Um sábio ditado diz que “Deus perdoa, mas os clientes não”. A arte de fechar uma venda envolve desde um jogo de cintura habilidoso à uma capacidade de cativar o consumidor com os seus produtos. Listamos as melhores formas de aumentar o sucesso das negociações de vendas.
1. A primeira impressão é a que fica!
A primeira impressão é a que fica!No ramo do comércio, a frase “a primeira impressão é a que fica” é lei. Isso, torna o cuidado que os varejistas têm com a apresentação de seu comércio, uma preocupação diária. Da fachada ao modo como a vitrine é organizada, tudo deve ser pensado com cuidado.
A vitrine deve ser feita para destacar os principais aspectos dos produtos mais populares de uma loja. Ela funciona como um convite para que as pessoas queiram (ou não) conferir o que há dentro da loja.
Já a decoração interna deve estar em sintonia com o “espírito” da loja. Independentemente de a imagem remeter ao luxo ou à descontração, é possível criar ambientes capazes de tornar a visita de um consumidor muito mais agradável. Portanto, trabalhe para que tudo contribua para o aumento das vendas: da iluminação à cor das tintas.
2. Saiba organizar sua equipe de vendedores
Quem nunca entrou em uma loja e foi recebido por um “paredão de vendedores”? A imagem, muito comum, costuma espantar clientes com a mesma facilidade que vendedores agrupados em “rodinhas”. Então, vale a dica: saber distribuir os profissionais pelo salão da loja torna a visita do consumidor muito mais agradável — além de melhorar o suporte em caso de dúvidas.
Há uma razão para os consumidores optarem por lojas menores na hora da compra. Pequenas e médias empresas costumam oferecer um atendimento melhor e mais personalizado. Por isso, certifique-se de que sua equipe de vendas está realmente “dando conta do recado”.
3. Tenha uma boa abordagem
Scripts de venda decorados e engessados são fáceis de identificar: o cliente geralmente acha chato e pedante (famoso “sabe tudo”). Por isso, a abordagem ideal deve priorizar a simpatia e a espontaneidade. Assim, o consumidor terá uma experiência de compra agradável.
Em uma época em que a internet domina o mercado de vendas, trazer clientes para uma loja física tornou-se muito mais desafiador. Diante dessa realidade, os vendedores devem estar sempre preparados para oferecer uma experiência única e positiva, aumentando a fidelidade do consumidor.
Seus vendedores devem atender o público sempre sorrindo, saber conversar sem ser inconveniente e demonstrar conhecimento sobre o produto que está vendendo. São pequenas atitudes , mas que contribuem imensamente para aumentar o fluxo de clientes e o potencial de retorno do seu negócio.
4. Tenha um portfólio diversificado
Nem sempre uma loja terá o produto procurado. No entanto, não é raro que as pessoas visitem uma loja procurando um produto X e voltem para casa com um produto Y.
Assim, ter à disposição produtos diversificados permite que boas alternativas possam ser oferecidas para os clientes. Dessa maneira, uma visita que, de início, seria perdida, transforma-se na venda de outros produtos!
Se você prometeu algo na sua vitrine, tenha a certeza de que aquele produto está disponível em estoque, e deixe-o em primeiro plano na loja. É muito desagradável quando o cliente entra no estabelecimento atraído por uma oferta e acaba descobrindo que comprar aquele produto é uma tarefa dificílima.
5. Tenha um bom pós-venda
Você provavelmente já desistiu de comprar algo pelo mau atendimento que foi oferecido no ato da compra, certo? E isso tem tudo a ver com o pós-venda. Seus clientes lembrarão da experiência de comprar algo da sua empresa mesmo depois que estiverem longe do seu negócio.
A busca por melhorias deve fazer parte do dia a dia das empresas varejistas. Diante disso, ter um bom suporte de pós-venda é indispensável para quem procura encontrar falhas na prestação de serviços.
Fonte: hiper.com.br
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