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6 dicas para o seu negócio fazer sucesso com o TikTok


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A rede social TikTok tem feito barulho no Brasil e no mundo. Para se ter ideia, foi o aplicativo (app) mais baixado em 2020: dois bilhões de downloads só no primeiro trimestre do ano passado, segundo levantamento da consultoria Sensor Tower. Ainda de acordo com o estudo, foi o app que mais ganhou dinheiro na App Store. A receita da rede social na loja da Apple cresceu 600% e chegou a US$ 1,2 bilhão.


Por aqui, são mais de 70 milhões de usuários ativos em um mês, a maioria com 18 a 24 anos (35%), seguida daqueles com 25 a 34 anos (28%). Cada pessoa passa 64 minutos por dia dentro do app. “O TikTok veio de uma forma avassaladora. Está batendo recorde atrás de recorde de pessoas que usam o app e passam muito tempo lá dentro, e a população mais velha está começando a entrar. Hoje, 23% dos usuários têm 35 anos ou mais”, afirma Michelle Massaro, diretora de Operações de Mídia e Marketing da agência Raccoon, de São Carlos (SP).


Michelle Massaro é uma entusiasta do aplicativo. Segundo ela, estar dentro da plataforma é um bom negócio para as empresas atraírem e fidelizarem clientela. “Atualmente, se não está no digital, não é reconhecido. Eu diria que se não está no TikTok, perde uma grande oportunidade de fazer o negócio bombar”, diz a jovem empreendedora, que é formada em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos e lidera um time com 130 pessoas.


Criado pela chinesa ByteDance, o TikTok permite o compartilhamento de vídeos de curta duração – entre 15 e 30 segundos –, que podem ser editados com músicas, efeitos especiais, filtros e outros recursos exclusivos. Parece ser a receita perfeita para quem está buscando uma forma de distrair a mente e ocupar o tempo. “É realmente viciante. Quando a gente usa, assiste aos vídeos, vai dando risada, e quando vê já passou duas horas da sua vida dentro do aplicativo”, destaca a especialista em mídia paga.


Entre as vantagens de estar no app chinês, os vídeos são melhor distribuídos para os usuários, se comparado a outras redes sociais, pois não depende tanto do engajamento. “É uma plataforma bem democrática. O seu algoritmo funciona diferente do Instagram, por exemplo. O TikTok mostra aquilo que você assiste. Se assisto a vídeos de gatinhos, o app vai me entregar vídeos similares. Já o Instagram, mostra os conteúdos mais curtidos e com mais comentários e compartilhamentos”, diz Michelle Massaro, que complementa: “se seu vídeo é legal, bate vários views mesmo sendo novo na plataforma. É bem focado no conteúdo”.


Para Massaro, o TikTok uniu o melhor do humor e do compartilhamento de conteúdo. “Eu adoro o Youtube (Ytb), e consumo alguns vídeos lá. Mas às vezes eu penso: ‘algumas coisas que eu iria aprender em um vídeo de 5/10 minutos do Ytb, no TikTok, com 30 segundos, eu já aprendi’”, avalia.


A equipe da Varejo SA conversou com Michelle Massaro e pegou 6 dicas para ajudar os micros e pequenos negócios a usarem o app do momento, criando engajamento e vendas.


Confira as dicas de como usar o TikTok para fazer negócio:


1 – Anúncio pago

É uma boa plataforma para os anunciantes, que podem aproveitar este momento o qual está todo mundo entrando na plataforma social e ficando muito tempo dentro dela.


Desde julho do ano passado, o TikTok também tem a opção de anúncio pago, por meio do qual pode investir dinheiro e fazer vários formatos de anúncios, que podem ser segmentados por idade, interesse etc.


“Tem um modelo de anúncio que impacta todos os usuários que abrem o app naquele dia. Pega 100% daquela população indicada no anúncio. Outra opção é a publicidade que vai ali no feed e tem ainda a que aparece na busca de hashtag. Dá até para fazer uma coisa mais orgânica com a marca. São várias opções para um impacto bem positivo”, diz Michelle.


2 – Sucesso orgânico

Para alcançar seguidores de forma orgânica, invista em:

  • Vídeos rápidos, de 15 a 30 segundos, e chamativos;

  • Conteúdos sobre curiosidade, humor e conhecimento;

  • Dicas sobre questões que tem a ver com o negócio, como abrir e gerir a empresa ou como tirar fotos que valorizem os produtos etc.;

  • Mostrar coisas corriqueiras e que não são de conhecimento geral, explorando a curiosidade da audiência;

  • Já iniciar o vídeo com a mensagem principal, deixando os detalhes para os demais vídeos da sequência;

  • O conteúdo/vídeo tem que ser pensado e produzido exclusivamente para o TikTok. Reutilizar vídeos feitos para outras plataformas não funciona.

“O pequeno negócio pode mostrar quase tudo. Uma loja de roupa pode mostrar desde a forma com seleciona as peças que vai vender até alguém provando as roupas. Pode até apelar para o lado mais engraçado, por exemplo, fazendo uma dancinha com o look. Vale ainda mostrar o processo de embalagem e entrega dos produtos”, ensina a sócia-diretora da Raccoon.


3 – Plano de mídia

No TikTok, é possível explorar todo o funil de vendas – representação das etapas que um potencial cliente passa, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda –, inclusive fazer a conversão. O importante é elaborar um plano de mídia cruzando as estratégias entre plataformas – Facebook, Instagram, Google etc. –, a fim de otimizar os resultados.


4 – Conteúdo de valor

Para conquistar o cliente, não basta fazer a oferta, antes é preciso oferecer conteúdo de valor. “Quando ensina a pessoa a fazer alguma coisa, você entrega um valor para ela. Isso gera empatia no consumidor com relação à marca, construindo uma imagem positiva. Então, quando a pessoa tem um problema que o seu negócio resolve, com certeza, vai lembrar da sua marca muito mais rápido. Faz o consumidor guardar aquela marca em um lugarzinho especial”, explica Massaro.


5 – Seja o rosto da sua marca

Hoje, nas redes sociais, as pessoas não querem ver um modelo/ator, querem o empreendedor ou alguém da equipe com o celular na mão gravando a sua rotina ou a realidade do negócio. “E o empreendedor não poder ficar com medo, achando que o seu conteúdo não agrega valor. O importante é começar para entender a plataforma e o que dá certo lá dentro”, aponta a especialista em marketing digital.


6 – Parceria com tiktokers

O tiktoker/influenciador gera engajamento para a sua marca. Pode ser interessante para o negócio fechar parceria com um influencer, usando o alcance que já tem na plataforma, para atrair acessos e relacionamento para os perfis e canais da marca. Na prática, o influencer chama as pessoas para a sua loja e divulga ofertas, podendo colaborar com a conversão de clientes. No entanto, a estratégia não pode contar apenas com os tiktokers, tem que ser casada com a produção exclusiva de conteúdo do negócio, focando sobretudo no conteúdo próprio.


FONTE: Varejo SA

 
 
 

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Perguntas frequentes da Promoção
"Natal de Tracker Zero"

1. Qual o período de Participação?

O período para realizar compras e depositar cupons é estritamente limitado:

  • Início: 17 de novembro de 2025, às 08h00.

  • Fim: 05 de janeiro de 2026, às 18h00.

    Atenção: Cupons depositados fora deste intervalo não serão considerados válidos na apuração.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 5 e 6.III

"PERÍODO DE PARTICIPAÇÃO: 17/11/2025 a 05/01/2026"

"Os consumidores, ao efetuarem suas compras nas empresas aderentes desta promoção... das 08h00 do dia 17 de novembro de 2025 às 18h00 do dia 05 de janeiro de 2026, terão direito a 01 (um) único cupom..."

2. Como o consumidor ganha o cupom para participar? 

O cupom é obtido de forma gratuita e é a porta de entrada para a promoção.

  • Aquisição: O consumidor tem direito a 01 (um) único cupom gratuito a cada compra realizada nas empresas aderentes.

  • Valor da Compra: O recebimento do cupom é independente do valor da compra. Ou seja, uma compra de pequeno valor ainda garante um cupom.

  • Local: As compras devem ser feitas nas empresas aderentes à promoção. A lista e os endereços estarão disponíveis na sede da MANDATÁRIA.


       Atenção: A regra é de um cupom por compra, não por valor gasto. É essencial realizar a compra em uma das empresas participantes.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.III

3. Quais são a elegibilidade e restrições de Participação?

É fundamental saber quem pode e quem NÃO pode participar:

  • Quem pode: Consumidores (pessoas físicas maiores de 18 anos e pessoas jurídicas) residentes no Brasil.

  • Quem NÃO pode (Critério Crítico de Desclassificação):

    • Diretores, empregados, prestadores de serviços diretos, estagiários e jovens aprendizes da CDL Itaúna.

    • Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus familiares próximos (ascendentes e descendentes até o segundo grau – cônjuges, pais, mães, filhos, netos e irmãos), quando os cupons forem emitidos pela PRÓPRIA empresa à qual estão vinculados.
       

        Atenção: A participação de pessoas nessas categorias resulta em desclassificação imediata.
 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.II e 11.IV

"Poderão participar todos os consumidores, pessoas físicas, maiores de 18 (dezoito) anos e jurídicas, residentes e domiciliados no território nacional."

"Ficam impedidos de participar do evento promocional em questão: a. Diretores, empregados... da entidade promotora; b. Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus respectivos ascendentes e descendentes até o segundo grau... quando os cupons forem emitidos pela própria empresa à qual estejam vinculados."

4. Qual a mecânica de Participação para Validação do Cupom?

Para que seu cupom seja válido, observe o seguinte:

  • Preenchimento Completo e Legível: Todos os dados pessoais (Nome completo, RG/CPF, endereço e telefone) devem ser preenchidos corretamente e de forma que possam ser lidos.

  • Resposta Correta à Pergunta: Assinalar com "X" a resposta correta para a pergunta "Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km?" A resposta correta é (X) ACE e CDL ITAÚNA. Qualquer outra resposta invalida o cupom.

  • Depósito em Urna: O cupom preenchido deve ser depositado em uma das urnas localizadas nas empresas aderentes ou na sede da MANDATÁRIA.

 

       Atenção: Falhas no preenchimento, ilegibilidade ou resposta incorreta desclassificam o cupom.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.IV e 7.I

"De posse do cupom o consumidor deverá preenchê-lo de forma correta e legível com todos os seus dados pessoais solicitados... assinalar com um (x) na resposta correta a pergunta proposta e depositá-lo em uma das urnas..."

"Perguntas da Promoção: I. 'Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km'? ( ) ACE e CDL ITAÚNA ( ) Outros."
 

5. Quais critérios de Desclassificação Direta?
 

Além das restrições de elegibilidade, estas são as principais causas de desclassificação:

  • Cupons Irregulares: Fotocopiados, em branco, ilegíveis ou com impossibilidade de autenticação.

  • Fraude: Qualquer tentativa comprovada de fraude, obtenção de vantagem ilícita ou prestação de informações falsas.

  • Não Cumprimento do Regulamento: Qualquer violação das condições estabelecidas no regulamento.
     

       Atenção: É crucial evitar qualquer inconsistência ou tentativa de burlar as regras, pois a desclassificação pode ocorrer a qualquer momento.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 11.I, 11.II e 11.III

"Não serão considerados os cupons fotocopiados, em branco, ilegível ou que não permitam a verificação de sua autenticidade..."

"qualquer tentativa de criar falsa identidade... será considerada como infração à legislação e aos termos do presente regulamento."

"serão desclassificadas a qualquer momento, as participações com fraude comprovada..."

6. Restrições de Produtos que Geram Cupons

Nem todas as compras geram cupons. Fique atento:

  • Produtos Excluídos: Medicamentos, armas, munições, fogos de artifício, bebidas alcoólicas com teor superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados não geram cupons.

  • Exceções em Farmácias/Pet Shops:

    • Em farmácias e drogarias, apenas itens de higiene pessoal e perfumaria são válidos. Medicamentos não contam.

    • Em pet shops e casas veterinárias, somente artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos são válidos. Medicamentos para animais não contam.

 

       Atenção: Compras desses itens não darão direito a cupons de participação.

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.VIII

"não poderão ser objetos de promoção... medicamentos, armas, munições, fogos de artifício ou de estampido, bebidas alcoólicas com teor alcoólico superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados."

"Nas compras realizadas em farmácias e drogarias, serão considerados somente os artigos de higiene pessoal e de perfumaria... em pet shop e casas veterinárias, serão considerados somente os artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos, portanto os medicamentos não serão computados para o fornecimento de cupons."

7. Qual o prazo e Requisitos para Reclamar o Prêmio (Ganhadores)?

Para o ganhador, há responsabilidades e prazos críticos:

  • Prazo de Entrega: O prêmio será entregue em até 30 dias após a apuração.

  • Documentação Essencial: O ganhador deve comprovar sua identidade (RG, CPF e comprovante de residência) e assinar a declaração de recebimento e carta compromisso. Para o prêmio (carro), cópias autenticadas em cartório serão necessárias.

  • Despesas do Prêmio: A MANDATÁRIA cobre IPVA, Licenciamento anual, Seguro Obrigatório e emplacamento.

  • Prazo para Reclamar o Prêmio: O prêmio tem validade de 180 dias a partir da data da apuração. Após esse período, ele caduca e o valor é recolhido ao Tesouro Nacional.

 

       Atenção: Não cumprir os requisitos de documentação ou perder o prazo de 180 dias resultará na perda do prêmio.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 13.I, 13.II e 13.IV

"o prêmio será entregue ao titular do cupom contemplado... em até 30 (trinta) dias contados da data da apuração..."

"o prêmio não reclamado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias... perderá a validade..."

"O (a) ganhador (a) deverá comprovar sua identidade mediante documentação (RG, CPF e comprovante de residência), bem como assinar a declaração de recebimento do prêmio e carta compromisso."

8. Tratamento de Dados Pessoais (LGPD)

Sua privacidade é tratada, mas com consentimento implícito na participação:

  • Coleta e Uso: Seus dados (nome, CPF, endereço, telefone) serão coletados e usados exclusivamente para a campanha, sob sigilo e de acordo com a LGPD.

  • Descarte: Serão incinerados em até 30 dias após a homologação da prestação de contas.

  • Consentimento: Ao receber o cupom e participar, você consente com essa coleta e tratamento de dados.

 

       Atenção: Este ponto é crucial para a conformidade e para a segurança das suas informações.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.XI e 14.XII

"A MANDATÁRIA declara conhecer e aplicar a Lei n. 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados..."

"Para a participação na campanha, o consumidor consente com a coleta de seus dados pessoais... sendo estes dados tratados e protegidos... e incinerados em até 30 (trinta) dias após a homologação da prestação de contas da campanha."

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