top of page

Inova on the road: lições de um gigante do varejo mineiro

Vinícius Aroeira, diretor de Tecnologia do Grupo Super Nosso, leva a experiência de digitalização de um dos maiores supermercados do Brasil aos associados da CDL Jovem.


ree

O Grupo Super Nosso, gigante do setor supermercadista com forte atuação em Minas Gerais, é conhecido pela grande abertura que tem em relação à inovação de gestão e tecnologia. Muito antes da correria de empresas pela digitalização, uma tendência acelerada pela pandemia, o Super Nosso já estava equipado com ferramentas que iam do CRM ao e-commerce, passando pela entrega à domicilio e carrinhos de compras equipados com tabletes. “A empresa tem 70 anos, mas sempre carregou um DNA de inovação”, diz Vinícius Aroeira, diretor de Finanças, Processos e Tecnologia da empresa.


Vinicius é uma das cabeças por trás dos processos que fizeram com que o Super Nosso atravessasse o período de isolamento social e restrições sanitárias de forma mais tranquila que a maioria das empresas varejista. Não por acaso, ele estará no Inova on the road, o primeiro evento presencial do Inova Varejo, a plataforma desenvolvida pela CDL Jovem que busca facilitar o encontro do lojista com soluções digitais de gestão e operação de negócios. O executivo vai falar para jovens empresários sobre a experiência do Super Nosso com a cultura digital.


A Varejo S.A conversou com Vinícius para saber um pouco do que ele vai apresentar no Inova on the road. Confira!


Em que momento o Super Nosso entendeu que deveria começar a digitalizar suas operações? Quando isso começou e qual foi a indicação de que vocês não poderiam amis retardar esse processo?

O Super Nosso começou sua transformação digital antes da pandemia. O grupo sempre teve DNA inovador. Desde 2009, o grupo já coletava dados e registrava informações sobre o cliente par formar uma base do CRM. De 2012 para 2013 o supermercado lançou o seu e-commerce com o “Super Nosso em Casa”, hoje chamado “SuperNosso .com”. Em 2016, lançamos os carrinhos inteligentes, com tabletes acoplado aos carrinhos e interagindo com o cliente na experiência de compra, oferecendo ofertas exclusivas, informações e conteúdos sobre os produtos.


Digitalizar um grupo desse tamanho deve ser uma operação complexa.

Sem dúvida, o processo de digitalização de um grupo maior e já com uma tradição de 70 anos, como é o nosso caso, é um pouco mais difícil. Primeiro porque já existem sistemas ligados que são mais engessados, segundo porque temos quase 10 mil funcionários, o que torna as mudanças um desafio. Diria até que ainda não estamos completamente digitalizados. Talvez, nunca estaremos completamente prontos, porque as mudanças não vão parar. Quando achamos que concretizamos uma etapa, daí a um tempo temos que fazer novas mudanças, atualizações, e ajustes constantes. Mas diria que já estamos em uma etapa avançada dessa caminhada.


Qual etapa você considera mais difícil nesse processo?

Eu diria que a parte mais difícil é a integração da empresa como um todo. A parte mais ligada à criação de projetos, às questões tecnológicas e digitais você consegue avançar bem. Nas hora de integrar essas soluções digitais com áreas até então analógicas, como operações, por exemplo, podemos encontrar mais dificuldade de adaptação à transformação. Então, o maior desafio está no engajamento das pessoas e na criação de uma nova cultura dentro da rotina do trabalho.


Houve algum tipo de resistência no processo de digitalização da empresa? Como superar paradigmas, fórmulas vitoriosas, etc?

Sempre existe algum tipo de resistência, mas isso é natural no processo de mudança e do próprio ser humano. Quando isso acontece, tentamos fortalecer ainda mais a cultura da empresa, ressaltando ainda mais o nosso propósito, que é o de garantir o abastecimento de lares e negócios. Aí mostramos que tudo que estamos transformando, seja um novo canal de vendas, uma entrega expressa ou um canal digital, faz parte de algo maior que é o nosso propósito. Quando lembramos esses valores mostramos um sentido maior para as pessoas e suas tarefas.


Quais as inovações que vocês adotaram que mais deram retorno e quais ainda não surtiram efeito?

Do ponto de vista de interação da empresa com o cliente, destaco o CRM. Rastrearmos os nossos clientes desde 2009. Hoje temos uma base grande de consumidores cadastrados e que nos permite fazer uma interação interessante por meio do nosso clube de benefícios. Acho que a adoção dos canais digitais, como nosso e-commerce, a adoção do conceito do omnichannel, o delivery, a venda pelo Whatsapp e aplicativos também foram marcantes. E tem uma terceira, que não tem tanto a ver com transformação digital, mas com agregação de valor, que foi a parceria que fizemos com outras lojas do ramo. Hoje, por exemplo, fazemos a gestão de algumas lojas do Carrefour que têm nossa marca. Das experiências que não deram certo posso citar inúmeras, porque no processo de inovação temos uma infinidade de tentativa e erros e isso faz parte do processo.


A parte da digitalização mais visível é aquela em que o cliente tem contato direto. Mas deve existir toda uma inteligência de operações e gestão que impactam a empresa internamente. Pode nos falar sobre isso e sobre as dificuldades desse tipo de implementação?

De fato, isso é muito importante. Colocar o cliente no centro não é dar razão para ele toda vez que ele reclamar. É cuidar de tudo que está atrás das cortinas para que lá na ponta, na parte em que interessa ao cliente, tudo corra da melhor maneira possível. Então, temos trabalhado muito para deixar a estrutura o mais simples possível para que os processos gerem a satisfação necessária. Da infraestrutura, passando por sistemas e logística , todo o esforço é para garantir a disponibilidade de produtos da melhor forma possível.

Você vai participara do Inova on the road. Que tipo de experiência que você pretende compartilhar com os participantes do evento?

Acho que a primeira é mostrar a importância de estar preocupado com o envolvimento da equipe. As coisas não acontecem se todos não estiverem no mesmo barco. Engajar as pessoas nos projetos é crucial para termos velocidade e qualidade nas transformações. Outro ensinamento e é trabalhar embasado em fatos e dados. Sem isso tomamos decisões amparadas em premissas subjetivas, o que não é recomendável. E também vamos falar sobre a questão do investimento. Ele é importantíssimo, mas é bom deixar em mente que o retorno do seu investimento não virá no mesmo ano.


Qual a importância de um evento como o Inova on the road?

O Inova on the road é essencial nesse ambiente de crescimento que estamos vivendo. Ninguém cresce sozinho. O investimento, o número de pessoas envolvidas e o esforço para desenvolver um negócio só com suas próprias lições é muito grande e o resultado, muitas vezes, lento. Então, o compartilhamento de lições em eventos como o Inova on the road é uma troca que vejo como qualidade e velocidade. Nós mesmo do Super Nosso participamos de inúmeras feiras, debates, fóruns, trocamos informações com empresas e fazemos benchmarking. Justamente porque esse tipo de contato faz o encurtamento da curva de aprendizado. Porque posso aprender com os erros dos outros e os outros com os meus para que todos possam avançar mais rápido e com menos custos.


FONTE: Varejo SA

 
 
 

Comentários


Atendimento Whatsapp

Perguntas frequentes da Promoção
"Natal de Tracker Zero"

1. Qual o período de Participação?

O período para realizar compras e depositar cupons é estritamente limitado:

  • Início: 17 de novembro de 2025, às 08h00.

  • Fim: 05 de janeiro de 2026, às 18h00.

    Atenção: Cupons depositados fora deste intervalo não serão considerados válidos na apuração.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 5 e 6.III

"PERÍODO DE PARTICIPAÇÃO: 17/11/2025 a 05/01/2026"

"Os consumidores, ao efetuarem suas compras nas empresas aderentes desta promoção... das 08h00 do dia 17 de novembro de 2025 às 18h00 do dia 05 de janeiro de 2026, terão direito a 01 (um) único cupom..."

2. Como o consumidor ganha o cupom para participar? 

O cupom é obtido de forma gratuita e é a porta de entrada para a promoção.

  • Aquisição: O consumidor tem direito a 01 (um) único cupom gratuito a cada compra realizada nas empresas aderentes.

  • Valor da Compra: O recebimento do cupom é independente do valor da compra. Ou seja, uma compra de pequeno valor ainda garante um cupom.

  • Local: As compras devem ser feitas nas empresas aderentes à promoção. A lista e os endereços estarão disponíveis na sede da MANDATÁRIA.


       Atenção: A regra é de um cupom por compra, não por valor gasto. É essencial realizar a compra em uma das empresas participantes.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.III

3. Quais são a elegibilidade e restrições de Participação?

É fundamental saber quem pode e quem NÃO pode participar:

  • Quem pode: Consumidores (pessoas físicas maiores de 18 anos e pessoas jurídicas) residentes no Brasil.

  • Quem NÃO pode (Critério Crítico de Desclassificação):

    • Diretores, empregados, prestadores de serviços diretos, estagiários e jovens aprendizes da CDL Itaúna.

    • Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus familiares próximos (ascendentes e descendentes até o segundo grau – cônjuges, pais, mães, filhos, netos e irmãos), quando os cupons forem emitidos pela PRÓPRIA empresa à qual estão vinculados.
       

        Atenção: A participação de pessoas nessas categorias resulta em desclassificação imediata.
 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.II e 11.IV

"Poderão participar todos os consumidores, pessoas físicas, maiores de 18 (dezoito) anos e jurídicas, residentes e domiciliados no território nacional."

"Ficam impedidos de participar do evento promocional em questão: a. Diretores, empregados... da entidade promotora; b. Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus respectivos ascendentes e descendentes até o segundo grau... quando os cupons forem emitidos pela própria empresa à qual estejam vinculados."

4. Qual a mecânica de Participação para Validação do Cupom?

Para que seu cupom seja válido, observe o seguinte:

  • Preenchimento Completo e Legível: Todos os dados pessoais (Nome completo, RG/CPF, endereço e telefone) devem ser preenchidos corretamente e de forma que possam ser lidos.

  • Resposta Correta à Pergunta: Assinalar com "X" a resposta correta para a pergunta "Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km?" A resposta correta é (X) ACE e CDL ITAÚNA. Qualquer outra resposta invalida o cupom.

  • Depósito em Urna: O cupom preenchido deve ser depositado em uma das urnas localizadas nas empresas aderentes ou na sede da MANDATÁRIA.

 

       Atenção: Falhas no preenchimento, ilegibilidade ou resposta incorreta desclassificam o cupom.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.IV e 7.I

"De posse do cupom o consumidor deverá preenchê-lo de forma correta e legível com todos os seus dados pessoais solicitados... assinalar com um (x) na resposta correta a pergunta proposta e depositá-lo em uma das urnas..."

"Perguntas da Promoção: I. 'Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km'? ( ) ACE e CDL ITAÚNA ( ) Outros."
 

5. Quais critérios de Desclassificação Direta?
 

Além das restrições de elegibilidade, estas são as principais causas de desclassificação:

  • Cupons Irregulares: Fotocopiados, em branco, ilegíveis ou com impossibilidade de autenticação.

  • Fraude: Qualquer tentativa comprovada de fraude, obtenção de vantagem ilícita ou prestação de informações falsas.

  • Não Cumprimento do Regulamento: Qualquer violação das condições estabelecidas no regulamento.
     

       Atenção: É crucial evitar qualquer inconsistência ou tentativa de burlar as regras, pois a desclassificação pode ocorrer a qualquer momento.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 11.I, 11.II e 11.III

"Não serão considerados os cupons fotocopiados, em branco, ilegível ou que não permitam a verificação de sua autenticidade..."

"qualquer tentativa de criar falsa identidade... será considerada como infração à legislação e aos termos do presente regulamento."

"serão desclassificadas a qualquer momento, as participações com fraude comprovada..."

6. Restrições de Produtos que Geram Cupons

Nem todas as compras geram cupons. Fique atento:

  • Produtos Excluídos: Medicamentos, armas, munições, fogos de artifício, bebidas alcoólicas com teor superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados não geram cupons.

  • Exceções em Farmácias/Pet Shops:

    • Em farmácias e drogarias, apenas itens de higiene pessoal e perfumaria são válidos. Medicamentos não contam.

    • Em pet shops e casas veterinárias, somente artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos são válidos. Medicamentos para animais não contam.

 

       Atenção: Compras desses itens não darão direito a cupons de participação.

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.VIII

"não poderão ser objetos de promoção... medicamentos, armas, munições, fogos de artifício ou de estampido, bebidas alcoólicas com teor alcoólico superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados."

"Nas compras realizadas em farmácias e drogarias, serão considerados somente os artigos de higiene pessoal e de perfumaria... em pet shop e casas veterinárias, serão considerados somente os artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos, portanto os medicamentos não serão computados para o fornecimento de cupons."

7. Qual o prazo e Requisitos para Reclamar o Prêmio (Ganhadores)?

Para o ganhador, há responsabilidades e prazos críticos:

  • Prazo de Entrega: O prêmio será entregue em até 30 dias após a apuração.

  • Documentação Essencial: O ganhador deve comprovar sua identidade (RG, CPF e comprovante de residência) e assinar a declaração de recebimento e carta compromisso. Para o prêmio (carro), cópias autenticadas em cartório serão necessárias.

  • Despesas do Prêmio: A MANDATÁRIA cobre IPVA, Licenciamento anual, Seguro Obrigatório e emplacamento.

  • Prazo para Reclamar o Prêmio: O prêmio tem validade de 180 dias a partir da data da apuração. Após esse período, ele caduca e o valor é recolhido ao Tesouro Nacional.

 

       Atenção: Não cumprir os requisitos de documentação ou perder o prazo de 180 dias resultará na perda do prêmio.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 13.I, 13.II e 13.IV

"o prêmio será entregue ao titular do cupom contemplado... em até 30 (trinta) dias contados da data da apuração..."

"o prêmio não reclamado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias... perderá a validade..."

"O (a) ganhador (a) deverá comprovar sua identidade mediante documentação (RG, CPF e comprovante de residência), bem como assinar a declaração de recebimento do prêmio e carta compromisso."

8. Tratamento de Dados Pessoais (LGPD)

Sua privacidade é tratada, mas com consentimento implícito na participação:

  • Coleta e Uso: Seus dados (nome, CPF, endereço, telefone) serão coletados e usados exclusivamente para a campanha, sob sigilo e de acordo com a LGPD.

  • Descarte: Serão incinerados em até 30 dias após a homologação da prestação de contas.

  • Consentimento: Ao receber o cupom e participar, você consente com essa coleta e tratamento de dados.

 

       Atenção: Este ponto é crucial para a conformidade e para a segurança das suas informações.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.XI e 14.XII

"A MANDATÁRIA declara conhecer e aplicar a Lei n. 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados..."

"Para a participação na campanha, o consumidor consente com a coleta de seus dados pessoais... sendo estes dados tratados e protegidos... e incinerados em até 30 (trinta) dias após a homologação da prestação de contas da campanha."

Acompanhe nossas Redes Sociais:
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page