top of page
Foto do escritorComunicação CDL Itaúna

Quais são os desejos e necessidades dos adultos 55+?



Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que aproximadamente um sexto da população mundial está acima dos 60 anos (60+), ou seja, na terceira idade. O Brasil é o sexto país do mundo com a maior população de idosos, segundo projeção do Google.

Apesar do número considerável, os idosos ainda são enxergados de forma equivocada: como pessoas desconectadas tecnologicamente e mais reclusas. No entanto, levantamento do Google – baseado nas buscas feitas por usuários com mais de 55 anos (55+) – mostra que “a população mais velha consome, tem interesses variados, mantém uma vida afetiva e está conectada”, relatam Lívia Sitta e Murilo Moraes, em artigo para o Think With Google.

Para ter uma ideia, as pesquisas por ‘bengala’ e ‘andador para idosos’ somadas não chegam à metade das buscas por ‘celular’. O YouTube (Ytb), site de compartilhamento de vídeos, também registrou crescimento de 140% na pesquisa por eletrônicos para esse público. Além disso, 51% das pessoas acima de 55 anos gostam de dispositivos ativados por voz pela facilidade de uso, de acordo com o Google Customer Survey, estudo realizado em 2020.


Saúde, bem-estar e relacionamento Já as buscas por ‘atividades físicas’ registraram aumento de 84% durante a pandemia, contra 15% da população em geral. O caso mais marcante é da busca por maiôs, que cresceu em 160% entre pessoas 60+.

“Atividade física também envolve outro assunto que pode soar tabu para essa idade: amor e sexo. Em 2021, pesquisas sobre ‘aplicativos de relacionamento para terceira idade’, por exemplo, aumentaram 107%”, dizem os autores da publicação.


Uma em cada três pessoas acima de 55 anos acessa o Youtube regularmente, com intervalo médio de três dias. Os principais assuntos pesquisados nesta plataforma por quem tem 60+ são notícias, saúde e bem-estar, receitas, mapas e direções.

Os mais velhos não costumam usar o Ytb como forma de entretenimento. Ao comparar as buscas feitas por pessoas de 55+ com as realizadas por aqueles entre 18 e 35 anos, observa-se que os primeiros querem principalmente facilitar sua vida fora das telas.

“As pesquisas não mentem: empregos para idosos, maquiagem para mulheres maduras, aplicativos de namoro para idosos, exercícios e vitaminas para idosos. Há algum tempo, a população madura não se limita à caixa na qual a sociedade etarista quer inseri-la”, concluem os articulistas. Fonte: VarejoSA


25 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page