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  • Comunicação CDL Itaúna

Whatsapp para negócios: como utilizar o app na sua estratégia de marketing e vendas


O WhatsApp já alcançou a marca de 2 bilhões de usuários ativos em todo mundo. O que só comprova que WhatsApp é uma ótima plataforma para qualquer profissional ou empresa oferecer seus produtos e serviços.


Cada vez mais as empresas estão criando ações direcionadas e descobrindo maneiras eficazes de alcançar novos clientes através do WhatsApp. Por isso, o WhatsApp desenvolveu uma versão direcionada para as empresas: o WhatsApp Business.


Confira algumas dicas para utilizar o aplicativo nas suas estratégias de marketing e vendas e faturar ainda mais!


O que é o Whatsapp Businnes?


O WhatsApp Business é a versão do aplicativo para empresas que desejam marcar presença no WhatsApp para gerar novos negócios e manter o relacionamento com o seu público.


Ele está disponível para Android e iOS, mas também pode ser acessado nos desktops através da sua plataforma online, o WhatsApp Web, que você pode abrir no navegador.

O aplicativo é bem semelhante à versão comum do WhatsApp. Mas a vantagem é que ele possui vários recursos que permitem que as empresas se comuniquem de forma mais efetiva com seus clientes.


Como criar uma conta comercial no WhatsApp Business?


Para começar a usar essa ferramenta, é preciso baixar o aplicativo WhatsApp Business na Google Play Store ou na App Store. A partir da instalação, a configuração é a mesma em ambas as plataformas.


Faça o seu cadastro usando um número de celular. Você deve usar seu número de telefone comercial, pois isso facilitará a verificação que acontece logo depois por SMS.

Crie seu perfil inserindo os detalhes da sua empresa. Certifique-se de inserir com precisão as informações solicitadas, como nome da empresa, endereço e informações de contato. São esses dados que seu público conseguirá ver no perfil.


Posso utilizar o mesmo número de telefone para o Whatsapp pessoal e para o Business?


Poder, até pode. Mas é importante lembrar que com o WhatsApp Business você estará criando um perfil para a sua empresa. Por isso, o ideal é contar com um número de telefone com a finalidade comercial.


Para facilitar o seu trabalho utilizando a versão Business, é recomendado ainda que também utilize um aparelho de smartphone à parte, destinado apenas para realizar suas atividades no perfil empresarial.


Por que devo usar o WhatsApp Business para o meu negócio?

  1. O principal motivo para usar essa ferramenta nas suas ações de marketing é o tamanho da audiência do WhatsApp, como já mencionamos.

  2. O WhatsApp é um canal rápido de atendimento ao cliente. Ele permite que as empresas se envolvam com os clientes da mesma maneira que costumam fazer em uma conversa pessoal, garantindo um retorno rápido em uma plataforma onde o público fica confortável

  3. Pequenas e médias empresas podem criar ações de marketing com o WhatsApp, diferentemente de estratégias mais caras, que apenas grandes marcas podem utilizar.

  4. Além de tudo isso, podemos dizer que a comunidade que utiliza o WhatsApp é tão diversificada que é quase impossível não atingir seu público através deste canal.

Quais os principais recursos disponíveis no WhatsApp Business?


Perfil comercial

Para empresas que desejam ser facilmente visualizadas e descobertas pelos clientes, você pode criar um perfil publicamente visível com informações como endereço, contato de email, descrição, site oficial, horário de atendimento e o que mais precisar divulgar.


Catálogo de produtos

No próprio perfil comercial, as empresas podem criar também o seu catálogo de produtos. Através dele, você já pode deixar salva toda a lista de produtos, criando uma vitrine oneline, e evitando ficar com várias fotos salvas na memória do seu smartphone.


Estatísticas do WhatsApp

Você pode ver de forma rápida quais os principais indicadores sobre a atividade da sua conta, como o volume de mensagens lidas, recebidas, enviadas e entregues. Com isso você tem um resumo completo das estatísticas que ajudam a entender a efetividade das suas mensagens e estratégias nesse canal.


Link curto e mensagem padrão dos clientes

Link curto é um link que você pode copiar ou compartilhar para que outras pessoas tenham acesso fácil ao seu perfil de empresa. Nessa mesma área, você consegue criar uma mensagem padrão que será preenchida automaticamente para todos que acessarem o link. Isso vai ajudar no momento de identificar mensagens de novos contatos.


Mensagem de ausência

Você pode definir mensagens automáticas para enviar aos clientes quando não estiver online, evitando que eles fiquem na dúvida sobre quando vão receber alguma resposta da sua empresa.


Mensagem de saudação

Para garantir que todos os seus novos contatos terão pelo menos um primeiro retorno rápido a partir da mensagem que enviarem, você pode configurar uma mensagem automática de saudação.


Respostas rápidas

De forma rápida, você pode salvar respostas usadas com frequência como favoritas, para enviar digitando apenas alguns comandos mais curtos.


Rotular as mensagens com etiquetas

Etiquetas, que possuem a função de rotular e marcar suas mensagens com uma cor e descrição específica. Você pode rotular bate-papos com base em etiquetas como “Novo cliente” ou “Novo pedido” e configurar respostas rápidas de acordo com cada uma delas. Por definição, o WhatsApp Business já vem configurado com 5 etiquetas diferentes.



FONTE: FCDL MG

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