Buscar
  • Comunicação CDL Itaúna

Reforma Tributária: essencial para o futuro da nação e dos negócios brasileiros



Por CDL Jovem Nacional*


Em se tratando de sistema tributário, o Brasil possui um dos maiores e mais complexos sistemas. Com seus acertos e erros, somos um dos países que mais possuem excesso de burocracia e entraves graves para o ambiente de negócio, resultantes do acúmulo de más decisões e gestões em nível municipal, estadual e federal. São longos anos de políticas, partidos e políticos pautando a Reforma Tributária sem nunca avançar. As consequências para empresas e empreendedores são imensuráveis.


Impactada a quase um ano e meio pela maior turbulência mundial na saúde, em razão da pandemia não prevista do Covid-19, a economia brasileira clama por reformas. E a Reforma Tributária precisa ser pautada e levada a sério por todos os parlamentares brasileiros, deixando de lado suas ideologias e suas crenças e trabalhando racionalmente num plano construtivo para a recuperação econômica e a colheita de frutos para o futuro, afinal, parlamentares entram e saem, mas as ementas, as propostas de emendas à Constituição (PEC) e as leis permanecem.


A CDL Jovem luta há 15 anos para mudar drasticamente o ambiente de negócios brasileiro, uma vez que o excesso de burocracias atrasa o avanço na economia e deixa empresários e a população confusos com todas as regras a serem seguidas.


É neste timbre de cobrança que a CDL Jovem mais uma vez levanta a bandeira do projeto Dia Livre de Impostos, realizado pelo Sistema CNDL e promovido por sua entidade Jovem, que há 15 edições pauta a Reforma Tributária, o excesso de burocracia e a falta de ambiente de negócio adequado aos empresários, além do alta carga tributária, uma das maiores do mundo.


Não podemos esquecer da população, que tem o seu poder de compra reduzido devido ao excesso de impostos, que são necessariamente repassados no valor dos produtos e serviços, limitando o consumo e desacelerando a economia. Por isso, o Dia Livre de Impostos é um projeto que une empresários e população em torno de um objetivo comum – a melhoria do ambiente de negócio e o poder de compra mais robusto –, simbolizado pela venda de produtos sem impostos, tradicional ação da campanha.


A CDL Jovem Nacional é a favor de que os governantes procurem, neste momento tão complexo, a melhor solução para o ambiente de negócio brasileiro. Acreditamos que com a Reforma Tributária colheremos bons frutos futuros.


Esperamos que ações como o Dia Livre de Impostos sejam efetivas, criando lastro para um futuro próspero e um país produtivo para os empresários e a população.


*A CDL Jovem Nacional é composta por entidades de 20 estados e 100 cidades brasileiras. É o primeiro movimento de empresários jovens do Brasil.


FONTE: Varejo SA

1 visualização0 comentário