A escolha de gastar menos energia pode desencadear mais lucro aos negócios
29 de maio marca o Dia da Energia Elétrica, data em que empresas e consumidores devem refletir sobre a necessidade de apostar em ações mais sustentáveis no dia a dia, usando o recurso de forma consciente. O uso da iluminação e da ventilação natural, por exemplo, evitando acender lâmpadas, é uma das medidas simples que garante a diminuição do consumo de energia elétrica.
Pesquisa realizada pelo Sebrae Mato Grosso, com 354 empresas e lideranças, por exemplo, identificou que dentre os custos que mais pesam no dia a dia do negócio, a energia elétrica representa 15,44% e o custo com pagamento de pessoal 34,28%. Portanto, cabe uma atenção especial por parte das empresas na busca de alternativas para reduzir o custo com energia elétrica.
Para diminuir o valor das contas de luz dos restaurantes que está à frente, situados em Maringá (PR), Marcelo Reis tentou rever os processos internos. “Nesta fase de pandemia, desligamos 80% dos freezers dos estabelecimentos. Percebemos que utilizávamos menos esses equipamentos no horário de pico. Sendo assim, colocamos o timer para fazer o desligamento deles. Isso já desencadeou resultados positivos”, ressalta.
Segundo ele, antes mesmo da crise sanitária, a preocupação com o consumo de energia estava no radar e, agora, precisou colocar as ações sustentáveis em prática com rapidez: “A otimização do uso dos recursos deve estar em primeiro plano. Assim, as empresas e o meio ambiente são beneficiados. Ao priorizar o indicador de sustentabilidade, vejo resultados na hora. É o caso também do cuidado com o lixo que geramos, que é separado”.
A história da Pousada Encantos da Terra localizada em Canela (RS) também passa pela adoção de medidas de redução de energia. Mauro Vinícius Salles e sua esposa Tânia Viana Pereira queriam ter uma empresa mais sustentável. Entre as várias práticas sustentáveis adotadas no empreendimento, a redução de consumo de energia foi essencial. O consumo de energia foi enfrentado com pequenas ações, buscando eficiência com lâmpadas que consomem menos e hábito de apagar luzes e equipamentos. A atitude impactou diretamente o negócio dele. “Nosso negócio ganhou com as medidas e tivemos mais controle da gestão neste período de pandemia”, afirma.
Consumo
Dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) revelam que o consumo de energia elétrica no Brasil recuou 1,5% em 2020 na comparação com o ano anterior, impactado especialmente pelos efeitos da pandemia de coronavírus. Ainda segundo a CCEE, houve queda de 3,4% no mercado regulado, no qual os clientes são atendidos pelas distribuidoras de energia.
Na vanguarda da sustentabilidade, o Sebrae integra projetos que promovem a aplicação de energias renováveis nos pequenos negócios. A estratégia é tão relevante que, entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030, constam Água Limpa e Saneamento, Energia Acessível e Limpa, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Consumo e Produção Responsáveis.
Veja 7 medidas simples para reduzir a energia nas empresas:
Aproveite a iluminação e a ventilação natural.
Evite acender as lâmpadas durante o dia, aproveite a luz natural.
Abra as janelas, cortinas, persianas e deixe a luz do dia iluminar sua empresa.
Apague as lâmpadas dos ambientes desocupados.
Limpe as lâmpadas e luminárias.
Dê preferência a lâmpadas de LED ou fluorescentes.
Pinte ambientes em cores brancas ou claras.
Mantenha os equipamentos elétricos sempre em bom estado.
Realize manutenção preventiva.
FONTE: Varejo SA
Comentários