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Dia dos Pais: ainda há tempo de se preparar para a data


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O mês de agosto chegou e está cada vez mais próximo o Dias dos Pais, que está entre as datas comemorativas mais importantes do Brasil. É um bom momento para investir no seu negócio, atrair clientes e melhorar as vendas. “Para os comerciantes, é um período importante para aquecer as vendas, já que há muita procura de itens presenteáveis para os paizões. E quem comercializa esses itens tem a oportunidade de escalar suas vendas, ter mais clientes, descobrir novos produtos e serviços e aumentar sua carteira de novos compradores. Para o Varejo, é uma data de suma importância”, afirma Cléber Brandão, especialista em Gestão de Negócios Varejistas.


Celebrada no segundo domingo de agosto, que em 2023 será no dia 13, a data deve movimentar R$26,94 bilhões no comércio em 2023, de acordo com o levantamento feito recentemente pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offerwise Pesquisas. É, portanto, um momento do ano que os comerciantes não podem deixar de se planejar e se preparar para atender à demanda dos consumidores e faturar muito.


“Se antecipar ao processo de venda também é importante. Além disso, é preciso saber em que momento abordar o consumidor, ou seja, quando iniciar a campanha. O segredo é não fazer algo massivo, enviando informações todos os dias, pois também não é algo atrativo. É preciso saber dosar as comunicações”, orienta Marcelo Reis, especialista em Gestão Empresarial e diretor-executivo da MR16.


A equipe do portal Varejo S.A. conversou com os dois especialistas em Varejo, e reuniu oito dicas que vão engajar a clientela e aumentar o número de vendas. Confira:

1. Planejar com antecedência Muitos lojistas deixam para falar do Dia dos Pais duas ou até uma semana antes da data e perdem um tempo precioso, já que os consumidores começam a pensar nessa data no início de julho. Esse planejamento é essencial para o aumento do lucro, uma vez que, ao comprar com antecedência, o comerciante pode negociar preços melhores com o fornecedor. É preciso prestar atenção também nos clientes que deixam para fazer as compras de última hora. Prepare kits e opções presentes com valores diferenciados para atender rapidamente a esse público, algo que não exija do consumidor um deslocamento ou até que facilite o processo da compra (entrar na loja/escolher o produto/pagar/sair da loja).

2. Apresentar as tendências do mercado Essa data funciona como um termômetro: permite aos comerciantes compreender a propensão dos clientes em fazer compras e gastar nos próximos meses. É o momento para os lojistas entenderem como está o mercado e definir o estoque de fim de ano. Deve-se ainda ouvir o que o cliente quer e acompanhar as tendências. Para isso, nada melhor do que conversar com os compradores, a fim de descobrir o que esperam em termos de presentes e serviços.

3. Esteja conectado as redes sociais da empresa Vivemos no período da experiência e o consumidor não quer mais só comprar um produto, mas sentir, conectar e engajar. Para isso, as redes sociais contribuem muito para atrair os consumidores e mostrar o que o seu negócio tem de diferente. Manter as redes sociais atualizadas, entrando no clima paterno, é uma forma de comunicar a chegada da data. Não é apenas postagens de produtos e promoções de itens a venda, mas comunicar com o coração, mostrando a importância do pai na vida de uma pessoa.

4. Invista em promoções Criar combos promocionais e sugestões de presentes podem ajudar no giro da mercadoria, já que o consumidor tem uma certa indecisão sobre o que comprar. Inove nos produtos e serviços, trazendo novidades todos os anos e, inclusive, com uma boa decoração de vitrine e loja. Por exemplo: promover concursos nas redes sociais, em que a foto mais curtida ou mais comentada irá ganhar um presentão. Outra ação para atrair cliente é a parceria com influenciadores que falam diretamente para o seu público-alvo. Porém, é importante ter atenção na hora de contratar esses profissionais e verificar se realmente possuem engajamento nas redes sociais.

5. Explore o campo de produtos personalizados O consumidor busca maneiras de se identificar com a marca e quer que as campanhas sejam feitas pensando neles, ou seja, não admitem que sejam massificadas. Por isso, apostar em personalização é um bom negócio. No campo da experiência, o cliente pode escolher levar algo personalizado para o seu pai. Se o negócio for físico, pode criar uma ação para que o filho leve o pai para escolher o presente, e como “recompensa”, o comprador ganha um brinde. A loja pode ainda investir em um espaço instagramável ou produzir um simples backdrop – painel grande com uma imagem impressa – com frases que remetam ao amor de pai e seu significado. A medida vai trazer mais clientela para dentro da loja e engajamento para o negócio nas redes sociais. Os sorteios, com produtos que os homens gostariam de ganhar, também podem melhorar as vendas e o faturamento no Dia dos Pais. Questione aos seus os clientes mais próximos o que gostariam de dar a seus pais e defina as regras da “promoção”. Sortear bicicletas, TVs, equipamentos e acessórios e até mesmo um pacote de viagem, costumam atrair o interesse dos consumidores.

6. Inclua os diversos tipos de pais e diferenciais Não podemos esquecer dos tipos diferentes de pais: pais de sangue, padrastos, pais de pet, tios que são pais, mães que também fazem as vezes de pais, avós e pessoas que consideramos como pais também. Isso é um grande diferencial, até porque existe o consenso de que pai é aquele que cria, não é mesmo?! Algo de suma importância que devemos salientar dentro da experiência de compra é o serviço de entrega rápida. Esse é um diferencial que o negócio não pode abrir mão. Para quem vende online, uma boa opção é contratar serviços de entregas ágeis, o que pode beneficiar àqueles que deixam para comprar de última hora. Oferecer frete grátis também é uma boa opção para chamar a atenção dos clientes. Pode-se oferecer o benefício em compras acima de um determinado valor.

7. Use e abuse do atendimento humanizado O chamado “bom atendimento” ou “atendimento humanizado” vai muito além de sorrir e ser proativo para os clientes. O verdadeiro significado está em oferecer aquilo que realmente fará a diferença na vida de quem está comprando e mostrando para o consumidor o quanto o presente deixará seu pai feliz. A sinceridade na hora da venda é fundamental. Mesmo que você venda um pouco menos no primeiro momento, ganhará a confiança dos clientes, que se sentirão seguros e vão querer comprar de você de novo a longo prazo. Isso é algo que fideliza.

8. Garanta a fidelização do cliente Podem ajuda na atração de clientela no Dia dos Pais a utilização de mecanismos de fidelização, como cartão fidelidade ou até mesmo os programas de fidelidade, que são mais modernos. A vantagem da iniciativa é a construção de um cadastro de clientes, o que facilitará o contato futuro, oferecendo outros produtos e serviços ou até mesmo para lembra-lo da data e sugerir ideias de presentes, no ano seguinte. A meta é trazê-los de volta para dentro da loja.

Origem do Dia dos Pais Mas, como surgiu o Dia dos Pais? E por que no Brasil é no segundo domingo do mês de agosto? Acredita-se que a data comemorativa surgiu na Babilônia, quatro mil anos atrás, quando Elmesu, filho do rei Nabucodonosor, teria moldado em argila o primeiro cartão do Dia dos Pais, desejando saúde, sorte e vida longa. No entanto, a data só foi popularizada nos Estados Unidos, em 1910, após Sonora Louis Dodd enviar uma petição à Associação Ministerial de Spokane, em Washington, para tornar o dia 19 de junho a data oficial dos Dias dos Pais. O seu objetivo era homenagear o seu pai, William Jackson Smart – veterano da Guerra Civil Americana e nascido em 19 de junho –, por tê-la criado sozinho. Sonara perdeu a mãe ainda muito pequena. No Brasil, Cléber Brandão explica que a data veio com a missão de movimentar o Comércio. Criado pelo diretor-geral do Jornal O Globo, Sylvio Bhering, inicialmente, a data foi comemorada em 16 de agosto, quando era celebrado o aniversário de São Joaquim, avô de Jesus. No entanto, posteriormente, o segmento de Comércio e Serviços estabeleceu a comemoração no segundo domingo do mês de agosto, afim de gerar vendas bem antes do período.

FONTE: VAREJO S.A.

 
 
 

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Perguntas frequentes da Promoção
"Natal de Tracker Zero"

1. Qual o período de Participação?

O período para realizar compras e depositar cupons é estritamente limitado:

  • Início: 17 de novembro de 2025, às 08h00.

  • Fim: 05 de janeiro de 2026, às 18h00.

    Atenção: Cupons depositados fora deste intervalo não serão considerados válidos na apuração.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 5 e 6.III

"PERÍODO DE PARTICIPAÇÃO: 17/11/2025 a 05/01/2026"

"Os consumidores, ao efetuarem suas compras nas empresas aderentes desta promoção... das 08h00 do dia 17 de novembro de 2025 às 18h00 do dia 05 de janeiro de 2026, terão direito a 01 (um) único cupom..."

2. Como o consumidor ganha o cupom para participar? 

O cupom é obtido de forma gratuita e é a porta de entrada para a promoção.

  • Aquisição: O consumidor tem direito a 01 (um) único cupom gratuito a cada compra realizada nas empresas aderentes.

  • Valor da Compra: O recebimento do cupom é independente do valor da compra. Ou seja, uma compra de pequeno valor ainda garante um cupom.

  • Local: As compras devem ser feitas nas empresas aderentes à promoção. A lista e os endereços estarão disponíveis na sede da MANDATÁRIA.


       Atenção: A regra é de um cupom por compra, não por valor gasto. É essencial realizar a compra em uma das empresas participantes.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.III

3. Quais são a elegibilidade e restrições de Participação?

É fundamental saber quem pode e quem NÃO pode participar:

  • Quem pode: Consumidores (pessoas físicas maiores de 18 anos e pessoas jurídicas) residentes no Brasil.

  • Quem NÃO pode (Critério Crítico de Desclassificação):

    • Diretores, empregados, prestadores de serviços diretos, estagiários e jovens aprendizes da CDL Itaúna.

    • Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus familiares próximos (ascendentes e descendentes até o segundo grau – cônjuges, pais, mães, filhos, netos e irmãos), quando os cupons forem emitidos pela PRÓPRIA empresa à qual estão vinculados.
       

        Atenção: A participação de pessoas nessas categorias resulta em desclassificação imediata.
 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.II e 11.IV

"Poderão participar todos os consumidores, pessoas físicas, maiores de 18 (dezoito) anos e jurídicas, residentes e domiciliados no território nacional."

"Ficam impedidos de participar do evento promocional em questão: a. Diretores, empregados... da entidade promotora; b. Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus respectivos ascendentes e descendentes até o segundo grau... quando os cupons forem emitidos pela própria empresa à qual estejam vinculados."

4. Qual a mecânica de Participação para Validação do Cupom?

Para que seu cupom seja válido, observe o seguinte:

  • Preenchimento Completo e Legível: Todos os dados pessoais (Nome completo, RG/CPF, endereço e telefone) devem ser preenchidos corretamente e de forma que possam ser lidos.

  • Resposta Correta à Pergunta: Assinalar com "X" a resposta correta para a pergunta "Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km?" A resposta correta é (X) ACE e CDL ITAÚNA. Qualquer outra resposta invalida o cupom.

  • Depósito em Urna: O cupom preenchido deve ser depositado em uma das urnas localizadas nas empresas aderentes ou na sede da MANDATÁRIA.

 

       Atenção: Falhas no preenchimento, ilegibilidade ou resposta incorreta desclassificam o cupom.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.IV e 7.I

"De posse do cupom o consumidor deverá preenchê-lo de forma correta e legível com todos os seus dados pessoais solicitados... assinalar com um (x) na resposta correta a pergunta proposta e depositá-lo em uma das urnas..."

"Perguntas da Promoção: I. 'Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km'? ( ) ACE e CDL ITAÚNA ( ) Outros."
 

5. Quais critérios de Desclassificação Direta?
 

Além das restrições de elegibilidade, estas são as principais causas de desclassificação:

  • Cupons Irregulares: Fotocopiados, em branco, ilegíveis ou com impossibilidade de autenticação.

  • Fraude: Qualquer tentativa comprovada de fraude, obtenção de vantagem ilícita ou prestação de informações falsas.

  • Não Cumprimento do Regulamento: Qualquer violação das condições estabelecidas no regulamento.
     

       Atenção: É crucial evitar qualquer inconsistência ou tentativa de burlar as regras, pois a desclassificação pode ocorrer a qualquer momento.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 11.I, 11.II e 11.III

"Não serão considerados os cupons fotocopiados, em branco, ilegível ou que não permitam a verificação de sua autenticidade..."

"qualquer tentativa de criar falsa identidade... será considerada como infração à legislação e aos termos do presente regulamento."

"serão desclassificadas a qualquer momento, as participações com fraude comprovada..."

6. Restrições de Produtos que Geram Cupons

Nem todas as compras geram cupons. Fique atento:

  • Produtos Excluídos: Medicamentos, armas, munições, fogos de artifício, bebidas alcoólicas com teor superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados não geram cupons.

  • Exceções em Farmácias/Pet Shops:

    • Em farmácias e drogarias, apenas itens de higiene pessoal e perfumaria são válidos. Medicamentos não contam.

    • Em pet shops e casas veterinárias, somente artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos são válidos. Medicamentos para animais não contam.

 

       Atenção: Compras desses itens não darão direito a cupons de participação.

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.VIII

"não poderão ser objetos de promoção... medicamentos, armas, munições, fogos de artifício ou de estampido, bebidas alcoólicas com teor alcoólico superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados."

"Nas compras realizadas em farmácias e drogarias, serão considerados somente os artigos de higiene pessoal e de perfumaria... em pet shop e casas veterinárias, serão considerados somente os artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos, portanto os medicamentos não serão computados para o fornecimento de cupons."

7. Qual o prazo e Requisitos para Reclamar o Prêmio (Ganhadores)?

Para o ganhador, há responsabilidades e prazos críticos:

  • Prazo de Entrega: O prêmio será entregue em até 30 dias após a apuração.

  • Documentação Essencial: O ganhador deve comprovar sua identidade (RG, CPF e comprovante de residência) e assinar a declaração de recebimento e carta compromisso. Para o prêmio (carro), cópias autenticadas em cartório serão necessárias.

  • Despesas do Prêmio: A MANDATÁRIA cobre IPVA, Licenciamento anual, Seguro Obrigatório e emplacamento.

  • Prazo para Reclamar o Prêmio: O prêmio tem validade de 180 dias a partir da data da apuração. Após esse período, ele caduca e o valor é recolhido ao Tesouro Nacional.

 

       Atenção: Não cumprir os requisitos de documentação ou perder o prazo de 180 dias resultará na perda do prêmio.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 13.I, 13.II e 13.IV

"o prêmio será entregue ao titular do cupom contemplado... em até 30 (trinta) dias contados da data da apuração..."

"o prêmio não reclamado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias... perderá a validade..."

"O (a) ganhador (a) deverá comprovar sua identidade mediante documentação (RG, CPF e comprovante de residência), bem como assinar a declaração de recebimento do prêmio e carta compromisso."

8. Tratamento de Dados Pessoais (LGPD)

Sua privacidade é tratada, mas com consentimento implícito na participação:

  • Coleta e Uso: Seus dados (nome, CPF, endereço, telefone) serão coletados e usados exclusivamente para a campanha, sob sigilo e de acordo com a LGPD.

  • Descarte: Serão incinerados em até 30 dias após a homologação da prestação de contas.

  • Consentimento: Ao receber o cupom e participar, você consente com essa coleta e tratamento de dados.

 

       Atenção: Este ponto é crucial para a conformidade e para a segurança das suas informações.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.XI e 14.XII

"A MANDATÁRIA declara conhecer e aplicar a Lei n. 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados..."

"Para a participação na campanha, o consumidor consente com a coleta de seus dados pessoais... sendo estes dados tratados e protegidos... e incinerados em até 30 (trinta) dias após a homologação da prestação de contas da campanha."

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