Buscar
  • Comunicação CDL Itaúna

PP 4.0 reúne profissionais de RIG do Sistema CNDL

Atuação e protocolos de monitoramento da área de Relações Institucionais e Governamentais foi tema do encontro virtual do projeto da CNDL em parceria com o Sebrae



O programa Políticas Públicas 4.0 reuniu na manhã de hoje (11) os profissionais de relações institucionais e governamentais (RIG) do Sistema CNDL. Essa foi a primeira atividade virtual do projeto, que é uma parceria entre a CNDL e o Sebrae Nacional.


O presidente da CNDL, José César da Costa, abriu o encontro destacando a importância da atuação da área para o fortalecimento do setor.


“Esse encontro é fundamental para discutirmos as boas práticas e formas de gestão do diálogo institucional entre os representantes da sociedade e as autoridades constituídas. A atuação de vocês, profissionais de relações institucionais e governamentais, é de suma importância para alcançarmos os resultados pelo fortalecimento do setor de comércio e serviços. É esse o trabalho, de antecipar riscos e identificar oportunidades de colaborar com o Poder Público, que buscamos diariamente com todo o nosso Sistema”, destacou Costa.


A equipe de RIG da CNDL e do SPC Brasil, André  Luiz Pellizzaro, Bianca Robles, Karoline Lima e Marco Antônio Corradi, debateram com os representantes da atuação de RIG das FCDLs e CDLs de todas as regiões do Brasil que participaram do encontro, os processos de representatividade institucional, a importância do relacionamento com entidades representativas e as principais pautas e agendas do setor em andamento.


A profissional de RIG da CNDL, Karoline Lima, apresentou o planejamento estratégico da área e os processos de monitoramento de projetos e destacou a importância da constante interlocução dos profissionais da área com os líderes e com o poder público, além da articulação política para o acompanhamento e a boa atuação da agenda de interesse do setor.

“Temos hoje uma base de Projetos de Leis priorizados no nosso radar de monitoramento em todo o país. Temos um protocolo de acompanhamento e seguimos os processos estratégicos de análise de impacto, classificação de risco, posicionamento e tramitação legislativa, que são fundamentais para obtermos êxito nas agendas do setor”, afirmou Karoline Lima, que destacou “o diálogo constate dos nossos líderes com os parlamentares é a peça primordial desse processo. Nossas mobilizações na base local impactam diretamente nos resultados das votações do Congresso Nacional e nas Casas Legislativas Estaduais e Municipais”, completou.


O Sistema CNDL disponibilizou aos presentes no encontro a Cartilha de RIG, com o passo a passo para estruturação do RIG nas entidades, o Código de Conduta e Ética, além de materiais para apoio e fomento da criação de Frentes Parlamentares em prol do setor de comércio e serviços nas respectivas localidades.


FONTE: FCDL MG

5 visualizações
Acompanhe nossas Redes Sociais:
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube