Reunião entre Reunião entre CDL/ACE Itaúna, Unimed e Secretaria de Saúde sobre atestados de Covid-19

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (19/01) no Edifício CDE, reunião entre o presidente da CDL Itaúna e vice-presidente da ACE Itaúna, Maurício Gonçalves Nazaré, o presidente da Unimed Itaúna e coordenador médico do setor de saúde da ACE e CDL, Dr. Geraldo Eustáquio, e o secretário Municipal de Saúde, Dr. Fernando Meira. Na pauta, discussão sobre procedimento padrão na emissão de Atestados Médicos para Covid-19.

Maurício Nazaré explicou que a discussão foi promovida após questionamentos da classe empresarial, quanto aos procedimentos a serem seguidos por parte das empresas, já que não havia uma padronização no caso de emissão de Atestados Médicos, o que gerou dúvidas recorrentes e apreensão entre a classe, já que o número de casos entre os trabalhadores tem aumentado nas últimas semanas.

Dr. Geraldo Eustáquio comentou que o Médico do Trabalho pode emitir, mediante avaliação caso a caso, novo Atestado Médico, diminuindo ou aumentando o prazo de afastamento. Porém, nem todas as empresas têm esse profissional à sua disposição e o ideal é que os profissionais médicos envolvidos estejam alinhados nesse entendimento - sejam nas redes pública ou privada.

Os médicos de Postos de Saúde têm emitido Atestados Médicos com 10, 12 e até 14 dias, inclusive para pessoas assintomáticas, o que é preocupante. Dr. Fernando Meira comentou que já há protocolo nesse sentido, publicado dia 14/01/2022, e que de fato esse alinhamento é importante. Aproveitou a ocasião e relatou sobre a sobrecarga de trabalho dos profissionais de saúde. O tempo de espera em Postos de Saúde tem sido de 3 a 4 horas, em função do aumento da demanda. Há vários profissionais afastados por Covid-19, o que agrava a situação.

Com isso, foi proposto o alinhamento para emissão de Atestados Médicos, o que seguirá de acordo com as condutas abaixo:

- Assintomático positivo: Poderá retornar ao trabalho com 5 dias após fazer um exame com resultado negativo;

- Covid-19 positivo, sintomático: Poderá retornar com 7 dias a partir do primeiro dia de sintomas, se estiver sem sintomas clínicos e sem febre nas últimas 24h;

- Covid-19 positivo: Se chegar no sétimo dia ainda com sintomas, deverá ficar mais 3 dias, perfazendo 10 dias de atestado.

Estes procedimentos serão seguidos pelos médicos da rede pública de Saúde e também privada, conforme comentado pelo Dr. Fernando Meira e Dr. Geraldo Eustáquio.

Campanha de Conscientização

Maurício Nazaré demonstrou preocupação com relação ao aumento de casos de Covid-19 em Itaúna e região, destacando o risco de lotação no Hospital Manoel Gonçalves, bem como o fechamento de empresas por conta do elevado índice de contaminação dos trabalhadores. Em ITAÚNA saltamos de 4 casos por dia em dez/2021 para 57 podia em jan/2022. Em MINAS GERAIS, de 500 por dia em dez/2021 para 8.800 por dia em jan/2022, destacou ele. O momento exige compromisso de toda a população. Uma campanha de conscientização será elaborada, a fim de demonstrar a preocupação com os números crescentes.

Outra sugestão foi para que a Prefeitura de Itaúna volte a registrar no Boletim Informativo da Covid-19 o número de casos ativos, importante informação no sentido de alertar a população.