Ao todo, 83 associações varejistas aderiram ao movimento este ano
A segunda edição da Semana Brasil começa nesta quinta-feira (3) e vai até o dia 13 setembro. Com descontos de até 70%, a ação reúne lojas de diferentes setores, como alimentação, roupas, brinquedos, eletrônicos e eletrodomésticos, em uma prévia da Black Friday, que neste ano será promovida em 27 de novembro.
A iniciativa da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) do Ministério das Comunicações, coordenada pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), pretende movimentar a economia impactada pela crise da pandemia do coronavírus. Em 2020, a semana vai estimular a participação das pequenas e média empresas.
Para o presidente do IDV, Marcelo Silva, é importância dar prioridade ao segmento das pequenas e médias empresas, já que elas são a maioria das companhias brasileiras (ao redor de 90%) e foram as que mais sofreram em razão da crise acelerada pela covid-19.
Marcelo também lembra que essa é uma oportunidade de motivar os varejistas. “O que precisamos agora é criar um clima de motivação para reduzirmos o impacto dessa crise nas pequenas e médias empresas que, aos poucos, vem mostrando recuperação, primeiro em junho depois em julho e agosto”, diz. “Os varejistas já estão trabalhando com as indústrias. Eles, mais do que ninguém, precisam acreditar que é possível melhorar esse cenário”.
A Semana Brasil tem participação de lojas de diferentes setores, como alimentação, eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, cosméticos, produtos de higiene e material esportivo, que se propõem a oferecer descontos aos consumidores. Ao todo, 83 associações varejistas aderiram ao movimento este ano.
A expectativa, segundo o presidente da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), Alfredo Cotait Neto, é de aumento nas vendas entre 10% e 15% em relação ao mês anterior. As vendas do varejo nacional cresceram 11,3% durante a Semana do Brasil de 2019.
FONTE: VAREJO S.A
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