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Vendas podem depender das estratégias de exposição em supermercados



A organização do ambiente é um dos fatores responsáveis por determinar como o cliente se relaciona com a loja, ou seja, como ele compra, quanto tempo passa no estabelecimento, como circula pelos corredores e, consequentemente, como promove o supermercado para conhecidos e amigos. Nos últimos anos, houve uma mudança significativa no comportamento do consumidor, principalmente no setor varejista. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito e pela


Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, cerca de 54% dos entrevistados pesquisam e comparam preços antes de comprar. Aumentar as vendas é o objetivo de todo estabelecimento varejista, porém, é necessário que haja coerência e estratégias eficientes para promover o crescimento progressivo do negócio.


De fato, conhecer alguns segredos na organização de mercadorias é uma forma eficiente de aumentar o ticket médio de vendas de maneira considerável. Assim, a exposição de mercadorias deve ser feita estrategicamente para facilitar o acesso dos produtos desejados pelo cliente. É nesse cenário que se torna importante investir em ações que convençam as pessoas a optarem por uma marca, ou seja, fazer uso do merchandising para aumentar as vendas de determinados itens.


Visando essas estratégias, um dos focos atuais da Embalixo é oferecer apoio aos supermercados no intuito de vender mais com o mesmo espaço físico de exposição. “Temos especialistas para analisar e sugerir o melhor planograma de gôndola para o varejo aumentar a receita com ganhos de margem”, destaca Rafael Costa, Diretor Comercial da Embalixo.


Rafael conta que o passo inicial foi reduzir a quantidade de marcas na categoria.


Análises indicam que o excesso confunde o consumidor e compromete os resultados. O erro foi corrigido com a substituição de itens de marcas desconhecidas de combate e primeiro preço por linhas Embalixo focados na qualidade.


Esse trabalho de gerenciamento por categorias já vem sendo realizado com excelentes resultados. Nas lojas de varejo das redes que aceitaram as sugestões da Embalixo de alteração e inclusão de mix, houve crescimento médio de 25% nas vendas. Uma das mudanças foi a redução na quantidade de marcas no sortimento. Outra correção que gerou resultados imediatos foi a substituição das linhas do formato Almofada pelos produtos Embalixo em Rolo, de acordo com as preferências atuais do consumidor. Por fim, fez toda a diferença na rentabilidade a inclusão de linhas diferenciadas e exclusivas da empresa, como Embalixo Fecha Fácil, Embalixo com neutralizador de odores e fragrância de lavanda, Embalixo voltado a Economia Circular e Embalixo Zero Plástico.


FONTE: VAREJO S.A

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