Buscar
  • Comunicação CDL Itaúna

CloudOps: os benefícios da computação em nuvem



A computação em nuvem já é quase uma unanimidade entre as soluções tecnológicas indicadas para empresas – principalmente, para o varejo, que há algum tempo tem discutido o tema nos principais eventos mundiais. Mas compreender a extensão e capacidade que esta tecnologia pode alcançar é complexo, e por isso, acaba sendo pouco aproveitada pelos negócios do setor. É essencial, portanto, compreender o uso e as capacidades que as ferramentas em nuvem oferecem, para traçar uma estratégia de monitoramento e utilização de forma correta.


E é desta necessidade que nasce o conceito CloudOps, abreviação do termo “Operações em Nuvem”. Na prática, o CloudOps é uma forma de combinar vários conceitos, como operações de tecnologia, segurança da informação, conformidade, desempenho e desenvolvimento, para ampliar a disponibilidade, flexibilidade e acessibilidade com eficiência nos serviços em nuvem.


O CloudOps é uma extensão do DevOps, método que auxilia os profissionais de tecnologia na utilização de melhores práticas e procedimentos para encurtar os ciclos de desenvolvimento, reduzindo tempo e aumentando a produtividade no lançamento de novos produtos, e tudo isso, com qualidade.


O principal objetivo do CloudOps é centralizar as operações em nuvem de diversos ambientes, possibilitando alguns benefícios, como:


• Garantir a disponibilidade dos serviços, com excelência no desempenho; • Otimizar os serviços para que a infraestrutura tenha os recursos contratados, atendendo às demandas da empresa sem desperdício de recursos e de maneira mais econômica; • Gerenciar e automatizar serviços para melhorar o desempenho de fluxos tecnológicos no ambiente; • Garantir conformidade e regulamentação dos serviços.


Com o CloudOps, é possível aplicar as melhores práticas e procedimentos para facilitar as decisões das equipes e o alinhamento de times com os recursos ideais em nuvem, ou seja, a sua empresa alcançará os objetivos de negócio com maior experiência e eficiência no atendimento dos clientes.


E os benefícios?

Ter o controle de todos os benefícios e potenciais que a nuvem pode oferecer é uma vantagem competitiva de mercado, pois sua utilização de forma adequada é traduzida em produtividade e agilidade com baixo custo na entrega para seus clientes.


A utilização do CloudOps na implementação de tecnologia pode gerar algumas vantagens práticas, que são:


1 – Segurança da informação

As empresas provedoras de serviços em nuvem investem em equipes exclusivas para cibersegurança dos seus ambientes, garantindo que as suas informações e serviços estejam protegidos contra possíveis incidentes. Investimento que se feito apenas para sua empresa local pode ser muito alto ou inviável.


2 – Disponibilidade

Acessar e gerenciar operações em nuvem vai além de barreiras locais. Esse tipo de operação pode ser feito de qualquer lugar e a qualquer momento. Além disso, os serviços podem ser atualizados e alterados sem que ocorra interrupções ou falhas físicas que prejudiquem a operação da empresa, garantindo o mais alto nível de disponibilidade.


3 – Recuperação e restauração

A maioria dos sistemas baseados em nuvem possuem redundância dos seus dados em diversos locais do mundo, com proteção para ataques cibernéticos, possibilitando a continuidade e recuperação de um serviço, muitas vezes, de forma imperceptível para a empresa.


4 – Flexibilidade e escalabilidade

Ao investir em um ambiente tecnológico local, a sua empresa adota um modelo de investimento chamado CAPEX (investimentos de bens e de capitais), que tem um custo inicial muito alto, incluindo manutenções e upgrade a longo prazo, além da necessidade de manter uma equipe, local e infraestrutura adequada para esse tipo de serviço.


Ao adotar os serviços sob demanda em nuvem, a sua empresa passa a optar por um modelo de investimento OPEX (despesas e dispêndios operacionais e o investimento em manutenção de equipamentos), pois os contratos em nuvem são na modalidade de serviços com cobranças mensais ou anuais, a depender da negociação, mas sempre sendo calculado pelo uso da tecnologia. Com este tipo de modelo, a qualquer momento você pode expandir a capacidade de tráfego, armazenamento ou desempenho, sempre sob demanda, para atender exclusivamente a sua necessidade.


Como podemos ver, o CloudOps oferece inúmeras vantagens que podem tornar a migração e a adoção de soluções em nuvem a melhor opção para o seu negócio. Mas é sempre importante realizar um planejamento e levantar possíveis dificuldades ou barreiras que possam surgir no caminho para uma migração e adoção deste tipo de serviço. Vale ainda analisar se para determinada tecnologia a adoção de serviço em nuvem é realmente a melhor prática para o momento.


Traçar um plano eficaz com o auxílio de profissionais, empresas capacitadas e ferramentas de gestão ágeis, é essencial para o sucesso na execução de tamanha complexidade.


FONTE: Varejo SA

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo