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Negócios digitais que estão transformando o varejo


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Se no passado, o concorrente da sua loja estava na esquina ao lado ou na rua vizinha, hoje, a concorrência não está mais, única e exclusivamente, no comércio local ou até mesmo no mercado nacional. O varejo internacional disputa, internamente, os consumidores brasileiros, e muitas vezes com diferenciais competitivos que o Brasil não possui. Segundo o diretor de Operações da Gouvêa Ecosystem, Eduardo Yamashita, esse é um dos maiores desafios que os varejistas nacionais enfrentam.


“Hoje em dia, se você é, por exemplo, um varejista do seguimento de construção, o seu concorrente direto não é mais a loja do mesmo setor que está na rua debaixo, pois o seu consumidor também faz o uso de outros canais, inclusive o digital. O que acontece agora é que o seu cliente tem mais opções que vão além do físico e nacional e ele vai optar por aquele que que faz mais sentido pra ele”, explicou Yamashita no terceiro e último dia do LRS 2023 (Latam Retail Show), em painel que também contou com a participação de Marcelo Marques, da Mobly, e Thaise Hagge, da “Compre agora”.


Ou seja, não basta o lojista só se digitalizar, é preciso oferecer um diferencial para se destacar aos olhos do consumidor – fazendo com que prefira uma empresa nacional, ao invés de uma gigante asiática, por exemplo – e fidelizá-lo. “Entender o seu setor e o perfil do seu público são essenciais para a sobrevivência do negócio hoje”, aponta ainda o diretor der Operações.


O LRS 2023 foi realizado na última semana em São Paulo e reuniu 230 palestrantes em 60 palestras e painéis temáticos, que abordaram os desafios atuais do setor, como usar a criatividade para inovar e como ter as pessoas no centro das estratégias. No bate-papo com Yamashita, Marques e Hagge, foi discutida a transformação da realidade do consumo e varejo através das plataformas digitais.


Novo jogo das plataformas digitais

A digitalização do consumidor, a queda das barreiras no varejo e os novos modelos de negócios marcam a “Era da metaconcorrência”, termo batizado pela Gouvêa Ecosystem e diz respeito a “esse novo momento, no qual os modelos de negócios passam a ser desafiados e todo mundo precisa repensar a maneira como se faz negócio”, a avalia o diretor da Gouvêa Ecosystem.


Segundo o especialista, repensar o atual modelo é essencial para quebrar ciclos do passado e entrar de vez no novo mercado. Entre as empresas que já estão praticando a metaconcorrência, Yamashita cita algumas gigantes brasileiras: Zé Delivery, Magalu, Compra Agora, Mercado Livre, Sallve e Mobly. Internacionalmente, já se adaptaram ao novo varejo a Shopee e o Alibaba.


Mas o que essas empresas têm em comum? A intersecção é as plataformas digitais. Esse novo modelo de negócio envolve os canais online de vendas e, para se ter destaque, é necessário se reinventar e adaptar o seu negócio à demanda dos seus clientes e concorrentes.


Você está pronto para repensar o seu modelo de negócio?

A Mobly é uma plataforma de venda de móveis e produtos de decoração para casa que nasceu em 2011 de maneira totalmente digital, mas que hoje já conta com lojas físicas, sendo uma das gigantes do setor que pertence.

Marcelo Marques, cofundador e CFO da Mobly, explica que a empresa nasceu já no digital porque ele e seus sócios acreditavam que a inovação era necessária dentro do setor, que tinha grande potencial, mas que era dominado por players voltados para o varejo físico.


“A gente queria ir além! Queríamos entender não como ocorreria a transformação digital, mas sim como seria feita a estruturação nessa nova situação, que era sair do meio físico, onde tudo era palpável, para o digital, mas sem perder a experiência da loja física”, comenta Marques.


Mas por que é preciso pensar na digitalização do seu negócio? Segundo Marcelo, apesar de a resposta parecer óbvia – a pandemia abalou as estruturas da maioria dos

segmentos e acelerou a penetração no digital –, esse não é o único motivo.


“A gente vê o poder do consumidor, principalmente, em países emergentes onde passaram a ter acesso a produtos e serviços que não tinham, como o acesso à banda larga, celulares, bancarização e até a inteligência artificial, que ajudam na pesquisa (e comparação) de preços, o que atende as classes C e D. Esse movimento acelerou a curva de crescimento ainda mais para os mercados de móveis e artigos para casa e moda e beleza, por exemplo”.


E como a Mobly se estruturou para incorporar o digital como estratégia em uma categoria muito atrelada a loja física? Marcelo explica que eles criaram três pilares que são sempre sustentados por tecnologia. São eles:


1º) Experiência multicanal

“Se a gente quer vender móvel para qualquer lugar do Brasil, eu não posso ter o mesmo produto disponível em todas as lojas de todas as localidades. Precisamos oferecer uma oferta similar para que os clientes tenham uma experiência próxima, independente da plataforma que ele estiver usando, seja pelo celular, computador ou até mesmo na loja física, seja ela grande ou pequena”, diz o fundador da Mobly.


2º) Variedade de produtos

Marcelo Marques afirma que o digital proporciona a possibilidade de prateleira infinita, com um leque amplo de produtos disponíveis. “É preciso ter uma oferta robusta de produtos, ou seja, ter uma oferta e quantidade grandes e entender como fazer preço, logística e prazos funcionarem para onde quer que vá oferecer aquele produto”.


3º) Tecnologia para integrar a cadeia de suprimentos

O empreendedor comenta que a logística para a categoria de móveis e decoração é muito difícil de se realizar, pois é preciso pensar em todos os detalhes para que nada seja perdido ou danificado no caminho. “É fazer com que você tenha a menor quantidade de perdas, tentar ter o mínimo possível de custos, mas da maneira mais eficiente que for possível”, ressaltou o CFO da Mobly.


Da dor do distribuidor, a solução para o varejista de bairro

O Compre Agora é um ecossistema de serviços digitais voltado para o B2B. Foi criado para o varejista de vizinhança, que é independente e tradicional e que não pertence as grandes redes. São os varejos que não são atendidos diretamente pela grande indústria.


Thaise Hagge, fundadora e Managing Director do Compre Agora, explica que a plataforma nasceu para reduzir distâncias, mais especificamente a da indústria com os pequenos varejistas.


Segundo a fundadora do Compre Agora, estima-se que existam 530 mil varejos de vizinhança em todo Brasil e o segmento do varejo indireto representa mais de 60% do mercado de bens e consumo, cerca de 2/3 de tudo o que a indústria produz.


“A ideia é diminuir a distância estratégica, para promover a inovação, descobrir qual produto vende melhor e quais combinam mais com aquele varejista para que dessa forma, possamos oferecer os produtos ideais nas quantidades necessárias. É juntar o grande com o pequeno e fazer essa ponte entres os dois”, disse Thaise Hagge.


Para as grandes indústrias chegarem no varejo pulverizado de pequenos negócios é muito complicado, pois além das grandes distâncias, precisam reduzir a quantidade de produto que é vendido e entender qual o público e demanda daquele empreendimento. A solução para reduzir a distância, além de garantir mais agilidade na cadeira e reduzir custos, é utilizar a digitalização para ajudar toda a cadeia de abastecimento do varejo.


A Compre Agora nasceu para solucionar esses problemas. Teve início como Compra Unilever em 2016, mas passou por uma expansão se emancipando da Unilever e se tornando um marketplace e um ecossistema de fortalecimento e crescimento de toda a cadeia de valor. A plataforma conta com amplo sortimento de produtos e as indústrias também podem participar e colocar os seus produtos. Com isso, tem capacidade e ofertar preços competitivos para os varejistas. Gera ainda maior tráfego que converte em mais lojas cadastradas e proporciona melhor atendimento e experiência.


Além disso, a plataforma tem serviços de consultoria, que vai até a loja ajudar o varejista a se digitalizar e usar as ferramentas digitais para impulsionar o seu negócio, além de oferecer crédito para que possa realizar a compra de reposição de estoque.


“O nosso grande objetivo é fazer com que o lojista compre bem, venda bem e administre bem o negócio dele. Dessa maneira todos os envolvidos, mas principalmente o pequeno varejista saem ganhando”, finaliza a empreendedora.


FONTE: VAREJO S.A.

 
 
 

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Perguntas frequentes da Promoção
"Natal de Tracker Zero"

1. Qual o período de Participação?

O período para realizar compras e depositar cupons é estritamente limitado:

  • Início: 17 de novembro de 2025, às 08h00.

  • Fim: 05 de janeiro de 2026, às 18h00.

    Atenção: Cupons depositados fora deste intervalo não serão considerados válidos na apuração.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 5 e 6.III

"PERÍODO DE PARTICIPAÇÃO: 17/11/2025 a 05/01/2026"

"Os consumidores, ao efetuarem suas compras nas empresas aderentes desta promoção... das 08h00 do dia 17 de novembro de 2025 às 18h00 do dia 05 de janeiro de 2026, terão direito a 01 (um) único cupom..."

2. Como o consumidor ganha o cupom para participar? 

O cupom é obtido de forma gratuita e é a porta de entrada para a promoção.

  • Aquisição: O consumidor tem direito a 01 (um) único cupom gratuito a cada compra realizada nas empresas aderentes.

  • Valor da Compra: O recebimento do cupom é independente do valor da compra. Ou seja, uma compra de pequeno valor ainda garante um cupom.

  • Local: As compras devem ser feitas nas empresas aderentes à promoção. A lista e os endereços estarão disponíveis na sede da MANDATÁRIA.


       Atenção: A regra é de um cupom por compra, não por valor gasto. É essencial realizar a compra em uma das empresas participantes.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.III

3. Quais são a elegibilidade e restrições de Participação?

É fundamental saber quem pode e quem NÃO pode participar:

  • Quem pode: Consumidores (pessoas físicas maiores de 18 anos e pessoas jurídicas) residentes no Brasil.

  • Quem NÃO pode (Critério Crítico de Desclassificação):

    • Diretores, empregados, prestadores de serviços diretos, estagiários e jovens aprendizes da CDL Itaúna.

    • Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus familiares próximos (ascendentes e descendentes até o segundo grau – cônjuges, pais, mães, filhos, netos e irmãos), quando os cupons forem emitidos pela PRÓPRIA empresa à qual estão vinculados.
       

        Atenção: A participação de pessoas nessas categorias resulta em desclassificação imediata.
 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.II e 11.IV

"Poderão participar todos os consumidores, pessoas físicas, maiores de 18 (dezoito) anos e jurídicas, residentes e domiciliados no território nacional."

"Ficam impedidos de participar do evento promocional em questão: a. Diretores, empregados... da entidade promotora; b. Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus respectivos ascendentes e descendentes até o segundo grau... quando os cupons forem emitidos pela própria empresa à qual estejam vinculados."

4. Qual a mecânica de Participação para Validação do Cupom?

Para que seu cupom seja válido, observe o seguinte:

  • Preenchimento Completo e Legível: Todos os dados pessoais (Nome completo, RG/CPF, endereço e telefone) devem ser preenchidos corretamente e de forma que possam ser lidos.

  • Resposta Correta à Pergunta: Assinalar com "X" a resposta correta para a pergunta "Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km?" A resposta correta é (X) ACE e CDL ITAÚNA. Qualquer outra resposta invalida o cupom.

  • Depósito em Urna: O cupom preenchido deve ser depositado em uma das urnas localizadas nas empresas aderentes ou na sede da MANDATÁRIA.

 

       Atenção: Falhas no preenchimento, ilegibilidade ou resposta incorreta desclassificam o cupom.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.IV e 7.I

"De posse do cupom o consumidor deverá preenchê-lo de forma correta e legível com todos os seus dados pessoais solicitados... assinalar com um (x) na resposta correta a pergunta proposta e depositá-lo em uma das urnas..."

"Perguntas da Promoção: I. 'Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km'? ( ) ACE e CDL ITAÚNA ( ) Outros."
 

5. Quais critérios de Desclassificação Direta?
 

Além das restrições de elegibilidade, estas são as principais causas de desclassificação:

  • Cupons Irregulares: Fotocopiados, em branco, ilegíveis ou com impossibilidade de autenticação.

  • Fraude: Qualquer tentativa comprovada de fraude, obtenção de vantagem ilícita ou prestação de informações falsas.

  • Não Cumprimento do Regulamento: Qualquer violação das condições estabelecidas no regulamento.
     

       Atenção: É crucial evitar qualquer inconsistência ou tentativa de burlar as regras, pois a desclassificação pode ocorrer a qualquer momento.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 11.I, 11.II e 11.III

"Não serão considerados os cupons fotocopiados, em branco, ilegível ou que não permitam a verificação de sua autenticidade..."

"qualquer tentativa de criar falsa identidade... será considerada como infração à legislação e aos termos do presente regulamento."

"serão desclassificadas a qualquer momento, as participações com fraude comprovada..."

6. Restrições de Produtos que Geram Cupons

Nem todas as compras geram cupons. Fique atento:

  • Produtos Excluídos: Medicamentos, armas, munições, fogos de artifício, bebidas alcoólicas com teor superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados não geram cupons.

  • Exceções em Farmácias/Pet Shops:

    • Em farmácias e drogarias, apenas itens de higiene pessoal e perfumaria são válidos. Medicamentos não contam.

    • Em pet shops e casas veterinárias, somente artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos são válidos. Medicamentos para animais não contam.

 

       Atenção: Compras desses itens não darão direito a cupons de participação.

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.VIII

"não poderão ser objetos de promoção... medicamentos, armas, munições, fogos de artifício ou de estampido, bebidas alcoólicas com teor alcoólico superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados."

"Nas compras realizadas em farmácias e drogarias, serão considerados somente os artigos de higiene pessoal e de perfumaria... em pet shop e casas veterinárias, serão considerados somente os artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos, portanto os medicamentos não serão computados para o fornecimento de cupons."

7. Qual o prazo e Requisitos para Reclamar o Prêmio (Ganhadores)?

Para o ganhador, há responsabilidades e prazos críticos:

  • Prazo de Entrega: O prêmio será entregue em até 30 dias após a apuração.

  • Documentação Essencial: O ganhador deve comprovar sua identidade (RG, CPF e comprovante de residência) e assinar a declaração de recebimento e carta compromisso. Para o prêmio (carro), cópias autenticadas em cartório serão necessárias.

  • Despesas do Prêmio: A MANDATÁRIA cobre IPVA, Licenciamento anual, Seguro Obrigatório e emplacamento.

  • Prazo para Reclamar o Prêmio: O prêmio tem validade de 180 dias a partir da data da apuração. Após esse período, ele caduca e o valor é recolhido ao Tesouro Nacional.

 

       Atenção: Não cumprir os requisitos de documentação ou perder o prazo de 180 dias resultará na perda do prêmio.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 13.I, 13.II e 13.IV

"o prêmio será entregue ao titular do cupom contemplado... em até 30 (trinta) dias contados da data da apuração..."

"o prêmio não reclamado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias... perderá a validade..."

"O (a) ganhador (a) deverá comprovar sua identidade mediante documentação (RG, CPF e comprovante de residência), bem como assinar a declaração de recebimento do prêmio e carta compromisso."

8. Tratamento de Dados Pessoais (LGPD)

Sua privacidade é tratada, mas com consentimento implícito na participação:

  • Coleta e Uso: Seus dados (nome, CPF, endereço, telefone) serão coletados e usados exclusivamente para a campanha, sob sigilo e de acordo com a LGPD.

  • Descarte: Serão incinerados em até 30 dias após a homologação da prestação de contas.

  • Consentimento: Ao receber o cupom e participar, você consente com essa coleta e tratamento de dados.

 

       Atenção: Este ponto é crucial para a conformidade e para a segurança das suas informações.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.XI e 14.XII

"A MANDATÁRIA declara conhecer e aplicar a Lei n. 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados..."

"Para a participação na campanha, o consumidor consente com a coleta de seus dados pessoais... sendo estes dados tratados e protegidos... e incinerados em até 30 (trinta) dias após a homologação da prestação de contas da campanha."

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