Buscar
  • Comunicação CDL Itaúna

Varejo em tempos de COVID-19


Um espaço para manter o varejista informado sobre os dados do varejo, a movimentação dos players do mercado e as grandes decisões que influenciam um dos setores mais importantes da economia.

A vida dos brasileiros após a quarentena



Um estudo inédito da Toluna, fornecedora de insights do consumidor sob demanda, identificou as principais mudanças nos hábitos e comportamentos dos brasileiros após a chegada do novo coronavírus ao país e, a partir disso, quais serão as tendências na vida dessas pessoas quando o pico da pandemia tiver sido superado no país.


Na pesquisa feita com 1.052 pessoas de todas as regiões do país os entrevistados afirmaram que pretendem manter hábitos como higienizar todas as coisas que entram em casa (59,5%), cozinhar (49,6%), fazer cursos online (43%) e ir ao mercado ou farmácia somente quando for extremamente necessário (40,6%).


Quando questionadas sobre tendências pós-pandemia, 63,6% das pessoas acreditam que o trabalho remoto irá se manter, a educação a distância (58%), busca por novos conhecimentos continua (57%), novos modelos de negócios para restaurantes (54,3%) e revisão de crenças e valores (49,6%).


Zinzane e Wöllner fazem parceria digital estratégica


A moda feminina da Zinzane agora está à venda no e-commerce da Wöllner, assim como o estilo esportivo da Wöllner passa a estar presente na loja online da Zinzane. A troca de coleções é uma parceria estratégica que transforma os canais de venda das duas marcas em marketplaces. A partir de agora, ambas as empresas passarão a ter novos sellers em suas plataformas.


“Vivemos um momento diferente, de repensar, olhar para dentro e ajudar o próximo. Mas também de investir e suportar a economia brasileira. A parceria com a Wöllner é apenas um primeiro passo”, explica Renato Villarinho, fundador da Zinzane.


Com o projeto digital, 100% dos produtos das duas marcas entram nos dois e-commerces, aumentando de imediato a oferta para suas bases. “Essa união de forças supre a demanda dos clientes da Wöllner pela presença de produtos femininos em seu site, da mesma forma que atende à necessidade da Zinzane em oferecer um portfólio de produtos ainda maior em sua loja virtual”, diz Lauro Wöllner, CEO da marca.


Restaurantes e lanchonetes perdem 69% da receita com pandemia


BizCapital, fintech que concede empréstimo online para micro e pequenas empresas, realizou uma pesquisa com cerca de dois mil empreendedores e levantou que o segmento de bares, restaurantes e lanchonetes foi o mais afetado com a quarentena: houve uma queda de 69% na receita desses pequenos negócios. Já os varejos de roupas e acessórios ocupam a segunda posição, com uma redução de 66% em suas receitas.


“Desde o começo da pandemia, a BizCapital teve um aumento de 20% no número de empréstimo, em especial quando se trata bares e restaurantes. Depois do susto inicial, muitos empreendedores estão buscando se adaptar a crise, com o uso de soluções online mais eficientes”, explica Francisco Ferreira, CEO da BizCapital.


A pesquisa também revela que as empresas de Turismo e Transporte perderam 64% de receita, o mesmo percentual para serviços de beleza. Em contrapartida, farmácias e mercados intensificaram seu fluxo de vendas ao longo desse período, com queda de 29% e 32% respectivamente.


eBay investirá R$ 600 mil para apoiar PMEs



O eBay lançou programa de “Meu Negócio 24/7 no eBay – Sempre disponível”, um projeto de aceleração que permitirá aos pequenos negócios brasileiros abrirem uma loja na plataforma de forma gratuita e com benefícios exclusivos para começar a exportar seus produtos para diferentes partes do mundo.


O programa conta com um investimento de R$ 600 mil e será possível oferecer benefícios aos usuários como programas de desenvolvimento de negócios, gerente pessoal para o desenvolvimento do negócio e programas de treinamento.


O eBay também ajustou suas políticas de venda para proteger as avaliações de desempenho dos vendedores para flexibilizar as operações comerciais. Assim, até o 20 de junho, os vendedores não serão penalizados em caso de entregas atrasadas e/ou cancelamentos de pedidos devido às limitações que poderiam enfrentar os serviços postais e alfandegários. Todas as informações sobre esta proteção estão disponíveis no export.ebay.com.


Camara-e.net promove ciclo de palestras gratuitas


O comércio eletrônico brasileiro está em expansão em função das orientações de isolamento, por conta da pandemia do coronavírus. Para se ter uma ideia, ao comparar as vendas do setor de março de 2020, em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 42,31%, é o que revela o índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). Outro dado relevante foi a alta de 33,68% no faturamento, neste mesmo período.


Por esses números e o irrefreável avanço do e-commerce no país, a Camara-e.net criou um ciclo de palestras gratuito que terá início no dia 28 de maio. O Ciclo MPE, como é chamada a iniciativa, neste será ao vivo e online. Quem tiver interesse em se capacitar, deve fazer o cadastro pelo site http://www.ciclo-mpe.net. Os inscritos receberão o link de acesso à sala do evento por e-mail e, através da plataforma digital, poderão tirar as dúvidas e receber mentorias em tempo real.


Instagram amplia liderança sobre Facebook


A Socialbakers, plataforma em soluções para otimização de performance corporativa em redes sociais, revela em novo estudo que o Instagram ampliou sua liderança sobre o Facebook durante a pandemia, com uma audiência global 28% maior, em comparação com apenas uma ligeira vantagem no final do ano passado.


O total de interações no Instagram foi ainda quase 16 vezes maior do que no Facebook, que por sua vez viu seu engajamento crescer consideravelmente no último trimestre com o maior número de pessoas em casa em razão da pandemia. As marcas, no entanto, ainda publicaram mais conteúdo no Facebook. Olhando para ambas plataformas, quase 60% de todas as postagens de marca dos 50 maiores perfis foram publicados no Facebook.


“O Instagram é cada vez mais o lugar certo para as empresas se mostrarem de maneira criativa, estimular engajamento e aumentar o reconhecimento da marca. Enquanto isso, o Facebook continua sendo a melhor opção para alcançar segmentos específicos do público e transformar leads em clientes”, afirma Alexandra Avelar, country manager da Socialbakers no Brasil.


Abílio Diniz é o próximo convidado em live da APAS



Na próxima quinta-feira (21), a Associação Paulista de Supermercados (APAS) irá receber Abílio Diniz, presidente do conselho de administração da Península Participações e membro dos conselhos do Carrefour Brasil e Global, para uma conversa sobre os desafios das operações de loja durante a pandemia do novo Coronavírus.


A live, mediada pelo presidente da APAS, Ronaldo dos Santos, será aberta para participação do público e contará ainda com a presença de João Sanzovo Neto, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).


Entre os temas que serão abordados nesta oportunidade será o futuro do supermercado na sociedade e o papel do setor para ajudar o Brasil a sair da crise econômica iminente.


A transmissão começa às 18h, no link: link.com.br/APAS/LINKWEBINAR


Eu Entrego faz parceria com APAS



O delivery se transformou em uma alternativa eficiente para os supermercados driblarem a crise do coronavírus e venderem seus produtos. A questão é que nem todos contam com esse serviço estruturado. Pensando nisso, a EuEntrego.com, startup de entregas colaborativas, faz parceria com a Apas (Associação Paulista de Supermercados).


O objetivo é permitir que toda a rede de supermercados do estado, incluindo os pequenos e médios varejistas, tenham acesso ao modelo de entregas oferecido pela empresa. Dessa forma, a tabela de preços desse serviço disponibilizada aos empreendedores paulistas durante a quarentena vai ser mais vantajosa.

Com um custo menor, até mesmo os supermercados de bairro do estado podem oferecer o delivery colaborativo, em que cidadãos comuns em seus próprios carros de passeio entregam os produtos, modalidade conhecida como crowdshipping. Ideal para o setor, uma vez que muitos itens são perecíveis e precisam ser entregues no mesmo dia.


FONTE: FCDL MG

13 visualizações
Acompanhe nossas Redes Sociais:
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
© Todos os direitos reservados | Comunicação CDL Itaúna 2020.