6 dicas para lucrar mais investindo em automação de marketing

Investir em tecnologias pode aumentar a eficácia e a lucratividade do negócio. Inclusive, hoje, já é possível automatizar as ações de marketing da empresa. “Se você quer aumentar suas vendas online ou atrair mais pessoas até a sua loja física, a automação precisa fazer parte da sua estratégia”, ensina Jonatas Abbott, sócio e diretor executivo da Dinamize, empresa que oferece soluções para o mercado de marketing digital, com 20 anos de mercado de tecnologia.

Segundo dados apresentados pelo estudo “The Ultimate Marketing Automtion Stats”, da Emailmonday, 51% das empresas já utilizam da automação de marketing. A pesquisa mostra, ainda, que 58% das empresas focadas no B2B (Business to Business) planejam adotar essa tecnologia em breve.

Abbott destaca que, para as marcas, a automação de marketing facilita o alcance da clientela. “A automação de marketing torna mais simples segmentar o seu público e entender quem são as pessoas mais dispostas a comprar e quem ainda precisa de mais tempo para se interessar nos seus produtos”, afirma o diretor executivo.

No mercado existem várias ferramentas focadas nesse trabalho de interagir com os canais digitais e analisar os dados a partir dessa interação. Uma das ferramentas mais conhecidas no planeta é brasileira, a RD Station.

“De forma geral, é possível dizer que o grande diferencial da automação é a possibilidade de se comunicar de forma precisa com cada pessoa que interage no seu site ou canal conectado com a ferramenta utilizada. Não sabe o que fazer para sua marca ser referência? A automação de marketing tem a resposta”, finaliza Abbott.

Confira dicas de como fazer para implantar a automação de marketing na sua empresa:

• Organize-se

Defina sua estratégia! Como em todos os processos, este primeiro passo é crucial. Colete os dados que a sua marca tem dos seus clientes e monte uma base. Sem organização, provavelmente, seu projeto será um gasto de dinheiro sem retorno.

• Entenda o processo

A automação de marketing não é simples como parece. Para conseguir integrar e manter as ferramentas em funcionamento, é preciso entender como funcionam todas as etapas e os custos delas, separadamente.

• Crie um fluxo estratégico

É importante que você e sua equipe definam formas para facilitar a identificação de ações mais qualificadas. Com isso, é possível otimizar os resultados e a velocidade do processo. “Com a ajuda de um software de qualidade, é possível criar formulários que sejam utilizados tanto nas lojas virtuais quanto nos espaços físicos. Isso aumenta o alcance da sua marca e possibilita que os usuários recebam mais conteúdos sobre os produtos que você vende, facilitando a geração de novas vendas”, explica Jonatas.

• Mantenha a consistência

A automação de marketing é um processo que passa por várias ações, como produzir conteúdo e disparar e-mails. Nesses processos, erros podem acontecer, mas é muito importante manter a consistência para não estragar sua estratégia.

• Acompanhe os resultados

Como todos os dados, de todos os processos, ficam salvos, é possível identificar o que na sua estratégia está dando certo e o que é preciso mudar. Otimize seu serviço, e não se acomode quando as ferramentas estiverem funcionando. Se seu serviço for melhor, seus resultados serão melhores.

• Siga aprendendo

A automação de marketing ainda é uma ferramenta muito nova e, assim como tudo que envolve a internet, evolui rapidamente. Fique antenado nas novidades para não ser ficar para trás.