top of page

Qualificação é o futuro do varejo



Inteligência artificial, digitalização acelerada, priorização pelo valor, omnichannel. Esses são alguns dos elementos que já estão impactando os negócios do varejo em todo o mundo. A maior novidade, porém, encontra-se no que é comum a todos esses elementos: o fator humano, que está no centro de cada um deles. Qualificar os talentos passa a ser, portanto, um imperativo competitivo para o mundo do varejo.


Quando falamos em inteligência artificial, por exemplo, sua adoção e seu pleno uso dependem de pessoas altamente qualificadas que saibam programar, implementar e direcionar a sua aplicação para onde e da forma que tenha mais valor. Do mesmo modo, no centro da digitalização, está o “design centrado no ser humano”: todos os sistemas, experiências e investimentos devem considerar o usuário interno ou externo que trará resultados para a empresa. ERP, CRM, e-commerce, inventory management e outros sistemas são ferramentas, que podem ser bem ou mal usadas dependendo das pessoas que as “pilotam”. Máquinas mais poderosas precisam de pilotos mais preparados para atingir seu pleno potencial. O que seria de um ERP com fantásticos dashboards financeiros sem gestores que soubessem interpretá-los e tomar decisões com base neles? Ou de um sistema de e-commerce sem empresários que apostassem em novos canais se interconectando para colocar o cliente no centro do negócio, com uma estratégia omnichannel bem implementada? 


Pensando na necessidade de qualificação moderna e efetiva no setor, a CNDL e a G4 Educação construíram uma parceria para levar aos empresários e gestores o programa de qualificação “Gestão Tática de Varejo”. O programa contará com professores e especialistas que combinam o conhecimento profundo de cada área e sólida experiência executiva – fundamental para assegurar a aplicabilidade e os resultados pragmáticos para os participantes. Cada módulo terá uma parte online de preparação e uma ao vivo, por videoconferência, com casos práticos de varejo, onde os alunos poderão aplicar os conceitos em seus próprios negócios e tirar dúvidas com os professores. A ênfase será tática, ou seja, nos métodos e ferramentas pragmáticas para alcançar melhores resultados.


Começamos com um módulo de “Liderança”, afinal, transformar uma empresa e levar sua gente para novos patamares, em um mundo mais complexo e acelerado, requer líderes hábeis. Em seguida, passamos para a “Gestão Financeira”, com a principais ferramentas de controle de custos, análise de resultados e tomada de decisão para priorizar ações que adicionem valor à empresa. Seguimos com “Pensamento Estratégico”, que ajudará os participantes a entender os cenários do setor, se posicionar da melhor maneira e implementar seus planos. No módulo “Gestão de Processos”, poderão aplicar em suas empresas técnicas de melhoria contínua que elevem a produtividade e a eficiência das operações do varejo. O módulo seguinte mergulha em “Gestão de Estoques e Fornecedores”, para que cada empresa possa selecionar os melhores produtos, nos volumes adequados, com margens precisas e giro ótimo, além de negociar com os parceiros mais apropriados para sua situação e escolhas competitivas. O programa conclui com o módulo de “Transformação Digital”, onde percorremos o caminho da digitalização e da adoção dos principais sistemas e processos empresariais. 


Após essa jornada de aprendizagem, os empresários e gestores de varejo estarão aptos a transformar suas empresas para que cresçam mais, com mais competitividade e lucratividade no chamado “Mundo 4.0”. Conseguirão liderar seus talentos para ir além, operando fora de sua zona de conforto, inovando e construindo culturas de alta performance. Plenamente capacitados para trazer resultados efetivos para suas organizações.


FONTE: VAREJO S.A.

5 visualizações0 comentário

Komentarai


bottom of page