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Por que as marcas estão anunciando mais no TikTok?


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Com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês ao redor do mundo e poder de influência crescente, as marcas têm preferido pagar para anunciar na plataforma chinesa de vídeos


Uma mistura de avanços tecnológicos, mudanças no comportamento do consumidor e a necessidade de se destacar no espaço online tornaram o TikTok a plataforma digital mais escolhida para anúncios pagos pelas marcas. Isso se deve, sobretudo, ao fortalecimento e ampliação da influência da rede social entre os internautas do mundo todo.


O TikTok tem mesmo buscado expandir sua base comercial e encorajado os usuários a combinar o uso de mídia social e compras. Com isso, não há como negar a influência da mídia social chinesa, que já ultrapassou mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês ao redor do mundo. Aqui no Brasil, a plataforma de vídeos tinha 74,1 milhões de usuários ativos em janeiro de 2022, de acordo com o DataReportal.


O TikTok chegou no país em 2018; em 2019, abriu o seu escritório de representação em São Paulo; e em 2020, conseguiu se popularizar e se consolidar no país. Para a consultoria Opinion Box, o sucesso se deve por ser uma plataforma dinâmica e acessível. “A plataforma abriu portas para que muitas pessoas começassem a produzir conteúdos em formato de vídeos curtos e viralizassem rapidamente, com um algoritmo diferente de outras redes sociais, como o Instagram”, avaliaram em relatório sobre a rede social.


A consultoria realizou a pesquisa ‘TikTok no Brasil’ em março de 2023 e foram entrevistados 1544 usuários de TIkTok que fazem parte do Painel de Consumidores do Opinion Box. A margem de erro é de 2,5 pp.


Segundo o estudo, 56% dos entrevistados achavam que nunca iriam usar o TikTok e hoje em dia usam muito: 36% dos usuários acessavam a plataforma pelo menos uma vez ao dia e 11% deixavam o aplicativo o dia todo aberto. Além disso, entre os usuários de TikTok, 12% afirmaram que é a rede que mais utilizam.


Quanto à frequência de postagens, apenas 10% postavam pelo menos uma vez ao dia.


Em contrapartida, 30% raramente publicavam no TikTok e 31% nunca postam nada por lá, somente assistem aos vídeos do aplicativo. A maioria (60%) costumava ver conteúdos com temas de humor e descontração; e 57% costumavam acompanhar vídeos de quem eles seguem e 48% acompanhavam e curtiam vídeos de amigos.


Das categorias de conteúdo presente no aplicativo, 59% seguiam perfis de humor, 44% de música, 42% de viagens e turismo e 41% de saúde, vida fitness, gastronomia e receitas. A plataforma também tem sido responsável por várias trends – que podem ser danças, filtros, desafios e formas de editar o vídeo etc. –, sendo capazes de tornar algo popular em pouco tempo. Entre os usuários entrevistados, 52% gostavam de ficar por dentro dessas tendências do TikTok.


Relacionamento das marcas com o consumidor no TikTok

Atenção aqui: 41% dos brasileiros entrevistados gostavam de utilizar o TikTok para acompanhar e curtir os vídeos de marcas e empresas que gostam; 48% seguiam alguma marca ou empresa no TikTok; e 75% concordaram que o TikTok é capaz de aproximar pessoas e empresas. Além disso, 64% seguiam influenciadores no aplicativo, abrindo espaço para o marketing de influência, que também está em alta.


Outros dois dados mostram a importância de as empresas estarem ativas na plataforma social de vídeos: 76% afirmaram que as marcas e empresas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com os consumidores; e 53% dos entrevistados gostariam que as marcas que eles consomem utilizassem mais o TikTok.


Além disso, a pesquisa da Opinion Box aponta que 40% dos brasileiros entrevistados já compraram algum produto ou contrataram algum serviço indicado por alguém na própria plataforma. Isso mostra a grande influência da rede social nos momentos de decisão de compra dos consumidores


Desinfluencer

Ainda segundo a Opinion Box, um movimento vem surgindo no TikTok, o chamado “desinfluencer”. Esta é uma tendência na qual os criadores de conteúdo usam sua plataforma para expor e criticar produtos ou serviços que não tiveram uma boa experiência.


E aqui, é preciso ter cuidado: a pesquisa mostra que a opinião de outros consumidores importa, e muito: 36% dos entrevistados afirmaram que já deixaram de comprar um produto ou contratar algum serviço por alguém ter falado mal dele no TikTok. “Isso mostra a importância de uma marca se posicionar na plataforma para evitar que isso aconteça”, diz o relatório da consultoria.


Anúncios no TikTok

Com este desempenho e aumento da influência, as marcas no mundo todo estão aumentando as campanhas no TikTok. De acordo a empresa internacional Econsultancy, houve no último ano uma queda nos gastos das empresas com anúncios pagos em redes sociais, no entanto, o TikTok desafiou essa desaceleração, e gerou US$ 9,9 bilhões em receita publicitária em 2022 – um aumento de 155% em relação ao ano anterior.


Isso porque a plataforma chinesa tem custos de CPM (Custo por Mil Impressões, em português) mais baixos aliados a uma alta taxa de engajamento. “Como resultado, parece que os anunciantes não estão apenas investindo na plataforma, mas também aumentando os gastos”, diz Nikki Gilliland, especialista da Econsultancy.


Para Rob Jewell, diretor de Crescimento da agência de marketing Power Digital, “os anunciantes que testaram o TikTok geralmente obtêm sucesso em gerar receita incremental e continuam dobrando na plataforma”, disse ao site Digiday.


O levantamento da Opinion Box identificou que 45% acreditavam que são anúncios que têm a ver com eles e 43% consideraram os anúncios irritantes. “Ainda assim, em comparação com outras plataformas como o Youtube, por exemplo, a conversão dos usuários nos anúncios é considerada positiva: 28% disseram já ter comprado algo a partir de um anúncio que clicaram no TikTok”, afirma o time da consultoria de tendências.


FONTE: VAREJO S.A.

 
 
 

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Perguntas frequentes da Promoção
"Natal de Tracker Zero"

1. Qual o período de Participação?

O período para realizar compras e depositar cupons é estritamente limitado:

  • Início: 17 de novembro de 2025, às 08h00.

  • Fim: 05 de janeiro de 2026, às 18h00.

    Atenção: Cupons depositados fora deste intervalo não serão considerados válidos na apuração.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 5 e 6.III

"PERÍODO DE PARTICIPAÇÃO: 17/11/2025 a 05/01/2026"

"Os consumidores, ao efetuarem suas compras nas empresas aderentes desta promoção... das 08h00 do dia 17 de novembro de 2025 às 18h00 do dia 05 de janeiro de 2026, terão direito a 01 (um) único cupom..."

2. Como o consumidor ganha o cupom para participar? 

O cupom é obtido de forma gratuita e é a porta de entrada para a promoção.

  • Aquisição: O consumidor tem direito a 01 (um) único cupom gratuito a cada compra realizada nas empresas aderentes.

  • Valor da Compra: O recebimento do cupom é independente do valor da compra. Ou seja, uma compra de pequeno valor ainda garante um cupom.

  • Local: As compras devem ser feitas nas empresas aderentes à promoção. A lista e os endereços estarão disponíveis na sede da MANDATÁRIA.


       Atenção: A regra é de um cupom por compra, não por valor gasto. É essencial realizar a compra em uma das empresas participantes.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.III

3. Quais são a elegibilidade e restrições de Participação?

É fundamental saber quem pode e quem NÃO pode participar:

  • Quem pode: Consumidores (pessoas físicas maiores de 18 anos e pessoas jurídicas) residentes no Brasil.

  • Quem NÃO pode (Critério Crítico de Desclassificação):

    • Diretores, empregados, prestadores de serviços diretos, estagiários e jovens aprendizes da CDL Itaúna.

    • Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus familiares próximos (ascendentes e descendentes até o segundo grau – cônjuges, pais, mães, filhos, netos e irmãos), quando os cupons forem emitidos pela PRÓPRIA empresa à qual estão vinculados.
       

        Atenção: A participação de pessoas nessas categorias resulta em desclassificação imediata.
 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.II e 11.IV

"Poderão participar todos os consumidores, pessoas físicas, maiores de 18 (dezoito) anos e jurídicas, residentes e domiciliados no território nacional."

"Ficam impedidos de participar do evento promocional em questão: a. Diretores, empregados... da entidade promotora; b. Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus respectivos ascendentes e descendentes até o segundo grau... quando os cupons forem emitidos pela própria empresa à qual estejam vinculados."

4. Qual a mecânica de Participação para Validação do Cupom?

Para que seu cupom seja válido, observe o seguinte:

  • Preenchimento Completo e Legível: Todos os dados pessoais (Nome completo, RG/CPF, endereço e telefone) devem ser preenchidos corretamente e de forma que possam ser lidos.

  • Resposta Correta à Pergunta: Assinalar com "X" a resposta correta para a pergunta "Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km?" A resposta correta é (X) ACE e CDL ITAÚNA. Qualquer outra resposta invalida o cupom.

  • Depósito em Urna: O cupom preenchido deve ser depositado em uma das urnas localizadas nas empresas aderentes ou na sede da MANDATÁRIA.

 

       Atenção: Falhas no preenchimento, ilegibilidade ou resposta incorreta desclassificam o cupom.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.IV e 7.I

"De posse do cupom o consumidor deverá preenchê-lo de forma correta e legível com todos os seus dados pessoais solicitados... assinalar com um (x) na resposta correta a pergunta proposta e depositá-lo em uma das urnas..."

"Perguntas da Promoção: I. 'Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km'? ( ) ACE e CDL ITAÚNA ( ) Outros."
 

5. Quais critérios de Desclassificação Direta?
 

Além das restrições de elegibilidade, estas são as principais causas de desclassificação:

  • Cupons Irregulares: Fotocopiados, em branco, ilegíveis ou com impossibilidade de autenticação.

  • Fraude: Qualquer tentativa comprovada de fraude, obtenção de vantagem ilícita ou prestação de informações falsas.

  • Não Cumprimento do Regulamento: Qualquer violação das condições estabelecidas no regulamento.
     

       Atenção: É crucial evitar qualquer inconsistência ou tentativa de burlar as regras, pois a desclassificação pode ocorrer a qualquer momento.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 11.I, 11.II e 11.III

"Não serão considerados os cupons fotocopiados, em branco, ilegível ou que não permitam a verificação de sua autenticidade..."

"qualquer tentativa de criar falsa identidade... será considerada como infração à legislação e aos termos do presente regulamento."

"serão desclassificadas a qualquer momento, as participações com fraude comprovada..."

6. Restrições de Produtos que Geram Cupons

Nem todas as compras geram cupons. Fique atento:

  • Produtos Excluídos: Medicamentos, armas, munições, fogos de artifício, bebidas alcoólicas com teor superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados não geram cupons.

  • Exceções em Farmácias/Pet Shops:

    • Em farmácias e drogarias, apenas itens de higiene pessoal e perfumaria são válidos. Medicamentos não contam.

    • Em pet shops e casas veterinárias, somente artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos são válidos. Medicamentos para animais não contam.

 

       Atenção: Compras desses itens não darão direito a cupons de participação.

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.VIII

"não poderão ser objetos de promoção... medicamentos, armas, munições, fogos de artifício ou de estampido, bebidas alcoólicas com teor alcoólico superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados."

"Nas compras realizadas em farmácias e drogarias, serão considerados somente os artigos de higiene pessoal e de perfumaria... em pet shop e casas veterinárias, serão considerados somente os artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos, portanto os medicamentos não serão computados para o fornecimento de cupons."

7. Qual o prazo e Requisitos para Reclamar o Prêmio (Ganhadores)?

Para o ganhador, há responsabilidades e prazos críticos:

  • Prazo de Entrega: O prêmio será entregue em até 30 dias após a apuração.

  • Documentação Essencial: O ganhador deve comprovar sua identidade (RG, CPF e comprovante de residência) e assinar a declaração de recebimento e carta compromisso. Para o prêmio (carro), cópias autenticadas em cartório serão necessárias.

  • Despesas do Prêmio: A MANDATÁRIA cobre IPVA, Licenciamento anual, Seguro Obrigatório e emplacamento.

  • Prazo para Reclamar o Prêmio: O prêmio tem validade de 180 dias a partir da data da apuração. Após esse período, ele caduca e o valor é recolhido ao Tesouro Nacional.

 

       Atenção: Não cumprir os requisitos de documentação ou perder o prazo de 180 dias resultará na perda do prêmio.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 13.I, 13.II e 13.IV

"o prêmio será entregue ao titular do cupom contemplado... em até 30 (trinta) dias contados da data da apuração..."

"o prêmio não reclamado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias... perderá a validade..."

"O (a) ganhador (a) deverá comprovar sua identidade mediante documentação (RG, CPF e comprovante de residência), bem como assinar a declaração de recebimento do prêmio e carta compromisso."

8. Tratamento de Dados Pessoais (LGPD)

Sua privacidade é tratada, mas com consentimento implícito na participação:

  • Coleta e Uso: Seus dados (nome, CPF, endereço, telefone) serão coletados e usados exclusivamente para a campanha, sob sigilo e de acordo com a LGPD.

  • Descarte: Serão incinerados em até 30 dias após a homologação da prestação de contas.

  • Consentimento: Ao receber o cupom e participar, você consente com essa coleta e tratamento de dados.

 

       Atenção: Este ponto é crucial para a conformidade e para a segurança das suas informações.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.XI e 14.XII

"A MANDATÁRIA declara conhecer e aplicar a Lei n. 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados..."

"Para a participação na campanha, o consumidor consente com a coleta de seus dados pessoais... sendo estes dados tratados e protegidos... e incinerados em até 30 (trinta) dias após a homologação da prestação de contas da campanha."

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