O Empretec Summit oferecerá, ainda, oportunidades de networking, download de conteúdos, acesso a ferramentas de apoio para a transformação digital e rodada de negócios.


– O que vocês levaram em conta na hora de escolher os nomes que integram a programação?

A programação foi construída com base nas necessidades e dores dos empresários. Realizamos um mapeamento dos conteúdos que são essenciais nesse momento para auxiliar de forma prática e direta os empresários e empreendedores. Então, buscamos temas como Gestão Financeira, Transformação Digital, Inovação e Ferramentas Tecnológicas para ampliação de mercado, Marketing e Vendas Digitais, entre tantos outros. Também vamos possibilitar que cada participante realize um diagnóstico e conheça suas limitações e fortalezas em relação os comportamentos empreendedores. Essa ferramenta possibilitará a consciência do que precisa ser desenvolvido e o que deve ser potencializado no participante.


O que você diria para quem está com seu negócio espremido entre a pandemia e uma economia carente de reformas estruturais?

Diria que é preciso revisitar o modelo de negócio e desenvolver as competências ainda carentes. Entender as necessidades dos clientes, conhecer em profundidade o que é esperado pelos consumidores e quais são as entregas de valor que o seu negócio oferece. Isso requer preparo, visão ampliada para além das competências técnicas e gerenciais. Trata-se do desenvolvimento das competências emocionais para que as oportunidades possam ser construídas e implementadas para superar esse momento tão difícil. Portanto, é fundamental preparar-se para um futuro desconhecido e aplicar imediatamente todo o conhecimento adquirido para enfrentar o desafio da sustentabilidade do seu negócio. É com esse espírito que convidamos cada empresário e empreendedor a conectar-se com a solidariedade empresarial e a transmitir suas boas práticas para que outros também possam aplicá-las.


Empretec Summit Brasil 2020 – Entre os dias 18 e 20 de agosto.

Programação completa e inscrição


FONTE: VAREJO S.A

3 visualizações
Acompanhe nossas Redes Sociais:
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube