top of page
Foto do escritorComunicação CDL Itaúna

Novas regiões avançam para a onda vermelha do Minas Consciente


As macrorregiões de Saúde Norte, Sul, Sudeste e Jequitinhonha e as microrregiões de Betim, Belo Horizonte/Nova Lima/Caeté, Vespasiano, Contagem, Curvelo e Manhuaçu poderão avançar para a onda vermelha do plano Minas Consciente. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (15/4) pelo Comitê Extraordinário Covid-19, e passa a valer a partir deste sábado (17/04), conforme a publicação no Diário Oficial.


Com a decisão, metade das macrorregiões do Estado ficará na onda vermelha, enquanto a outra metade segue na onda roxa, a mais restritiva do plano, por pelo menos mais uma semana. Triângulo do Norte, Triângulo Sul e Noroeste, que já estavam na onda vermelha desde a última segunda-feira (9/4), permanecem nesta fase.


“Obtivemos melhorias de indicadores, o que possibilitou as decisões técnicas por parte da Secretaria de Saúde. Mas é preciso lembrar que estamos longe de ter conforto. Ainda temos um sistema hospitalar sobrecarregado, os profissionais de saúde estão cansados e as vagas são poucas. Por isso precisamos tomar todos os cuidados para evitar a transmissão do vírus. Dobramos o número de leitos de UTI e de enfermaria em Minas Gerais, mas o aumento de casos nessa segunda onda exige toda cautela”, afirma o governador Romeu Zema.


Na opinião do presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), Frank Sinatra, a decisão traz certo alívio. “Tanto tempo sem abrir as portas deixou o setor de comércio e serviços do estado à beira do precipício. Precisamos retomar nossas atividades e recuperar com urgência nossa economia. Somos o setor responsável por 73% do PIB nacional e os maiores geradores de emprego no país. Não é justo pagarmos a conta sozinhos dessa pandemia”.


Ainda segundo o dirigente, os lojistas irão reabrir com todos os cuidados necessários, como sempre fizeram. “Esperamos que a população também faça sua parte, evite as aglomerações, as festas clandestinas. Da mesma forma que esperamos o empenho do governo em dar agilidade ao processo de vacinação”.


Na última semana, Minas Gerais registrou aumento de 4,01% no número de casos e 6,81% nos óbitos, o que justifica a progressão de onda apenas nas regiões que apresentaram melhores resultados na incidência da doença e também na ocupação dos leitos. A positividade da covid-19 está em 44% em todo o Estado.


Confira aqui a lista de municípios por macrorregião de saúde.


Confira aqui a lista de municípios por microrregião de saúde.


Onda vermelha


Nesta fase do Minas Consciente, é permitido o funcionamento de serviços não essenciais, como o comércio, os atrativos culturais, naturais, hotéis, atividades esportivas e eventos, desde que cumpram algumas regras, como distanciamento e limitação máxima de pessoas.


Onda Roxa


Clique aqui e relembre o que é permitido funcionar na onda roxa.


FONTE: FCDL MG

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page