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Supply chain 4.0: tecnologias para facilitar a gestão do estoque e aumentar as vendas

Com as tecnologias usadas no supply chain 4.0, lojistas podem traçar antecipadamente o perfil dos consumidores e, com isso, fazer compra mais assertiva de produtos


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Seja nas grandes indústrias, seja nos pequenos negócios, a cadeia de suprimentos ou supply chain é parte essencial do sucesso do empreendimento. Não é exagero afirmar que, hoje, o mundo praticamente pararia sem as cadeias de suprimentos eficientes. Por isso, entender seu funcionamento e como gerenciá-la é tarefa obrigatória para todo empresário.


A cadeia de suprimentos é envolve todas as etapas de fabricação e entrega de produtos aos clientes, ou seja, faz parte da gestão de supply chain acompanhar e gerir a aquisição de matéria-prima; a estocagem de mercadorias prontas, em fabricação ou de seus insumos; o transporte de itens; e a entrega de produtos. Inclui, portanto, processos ou fluxos de trabalho, recursos financeiros, mão de obra, entre outras variáveis que asseguram o funcionamento de toda a cadeia.


O chamado supply chain 4.0 é o modelo mais moderno: baseado na gestão colaborativa entre fornecedores, fabricantes, distribuidores e varejistas, permite alinhar a produção às necessidades dos consumidores finais e entender melhor as características do mercado atual. E as novas tecnologias (big data, machine learning, geolocalização, robotização, digitalização etc.) têm um papel importante neste cenário, pois ao facilitar o controle e a integração dos diferentes elos da cadeia produtiva, garante a eficiência dos processos e a tomada de decisões rápidas. Tudo isso colabora para um ambiente de negócios competitivo.


Focando especificamente no varejo, a cadeia de suprimentos deve ser mais rápida, flexível, precisa e eficiente, a fim de entregar produtos e colaborar para que a experiência do cliente seja a melhor possível. E esta missão e/ou desafio ganhou reforço com as mudanças comportamentais do consumidor geradas pela pandemia do novo coronavírus. Cássio Rosas, head de Marketing e Estratégia da WiBX, explica que, neste momento, flexibilidade é a palavra de ordem para as cadeias de suprimento.


“A tendência é investir, cada vez mais, numa cadeia de suprimentos flexível, permitindo que a companhia possa se adaptar a qualquer situação que aparecer e, principalmente, identificar possíveis correções de rota sem afetar a rentabilidade e a produtividade da organização”, destaca o diretor da WiBX, plataforma de cashback e programa de fidelização.


Cássio Rosas acrescenta ainda que as mudanças não são apenas comportamentais ou restritas ao consumidor final, ocorre no próprio ecossistema em que o varejista está inserido. “Depois da Covid-19, o jeito de fazer negócios não vai ser mais o mesmo, e é preciso se adaptar aos cenários”, aponta.


Supply chain 4.0 e o varejo

A correta gestão de supply chain faz chegar na loja produtos nas quantidades certas e dentro das especificações exigidas pelo consumidor final. Sem isso é impossível realizar boas vendas. Para Altamiro Borges, diretor-presidente da Consultoria ABGroup, o enfoque deve ser mais estratégico e operacional.


“É preciso diminuir o ciclo de pedidos, realizando uma previsão de venda entre varejo e indústria que funcione, e evitar demandas desnecessárias e vendas perdidas. É fazer o básico funcionar: ter o produto certo, na quantidade certa, no lugar adequado, com o menor custo possível, melhorando o relacionamento com o fornecedor e o plano de negócios da cadeia”, disse Altamiro Borges durante a palestra “Trabalhando Supply Chain como diferencial competitivo”.


No caso do varejo online, o tempo de entrega é um dos principais fatores de conversão dos consumidores. E as tecnologias de big data, machine learning e geolocalização usadas na gestão da cadeia de suprimentos podem ajudar o varejista a conquistar e fidelizar clientes, entregando produtos em tempo cada vez menor. Por meio delas, é possível prevê as demandas dos clientes e, com isso, realizar melhor planejamento de compras de produtos e suprimentos, bem como alocá-los mais próximo ao cliente.


Marcelo Reis, fundador da MR16 Consultoria, afirma que a logística – parte do supply chain – tem ligação direta com o bom desempenho das vendas. “As adaptações realizadas nos processos logísticos também acrescentaram qualidade na relação consumidor-marca. No momento em que o cliente pede um produto pelo site e este pedido é encaminhado para a loja mais próxima da rede e, em seguida, entregue, podemos dizer que a multicanalidade está funcionando bem. Não vai mais para um centro de distribuição localizado distante e que acrescenta tempo de espera”, avalia.


Na prática, com o gerenciamento integrado de supply chain, os lojistas podem traçar antecipadamente o perfil dos consumidores, identificando suas preferências e gostos, através de dados coletados por termos de pesquisa e navegação. A partir daí, entre outras opções, é possível realizar compras de estoque mais assertivas ou apostar nas remessas preditivas, na qual as mercadorias são enviadas a centros de distribuição mais próximos dos clientes de maneira antecipada, antes mesmo deles efetuarem o pedido. O planejamento também pode ser feito em tempo real, permitindo que as empresas sejam mais flexíveis às mudanças ou imprevistos de demanda e oferta.


Tudo isso só é possível porque que os equipamentos já são capazes de realizar todas as operações, desde a seleção até o transporte de mercadorias, gerando um fluxo contínuo de informações sobre a situação de cada item, facilitando a gestão dos estoques, redução dos custos operacionais e obtenção de dados real time da operação.


Com informações de Sebrae, Tovts, Bip Brasil e Administradores.com.


FONTE: Varejo SA

 
 
 

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Perguntas frequentes da Promoção
"Natal de Tracker Zero"

1. Qual o período de Participação?

O período para realizar compras e depositar cupons é estritamente limitado:

  • Início: 17 de novembro de 2025, às 08h00.

  • Fim: 05 de janeiro de 2026, às 18h00.

    Atenção: Cupons depositados fora deste intervalo não serão considerados válidos na apuração.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 5 e 6.III

"PERÍODO DE PARTICIPAÇÃO: 17/11/2025 a 05/01/2026"

"Os consumidores, ao efetuarem suas compras nas empresas aderentes desta promoção... das 08h00 do dia 17 de novembro de 2025 às 18h00 do dia 05 de janeiro de 2026, terão direito a 01 (um) único cupom..."

2. Como o consumidor ganha o cupom para participar? 

O cupom é obtido de forma gratuita e é a porta de entrada para a promoção.

  • Aquisição: O consumidor tem direito a 01 (um) único cupom gratuito a cada compra realizada nas empresas aderentes.

  • Valor da Compra: O recebimento do cupom é independente do valor da compra. Ou seja, uma compra de pequeno valor ainda garante um cupom.

  • Local: As compras devem ser feitas nas empresas aderentes à promoção. A lista e os endereços estarão disponíveis na sede da MANDATÁRIA.


       Atenção: A regra é de um cupom por compra, não por valor gasto. É essencial realizar a compra em uma das empresas participantes.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.III

3. Quais são a elegibilidade e restrições de Participação?

É fundamental saber quem pode e quem NÃO pode participar:

  • Quem pode: Consumidores (pessoas físicas maiores de 18 anos e pessoas jurídicas) residentes no Brasil.

  • Quem NÃO pode (Critério Crítico de Desclassificação):

    • Diretores, empregados, prestadores de serviços diretos, estagiários e jovens aprendizes da CDL Itaúna.

    • Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus familiares próximos (ascendentes e descendentes até o segundo grau – cônjuges, pais, mães, filhos, netos e irmãos), quando os cupons forem emitidos pela PRÓPRIA empresa à qual estão vinculados.
       

        Atenção: A participação de pessoas nessas categorias resulta em desclassificação imediata.
 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.II e 11.IV

"Poderão participar todos os consumidores, pessoas físicas, maiores de 18 (dezoito) anos e jurídicas, residentes e domiciliados no território nacional."

"Ficam impedidos de participar do evento promocional em questão: a. Diretores, empregados... da entidade promotora; b. Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus respectivos ascendentes e descendentes até o segundo grau... quando os cupons forem emitidos pela própria empresa à qual estejam vinculados."

4. Qual a mecânica de Participação para Validação do Cupom?

Para que seu cupom seja válido, observe o seguinte:

  • Preenchimento Completo e Legível: Todos os dados pessoais (Nome completo, RG/CPF, endereço e telefone) devem ser preenchidos corretamente e de forma que possam ser lidos.

  • Resposta Correta à Pergunta: Assinalar com "X" a resposta correta para a pergunta "Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km?" A resposta correta é (X) ACE e CDL ITAÚNA. Qualquer outra resposta invalida o cupom.

  • Depósito em Urna: O cupom preenchido deve ser depositado em uma das urnas localizadas nas empresas aderentes ou na sede da MANDATÁRIA.

 

       Atenção: Falhas no preenchimento, ilegibilidade ou resposta incorreta desclassificam o cupom.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.IV e 7.I

"De posse do cupom o consumidor deverá preenchê-lo de forma correta e legível com todos os seus dados pessoais solicitados... assinalar com um (x) na resposta correta a pergunta proposta e depositá-lo em uma das urnas..."

"Perguntas da Promoção: I. 'Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km'? ( ) ACE e CDL ITAÚNA ( ) Outros."
 

5. Quais critérios de Desclassificação Direta?
 

Além das restrições de elegibilidade, estas são as principais causas de desclassificação:

  • Cupons Irregulares: Fotocopiados, em branco, ilegíveis ou com impossibilidade de autenticação.

  • Fraude: Qualquer tentativa comprovada de fraude, obtenção de vantagem ilícita ou prestação de informações falsas.

  • Não Cumprimento do Regulamento: Qualquer violação das condições estabelecidas no regulamento.
     

       Atenção: É crucial evitar qualquer inconsistência ou tentativa de burlar as regras, pois a desclassificação pode ocorrer a qualquer momento.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 11.I, 11.II e 11.III

"Não serão considerados os cupons fotocopiados, em branco, ilegível ou que não permitam a verificação de sua autenticidade..."

"qualquer tentativa de criar falsa identidade... será considerada como infração à legislação e aos termos do presente regulamento."

"serão desclassificadas a qualquer momento, as participações com fraude comprovada..."

6. Restrições de Produtos que Geram Cupons

Nem todas as compras geram cupons. Fique atento:

  • Produtos Excluídos: Medicamentos, armas, munições, fogos de artifício, bebidas alcoólicas com teor superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados não geram cupons.

  • Exceções em Farmácias/Pet Shops:

    • Em farmácias e drogarias, apenas itens de higiene pessoal e perfumaria são válidos. Medicamentos não contam.

    • Em pet shops e casas veterinárias, somente artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos são válidos. Medicamentos para animais não contam.

 

       Atenção: Compras desses itens não darão direito a cupons de participação.

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.VIII

"não poderão ser objetos de promoção... medicamentos, armas, munições, fogos de artifício ou de estampido, bebidas alcoólicas com teor alcoólico superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados."

"Nas compras realizadas em farmácias e drogarias, serão considerados somente os artigos de higiene pessoal e de perfumaria... em pet shop e casas veterinárias, serão considerados somente os artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos, portanto os medicamentos não serão computados para o fornecimento de cupons."

7. Qual o prazo e Requisitos para Reclamar o Prêmio (Ganhadores)?

Para o ganhador, há responsabilidades e prazos críticos:

  • Prazo de Entrega: O prêmio será entregue em até 30 dias após a apuração.

  • Documentação Essencial: O ganhador deve comprovar sua identidade (RG, CPF e comprovante de residência) e assinar a declaração de recebimento e carta compromisso. Para o prêmio (carro), cópias autenticadas em cartório serão necessárias.

  • Despesas do Prêmio: A MANDATÁRIA cobre IPVA, Licenciamento anual, Seguro Obrigatório e emplacamento.

  • Prazo para Reclamar o Prêmio: O prêmio tem validade de 180 dias a partir da data da apuração. Após esse período, ele caduca e o valor é recolhido ao Tesouro Nacional.

 

       Atenção: Não cumprir os requisitos de documentação ou perder o prazo de 180 dias resultará na perda do prêmio.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 13.I, 13.II e 13.IV

"o prêmio será entregue ao titular do cupom contemplado... em até 30 (trinta) dias contados da data da apuração..."

"o prêmio não reclamado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias... perderá a validade..."

"O (a) ganhador (a) deverá comprovar sua identidade mediante documentação (RG, CPF e comprovante de residência), bem como assinar a declaração de recebimento do prêmio e carta compromisso."

8. Tratamento de Dados Pessoais (LGPD)

Sua privacidade é tratada, mas com consentimento implícito na participação:

  • Coleta e Uso: Seus dados (nome, CPF, endereço, telefone) serão coletados e usados exclusivamente para a campanha, sob sigilo e de acordo com a LGPD.

  • Descarte: Serão incinerados em até 30 dias após a homologação da prestação de contas.

  • Consentimento: Ao receber o cupom e participar, você consente com essa coleta e tratamento de dados.

 

       Atenção: Este ponto é crucial para a conformidade e para a segurança das suas informações.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.XI e 14.XII

"A MANDATÁRIA declara conhecer e aplicar a Lei n. 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados..."

"Para a participação na campanha, o consumidor consente com a coleta de seus dados pessoais... sendo estes dados tratados e protegidos... e incinerados em até 30 (trinta) dias após a homologação da prestação de contas da campanha."

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