DOAR PARA SALVAR: ArcelorMittal entrega R$ 192 mil em materiais ao Hospital de Itaúna

Campanha das entidades do CDE para o Hospital Manoel Gonçalves ganha reforço com doação empresarial

A ArcelorMittal Mineração Serra Azul entregou ao Hospital Manoel Gonçalves, de Itaúna, insumos e materiais hospitalares no valor de R$ 192,5 mil. A doação integra um conjunto de ações que a empresa vem empreendendo para conter e reduzir os efeitos da pandemia do Coronavírus na região de Itatiaiuçu, onde está instalada a Mina de Serra Azul, Itaúna e Mateus Leme.

Na ação, que faz parte da campanha DOAR PARA SALVAR, criada pelas entidades do CDE Itaúna - ACE Itaúna, CDL Itaúna, Sindicomércio, Sicoob Centro-Oeste, Sindimei e Aconita, foram doadas pela empresa máscaras cirúrgicas descartáveis, máscaras N95 e PFF2, luvas de procedimento, toucas, aventais cirúrgicos, óculos de proteção e lenços para banho de leito.

De acordo com Marilda França Chaves, provedora do Hospital Manoel Gonçalves, os materiais doados serão importantes para aumentar a segurança do corpo médico, funcionários e pacientes. “A forma que temos de retribuir é nos comprometendo com muito trabalho e amor para a população. Vamos evitar que pessoas se contaminem em nosso hospital e dar mais segurança para nossos funcionários”, disse.

O presidente do CDE Itaúna e da CDL Itaúna, Maurício Gonçalves Nazaré, reforçou a importância da campanha. "Precisamos enquanto comunidade, empresas e sociedade, unir forças para fortalecer o nosso hospital nesse momento de crise, para enfrentamento ao Coronavírus. Parabenizo a ArcelorMittal por esta importante doação que apoiará neste objetivo", declarou.

HOSPITAL REFERÊNCIA

O Hospital de Itaúna é uma instituição filantrópica e de referência regional em saúde, que atende também pelo Sistema Único de Saúde. A instituição possui Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com dez leitos e a expectativa é de que seja a principal estrutura regional de saúde para o tratamento dos casos mais graves da Covid-19.

INICIATIVA FUNDAÇÃO ARCELORMITTAL

O Hospital Manoel Gonçalves também é uma das 45 entidades de saúde e sociais de 11 estados e do Distrito Federal, beneficiadas pela campanha de arrecadação de recursos realizada pela Fundação ArcelorMittal – braço social do grupo ArcelorMittal. A campanha arrecadou R$ 2,4 milhões, sendo que R$ 1,4 milhão veio de doações realizadas por empregados, familiares, fornecedores, clientes e pessoas das comunidades onde as unidades do grupo estão inseridas. A ArcelorMittal doou R$ 1 milhão. A iniciativa auxiliará as entidades para compra de cestas básicas, EPIs, itens de higiene e outros.

Apoio comunitário

Além do apoio ao hospital de Itaúna, a ArcelorMittal Mineração Serra Azul doou 100 kits de termômetros individuais para Defesa Civil de Minas Gerais e 10 outros kits para Defesa Civil de Itatiaiuçu. Com intuito de valorização dos produtores locais, a empresa firmou uma parceria com a Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa) para a produção de máscaras de TNT.

Essas máscaras foram somadas a outros itens adquiridos pela mineradora e destinados à Prefeitura Municipal de Itatiaiuçu e comunidade de Pinheiros, e também à Prefeitura Municipal de Mateus Leme e às comunidades de Alto da Boa Vista, Azurita, Serra Azul e ao projeto ESCA (Espaço Socieducativo da Criança e Adolescente de Mateus Leme). No total, foram mais de 22.800 máscaras de diversos tipos (TNT, pano e PFF2) e 2.000 aventais.

Ações do grupo

Até o momento, o conjunto das unidades da ArcelorMittal no Brasil investiu R$ 19 milhões em diversas ações pelo país de enfrentamento à covid-19, nos seis estados em que a empresa atua. Entre as principais iniciativas estão reforma e ampliação de hospitais, recuperação de respiradores mecânicos, apoio a iniciativas comunitárias de produção de máscaras, doação de equipamentos de proteção e materiais de higiene e esterilização para órgãos públicos e de saúde, empregados, entre outros.

Resumo das doações para o Hospital Manoel Gonçalves de Itaúna pela ArcelorMittal:

Valor total das doações: R$ 192,5 mil

Materiais doados: