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  • Comunicação CDL Itaúna

Como participar de campanhas de marketing em marketplaces?

Por Alessandra Neris



As campanhas são uma ótima oportunidade para alavancar as vendas e aproveitar para ter maior rentabilidade nesse processo.


Ao longo do ano e, sobretudo, em datas comemorativas, os marketplaces realizam diferentes campanhas promocionais para determinados nichos de produtos ou departamentos. Nessas datas, é possível verificar um significativo aumento nas vendas.

Essas campanhas, geralmente, promovem descontos no preço dos produtos, valor do frete e até forma de pagamento. Elas aumentam a visibilidade dos produtos em cada página dos sellers. Costuma ser bem fácil aderir a estas ações, lembrando que cada plataforma tem suas próprias regras e cada campanha tem a sua própria duração.


Participar ou não das campanhas dos marketplaces?


Para aderir às campanhas dos marketplaces, é preciso que o seller faça um bom planejamento e defina seus objetivos. O vendedor deve analisar as condições oferecidas por cada canal e em alguns casos negociar ações promocionais direto com um representante comercial do marketplace.


Existem diversos tipos de campanhas, tais como ADS e Publicidade nos marketplaces, promoções específicas por categorias ou SKU, campanhas de frete gratuito e promoções do próprio marketplace para o seller, sem valor adicional em cima da compra, entre outros.


As campanhas são uma ótima oportunidade para alavancar as vendas e aproveitar para ter maior rentabilidade nesse processo, sempre lembrando que o controle nesse processo deve ser redobrado.


Cuidados necessários


Do ponto de vista dos parceiros, as campanhas trazem inúmeros benefícios. No entanto, é preciso atenção às porcentagens de comissionamento, repasse de valores do marketing e de frete, que podem ser alterados.


A conciliação dos pagamentos ajuda muito nesse sentido, mas é preciso atenção para que as vendas e os pagamentos estejam alinhados e claros para permitir a otimização do controle financeiro, bem como para entender as despesas e garantir que a precificação menor durante a campanha será boa para a empresa como um todo.


Uma das opções de conciliação disponíveis no mercado é o KONCILI, software líder na conciliação de pagamento dos marketplaces, criado e desenvolvido pelo Grupo DB1, que oferece relatórios completos na tela de lançamento, o que permite melhorar não só a gestão financeira, mas também as tomadas de decisões posteriores, a verificação de erros e a criação de estratégias para as próximas campanhas.


Tipos mais comuns de campanhas em marketplaces


Entre os principais tipos de campanhas e promoções disponíveis em marketplaces, estão a porcentagem de desconto à vista, % de desconto para pagamento no boleto e frete grátis. Alguns marketplaces também fazem campanhas para a redução do comissionamento por período.


Tendo em vista os diferentes tipos de campanhas, o mais importante é planejar o melhor momento para escolher a campanha mais apropriada para o seu negócio e, efetivamente, ter o controle desses repasses. Essa tendência ganhou força em 2020 e segue ganhando ainda mais força em 2021 com novos meios de pagamentos, como o PIX.


FONTE: Varejo SA

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