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Aposte em bom atendimento e qualidade para conquistar cliente 60+


Pesquisa da CNDL e SPC Brasil mostra como os idosos brasileiros estão gastando, durante o segundo ano de pandemia, e se preparando para a aposentadoria


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Levantamento realizado em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, mostra que a maior parte dos brasileiros e as brasileiras com idade igual ou superior a 60 anos não conseguem fazer planejamento financeiro e se preparar para a vida após a aposentadoria, sobretudo por falta de recursos sobressalentes.


O estudo ‘Vida financeira e preparo para a terceira idade’ foi divulgado nesta terça-feira (6) e revela que 33% dos entrevistados satisfazem mal ou muito mal as suas necessidades com a renda própria ou familiar e 31% declaram que essa renda é a conta certa. Apenas 32% dizem satisfazer bem ou muito bem. Para 42% dos idosos o padrão de vida está pior hoje do que quando tinha 40 anos; 21% afirmam que está igual; e só 31% acreditam que está melhor.


Confira a pesquisa Vida financeira e preparo para a terceira idade na íntegra!


Reserva financeira

De acordo com a pesquisa, 49% dos entrevistados relatam que não possuem recursos guardados, enquanto 39% possuem (sobretudo as classes A e B), sendo que 31% mantêm para imprevistos, 8% para a realização de sonhos e 6% para a aposentadoria.


O levantamento aponta que 63% dos que não têm reservas justificaram que nunca sobrou dinheiro (sobretudo nas classes C/D/E). Outras justificativas foram a pouca sobra de dinheiro e a descrença de poder juntar um bom valor a longo prazo (26%), o gasto da reserva financeira que possuía (19%) e a falta de disciplina para juntar dinheiro (17%).


Entre os que têm uma reserva financeira, 33% estão utilizando os recursos e 47% não estão utilizando agora, mas já utilizaram em algum momento, enquanto 19% nunca utilizaram.


Destino da renda

Entre os principais gastos mensais, 76% mencionaram a alimentação, além das contas básicas (71%); remédios (58%); telefonia (51%); TV por assinatura (51%) e higiene (47%). Quando questionados se no último mês compraram algo de que não precisavam, pela facilidade do crédito, 71% afirmaram não ter comprado (com aumento de 25 p.p. na comparação a 2018). No entanto, 23% adquiriram algo sem necessidade, sobretudo celulares (5%), roupas (5%) e eletrodomésticos (5%).


Como vender para os 60+

Os idosos com mais de sessenta anos devem movimentar US$ 15 trilhões no mundo em 2020, segundo a Harvard Business Review. No Brasil, o montante deve alcançar R$ 1,8 trilhão, de acordo com dados do Instituto Locomotiva. Apesar do potencial de consumo, na hora de montar estratégias de venda para estes brasileiros, não se pode esquecer dos dados do levantamento ‘Vida financeira e preparo para a terceira idade’, apresentados acima.


Resumindo: atualmente, a renda dos brasileiros e as brasileiras com 60 anos ou mais fica quase totalmente comprometida com os gastos básicos. Para vender para estes consumidores, sobretudo se não estiver atuando nos segmentos essenciais, a saída é, então, apostar em serviços de qualidade e na experiência de consumo, criando a sensação de bem-estar e bom investimento ao consumir produtos e serviços no seu empreendimento. Isso significa, entre outras coisas, adequar a sua loja para receber bem este consumidor.


É claro que não há uma regra mágica para vender para os 60+, mas trouxemos algumas ideias de como os negócios – seja dos setores de primeira necessidade, seja dos demais segmentos – podem lucrar com este público, que busca atendimento qualificado e produto alinhado com suas necessidades.


Confira as boas práticas:


1 – Atendimento

Não é surpresa que o mau atendimento, as filas e as lojas muito cheias são os principais motivos pelos quais os idosos deixam de frequentar um comércio. Não muito diferente da maioria dos consumidores, independentemente da idade, entretanto, este público possivelmente não vai te dar uma segunda chance. Por isso, atenção:


  • Ofereça o que o consumidor 60+ deseja com qualidade e atenção. Com certeza, o número de clientes fidelizados vai aumentar;

  • Invista no treinamento de seus funcionários para serem atenciosos e pacientes;

  • Não trate o cliente 60+ como uma criança. Eles querem ser tratados com seriedade e ter sua lucidez e poder de decisão reconhecidos e respeitados;

  • Estes consumidores exigem informações completas sobre o que você está oferecendo.


2 – Qualidade

A qualidade dos produtos e dos serviços é tão importante quanto o atendimento. Isso porque os brasileiros com idade igual ou superior a 60 anos procuram por qualidade, e não por preço. Neste sentido, fique atento:


  • Não ofereça produtos de baixa qualidade;

  • Realize promoções que uma bons produtos e serviços com uma boa experiência de atendimento e consumo;

  • Faz parte do padrão de qualidade ter vendedores que conheçam bem os produtos e serviços que estão vendendo, sendo capazes de tirar todas as suas dúvidas antes da compra.


3 – Divulgação

Nunca associe suas campanhas, posts ou fotos à velhice ou a clichês, como incapacidade de lidar com novas tecnologias. A maioria dos idosos no Brasil está conectada à internet e sua cotidianamente equipamentos tecnológicos. Por isso, antes de definir a comunicação da empresa, conheça bem os idosos que frequentam a sua loja, identificando:


  • Preferências;

  • Hábitos de compra em seu comércio;

  • Horários preferidos;

  • O que eles desejariam que a sua empresa melhorasse.


4 – Faixa e renda

Com a expectativa de vida aumentando, cada faixa etária dentro do público 60+ tem sua especificidade, ou seja. necessidades e desejos diferentes. Aquilo que um consumidor de 60 anos quer e precisa, pode ser diferente do consumidor com 70, por exemplo.


Além disso, entenda qual a renda do público que você deseja atingir, para definir o que você vai oferecer. O estudo da CNDL e do SPC Brasil lançado hoje mostra que há um grupo entre os 60+ que elevou o padrão de vida, e pode sim fazer consumo de luxo. Tem ainda aqueles que fizeram reservas financeiras para realizar sonhos nesta fase da vida.


5 – Digital

No ambiente digital, aposte em:

  • Mensagens diretas: o ideal é que a pessoa consiga reconhecer o intuito da ação em até 3 segundos. As informações devem ser curtas e objetivas. Evite sentidos duplos e gírias modernas que possam ser inadequados;

  • Linguagem visual: evite imagens carregadas, utilize letras e avisos em tamanho grande e fáceis de serem lidos e use fontes claras;

  • Usabilidade: crie caminhos intuitivos e utilize banners e anúncios simples para a conversão. Conte com serviço de troca de mensagens para seu time de suporte ou venda, que é direto e fácil de ser utilizado.

  • Segurança: para mostrar como o seu negócio é seguro e comprometido com o cliente, tenha certificados reconhecidos e várias métodos de pagamento seguros. Regras claras para entrega, troca e devolução de produtos também são importantes para a segurança e credibilidade.


6 – Confiança

Os consumidores 60+ são mais cautelosos antes de escolher serviços e produtos. Por isso, é preciso ganhar a confiança deles durante todo o processo de compra/venda. Foque nos benefícios que seu produto traz e como pode melhor a vida do cliente.


Além disso, invista em um bom branding: conte sua história, mostre seus valores e apresente sua visão. Use depoimentos de outros consumidores para dar credibilidade ao que está promovendo.


FONTE: Varejo SA

 
 
 

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Perguntas frequentes da Promoção
"Natal de Tracker Zero"

1. Qual o período de Participação?

O período para realizar compras e depositar cupons é estritamente limitado:

  • Início: 17 de novembro de 2025, às 08h00.

  • Fim: 05 de janeiro de 2026, às 18h00.

    Atenção: Cupons depositados fora deste intervalo não serão considerados válidos na apuração.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 5 e 6.III

"PERÍODO DE PARTICIPAÇÃO: 17/11/2025 a 05/01/2026"

"Os consumidores, ao efetuarem suas compras nas empresas aderentes desta promoção... das 08h00 do dia 17 de novembro de 2025 às 18h00 do dia 05 de janeiro de 2026, terão direito a 01 (um) único cupom..."

2. Como o consumidor ganha o cupom para participar? 

O cupom é obtido de forma gratuita e é a porta de entrada para a promoção.

  • Aquisição: O consumidor tem direito a 01 (um) único cupom gratuito a cada compra realizada nas empresas aderentes.

  • Valor da Compra: O recebimento do cupom é independente do valor da compra. Ou seja, uma compra de pequeno valor ainda garante um cupom.

  • Local: As compras devem ser feitas nas empresas aderentes à promoção. A lista e os endereços estarão disponíveis na sede da MANDATÁRIA.


       Atenção: A regra é de um cupom por compra, não por valor gasto. É essencial realizar a compra em uma das empresas participantes.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.III

3. Quais são a elegibilidade e restrições de Participação?

É fundamental saber quem pode e quem NÃO pode participar:

  • Quem pode: Consumidores (pessoas físicas maiores de 18 anos e pessoas jurídicas) residentes no Brasil.

  • Quem NÃO pode (Critério Crítico de Desclassificação):

    • Diretores, empregados, prestadores de serviços diretos, estagiários e jovens aprendizes da CDL Itaúna.

    • Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus familiares próximos (ascendentes e descendentes até o segundo grau – cônjuges, pais, mães, filhos, netos e irmãos), quando os cupons forem emitidos pela PRÓPRIA empresa à qual estão vinculados.
       

        Atenção: A participação de pessoas nessas categorias resulta em desclassificação imediata.
 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.II e 11.IV

"Poderão participar todos os consumidores, pessoas físicas, maiores de 18 (dezoito) anos e jurídicas, residentes e domiciliados no território nacional."

"Ficam impedidos de participar do evento promocional em questão: a. Diretores, empregados... da entidade promotora; b. Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus respectivos ascendentes e descendentes até o segundo grau... quando os cupons forem emitidos pela própria empresa à qual estejam vinculados."

4. Qual a mecânica de Participação para Validação do Cupom?

Para que seu cupom seja válido, observe o seguinte:

  • Preenchimento Completo e Legível: Todos os dados pessoais (Nome completo, RG/CPF, endereço e telefone) devem ser preenchidos corretamente e de forma que possam ser lidos.

  • Resposta Correta à Pergunta: Assinalar com "X" a resposta correta para a pergunta "Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km?" A resposta correta é (X) ACE e CDL ITAÚNA. Qualquer outra resposta invalida o cupom.

  • Depósito em Urna: O cupom preenchido deve ser depositado em uma das urnas localizadas nas empresas aderentes ou na sede da MANDATÁRIA.

 

       Atenção: Falhas no preenchimento, ilegibilidade ou resposta incorreta desclassificam o cupom.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.IV e 7.I

"De posse do cupom o consumidor deverá preenchê-lo de forma correta e legível com todos os seus dados pessoais solicitados... assinalar com um (x) na resposta correta a pergunta proposta e depositá-lo em uma das urnas..."

"Perguntas da Promoção: I. 'Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km'? ( ) ACE e CDL ITAÚNA ( ) Outros."
 

5. Quais critérios de Desclassificação Direta?
 

Além das restrições de elegibilidade, estas são as principais causas de desclassificação:

  • Cupons Irregulares: Fotocopiados, em branco, ilegíveis ou com impossibilidade de autenticação.

  • Fraude: Qualquer tentativa comprovada de fraude, obtenção de vantagem ilícita ou prestação de informações falsas.

  • Não Cumprimento do Regulamento: Qualquer violação das condições estabelecidas no regulamento.
     

       Atenção: É crucial evitar qualquer inconsistência ou tentativa de burlar as regras, pois a desclassificação pode ocorrer a qualquer momento.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 11.I, 11.II e 11.III

"Não serão considerados os cupons fotocopiados, em branco, ilegível ou que não permitam a verificação de sua autenticidade..."

"qualquer tentativa de criar falsa identidade... será considerada como infração à legislação e aos termos do presente regulamento."

"serão desclassificadas a qualquer momento, as participações com fraude comprovada..."

6. Restrições de Produtos que Geram Cupons

Nem todas as compras geram cupons. Fique atento:

  • Produtos Excluídos: Medicamentos, armas, munições, fogos de artifício, bebidas alcoólicas com teor superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados não geram cupons.

  • Exceções em Farmácias/Pet Shops:

    • Em farmácias e drogarias, apenas itens de higiene pessoal e perfumaria são válidos. Medicamentos não contam.

    • Em pet shops e casas veterinárias, somente artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos são válidos. Medicamentos para animais não contam.

 

       Atenção: Compras desses itens não darão direito a cupons de participação.

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.VIII

"não poderão ser objetos de promoção... medicamentos, armas, munições, fogos de artifício ou de estampido, bebidas alcoólicas com teor alcoólico superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados."

"Nas compras realizadas em farmácias e drogarias, serão considerados somente os artigos de higiene pessoal e de perfumaria... em pet shop e casas veterinárias, serão considerados somente os artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos, portanto os medicamentos não serão computados para o fornecimento de cupons."

7. Qual o prazo e Requisitos para Reclamar o Prêmio (Ganhadores)?

Para o ganhador, há responsabilidades e prazos críticos:

  • Prazo de Entrega: O prêmio será entregue em até 30 dias após a apuração.

  • Documentação Essencial: O ganhador deve comprovar sua identidade (RG, CPF e comprovante de residência) e assinar a declaração de recebimento e carta compromisso. Para o prêmio (carro), cópias autenticadas em cartório serão necessárias.

  • Despesas do Prêmio: A MANDATÁRIA cobre IPVA, Licenciamento anual, Seguro Obrigatório e emplacamento.

  • Prazo para Reclamar o Prêmio: O prêmio tem validade de 180 dias a partir da data da apuração. Após esse período, ele caduca e o valor é recolhido ao Tesouro Nacional.

 

       Atenção: Não cumprir os requisitos de documentação ou perder o prazo de 180 dias resultará na perda do prêmio.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 13.I, 13.II e 13.IV

"o prêmio será entregue ao titular do cupom contemplado... em até 30 (trinta) dias contados da data da apuração..."

"o prêmio não reclamado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias... perderá a validade..."

"O (a) ganhador (a) deverá comprovar sua identidade mediante documentação (RG, CPF e comprovante de residência), bem como assinar a declaração de recebimento do prêmio e carta compromisso."

8. Tratamento de Dados Pessoais (LGPD)

Sua privacidade é tratada, mas com consentimento implícito na participação:

  • Coleta e Uso: Seus dados (nome, CPF, endereço, telefone) serão coletados e usados exclusivamente para a campanha, sob sigilo e de acordo com a LGPD.

  • Descarte: Serão incinerados em até 30 dias após a homologação da prestação de contas.

  • Consentimento: Ao receber o cupom e participar, você consente com essa coleta e tratamento de dados.

 

       Atenção: Este ponto é crucial para a conformidade e para a segurança das suas informações.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.XI e 14.XII

"A MANDATÁRIA declara conhecer e aplicar a Lei n. 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados..."

"Para a participação na campanha, o consumidor consente com a coleta de seus dados pessoais... sendo estes dados tratados e protegidos... e incinerados em até 30 (trinta) dias após a homologação da prestação de contas da campanha."

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