A marca construída e retratada nos perfis, feeds e timelines é hoje em dia uma das maiores, se não a maior, vitrine para os negócios. Segundo uma pesquisa da KPMG, as prioridades dos consumidores no momento de adquirir algum produto são praticidade na compra (73%), segurança pessoal (71%) e a confiança da marca (68%). Os resultados da pesquisa demonstram que as preferências dos compradores estão fortemente atreladas às redes sociais.
“Criar uma identidade visual, engajamento com clientes e estar ativo nas redes é importante para vender e ganhar seguidores, claro, mas isso fortalece a marca, cria um diferencial diante da concorrência e mostra ao consumidor que as portas da sua empresa estão, de certa forma abertas e seguras para entrar”, diz Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda , agência de publicidade especializada em franchising, saúde e varejo.
Para quem quer investir em marketing digital gastando pouco, Rampazzo traz cinco dicas:
Humanização da marca
É importante mostrar quem está por trás da marca, o dia a dia das unidades e dos colaboradores, depoimentos dos seus clientes, pois há uma geração de identificação e conforto por parte do consumidor. Empresas transparentes – sobretudo franquias – e que demonstram ser amigáveis e dispostas a entender o cliente não só como um número, mas sim como indivíduo são mais atrativas e confiáveis.
Construção de autoridade dentro do segmento
A produção de conteúdo de valor nas rede sociais é uma ótima ferramenta para mostrar ao público que o produto é seguro e de qualidade. Utilizar as redes sociais para reforçar que o seu produto possui um diferencial e realmente vale a pena o investimento é essencial para destacar-se diante da concorrência.
Monitoramento
Com publicações e conteúdos divulgados regularmente nas redes sociais é possível acompanhar o fluxo, métricas e satisfação dos seguidores nas plataformas digitais, pela função Insights do Instagram. Utilizando esses recursos é possível ter dados e informações úteis para analisar quais são os pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados quanto a projetos de expansão ou internos à empresa.
Engajamento com o público
A presença em diferentes redes sociais e aparições frequentes nelas mostra ao cliente que há um canal de comunicação disponível para que ele possa entrar em contato em caso de dúvidas, interesse ou feedbacks. Além disso, cada plataforma dispõe espaços para um diálogo prático e eficiente, que não demanda do cliente muito esforço ou dificuldade para sanar suas necessidades, como mensagens inbox, caixa de perguntas nos stories, lives ou até mesmo nos comentários de publicações.
Fortalecimento da relação com os parceiros
O aumento da presença nas redes sociais é importante tanto para os clientes, quanto para os parceiros, fornecedores etc. Ao desenvolver uma identidade visual coesa e conteúdo que estão no mesmo compasso e que se complementam, a ideia de vínculo entre cada um que colabora com a sua empresa é reforçada, e forma um grande time, fortalecendo o institucional e as vendas para o seu negócio.
FONTE: Varejo SA
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