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Black Friday: 6 em cada 10 brasileiros já estão procurando o que comprar


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O consumidor está se preparando cada vez mais cedo para a Black Friday e já busca ofertas desde antes, mostra pesquisa encomenda pelo Google à Offerwise. O estudo entrevistou 500 brasileiros conectados à internet, que pertencem às classes A, B e C e declararam conhecer a Black Friday.


Segundo a pesquisa, seis em cada dez entrevistados declararam que já começaram a buscar o que pretendem comprar na data. A categoria de consoles e jogos de videogame é a que lidera o ranking, tendo sido citada por 86% dos respondentes. Na sequência, os celulares, com 85%, e as TVs, cerca de 83% de menções, fecham o pódio.

O levantamento também trouxe dados referentes às preferências de itens nas categorias mais populares, como eletrodomésticos e eletroportáteis. No caso dos eletrodomésticos, os destaques são fogão e cooktop, desejados por 44%, seguidos por micro-ondas, 40%, e geladeira, com 38%.


“O estudo traz uma notícia importante para as marcas. Os consumidores já estão iniciando sua jornada de compra, e as empresas podem exercer um importante papel de ajuda nesse momento de escolha”, disse Gleidys Salvanha, diretora de Negócios para Varejo do Google Brasil.


Estratégias para a data A divulgação da pesquisa foi feita nesta terça-feira, 25, durante um evento que contou com a presença de profissionais do Google e de executivos do varejo e do setor de serviços convidados pela empresa de tecnologia.


Ilca Sierra, CMXO (Chief Customer Experience and Marketing Officer) da Via, contou um pouco sobre o planejamento da companhia para essa data. Com a campanha “A maior Black Friday do Brasil”, os clientes da Casas Bahia já podem encontrar um “esquenta” com itens a preço de Black Friday. A companhia também vai sortear um Pix de R$ 1 milhão para quem consumir acima de R$ 100 no Ponto.


Ela ainda contou que uma das estratégias tem sido antecipar promoções, seguindo a tendência percebida nos consumidores. “As pessoas estão cada vez mais conectadas com a data, por isso fazemos a antecipação. Nós tentamos colocar nossas marcas na cabeça do consumidor antes”, explicou.


A executiva comentou também que a empresa deve apostar no modelo de live commerce, que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro. A empresa deverá apostar ainda em influenciadores internos (vendedores) para humanizar o e-commerce. Por fim, Ilca destacou que as expectativas para a Black Friday são bem altas e que a Via já tem colhido ótimos feedbacks das campanhas lançadas.


Para Taísa Bornhofen, diretora comercial da DBR, joint venture entre os grupos Loghaus e Otto Group e que tem a Posthaus como principal canal de vendas, a antecipação também é o ponto fundamental.


Para ela, assim como os clientes têm se antecipado, a marca faz o mesmo, principalmente no app próprio. “Também estamos trabalhando a parte de estoque e campanhas fortes para o nosso aplicativo, que hoje representa 50% das nossas vendas”, complementou. Segundo Taísa, essa antecipação da Black Friday, para eles, garante um possível recompra ainda no mesmo período.


Além disso, a diretora também reforçou a necessidade de ter todos os setores testados e perceber que os processos estão fluidos, principalmente nesta data e com clientes cada vez mais exigentes.


Já Vinicius Faria, coordenador de Marketing de Performance da Pearson para a América Latina, destacou que as estratégias no setor de serviços se diferem pelo fato de esse ser um segmento totalmente diferente do varejo. Segundo Faria, uma dos principais dificuldades é o gatilho para convencer alguém a, naquele momento, aderir um dos cursos de inglês da Wizard, por exemplo.


Ele ainda contou que a empresa mudou nos últimos anos a estratégia para a Black Friday e que isso tem gerado mais leads. “Antes nós fazíamos apenas na semana, mas no ano passado fizemos o mês inteiro e até estendendo um pouco esse período. Com isso vimos um incremento de 20% de geração de leads e matrículas, comparando ano a ano”, destacou.


Por fim, Vinicius também destacou que as expectativas da empresa são altas para a data neste ano. A empresa, além de aumentar os leads e os números de matrículas, também quer gerar mais interesse e fomentar esse segmento.


Desafios Os três convidados presentes definiram a Black Friday deste ano como única e desafiadora, principalmente pelo fator Copa do Mundo, que estará acontecendo durante a data. Um dos fatores comentados por todos foi o alto preço que será pago durante este período para conseguir atrair a atenção do consumidor.


Na mesma linha de desafios, Ilca também chamou a atenção para o momento financeiro pelo qual passa a população brasileira, muito endividada e com problema de crédito. Taísa ressaltou que o setor de logística deverá sofrer com um gargalo, uma vez que muitas pessoas costumam parar para assistir aos jogos.


FONTE: VAREJO SA

 
 
 

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Perguntas frequentes da Promoção
"Natal de Tracker Zero"

1. Qual o período de Participação?

O período para realizar compras e depositar cupons é estritamente limitado:

  • Início: 17 de novembro de 2025, às 08h00.

  • Fim: 05 de janeiro de 2026, às 18h00.

    Atenção: Cupons depositados fora deste intervalo não serão considerados válidos na apuração.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 5 e 6.III

"PERÍODO DE PARTICIPAÇÃO: 17/11/2025 a 05/01/2026"

"Os consumidores, ao efetuarem suas compras nas empresas aderentes desta promoção... das 08h00 do dia 17 de novembro de 2025 às 18h00 do dia 05 de janeiro de 2026, terão direito a 01 (um) único cupom..."

2. Como o consumidor ganha o cupom para participar? 

O cupom é obtido de forma gratuita e é a porta de entrada para a promoção.

  • Aquisição: O consumidor tem direito a 01 (um) único cupom gratuito a cada compra realizada nas empresas aderentes.

  • Valor da Compra: O recebimento do cupom é independente do valor da compra. Ou seja, uma compra de pequeno valor ainda garante um cupom.

  • Local: As compras devem ser feitas nas empresas aderentes à promoção. A lista e os endereços estarão disponíveis na sede da MANDATÁRIA.


       Atenção: A regra é de um cupom por compra, não por valor gasto. É essencial realizar a compra em uma das empresas participantes.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.III

3. Quais são a elegibilidade e restrições de Participação?

É fundamental saber quem pode e quem NÃO pode participar:

  • Quem pode: Consumidores (pessoas físicas maiores de 18 anos e pessoas jurídicas) residentes no Brasil.

  • Quem NÃO pode (Critério Crítico de Desclassificação):

    • Diretores, empregados, prestadores de serviços diretos, estagiários e jovens aprendizes da CDL Itaúna.

    • Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus familiares próximos (ascendentes e descendentes até o segundo grau – cônjuges, pais, mães, filhos, netos e irmãos), quando os cupons forem emitidos pela PRÓPRIA empresa à qual estão vinculados.
       

        Atenção: A participação de pessoas nessas categorias resulta em desclassificação imediata.
 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.II e 11.IV

"Poderão participar todos os consumidores, pessoas físicas, maiores de 18 (dezoito) anos e jurídicas, residentes e domiciliados no território nacional."

"Ficam impedidos de participar do evento promocional em questão: a. Diretores, empregados... da entidade promotora; b. Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus respectivos ascendentes e descendentes até o segundo grau... quando os cupons forem emitidos pela própria empresa à qual estejam vinculados."

4. Qual a mecânica de Participação para Validação do Cupom?

Para que seu cupom seja válido, observe o seguinte:

  • Preenchimento Completo e Legível: Todos os dados pessoais (Nome completo, RG/CPF, endereço e telefone) devem ser preenchidos corretamente e de forma que possam ser lidos.

  • Resposta Correta à Pergunta: Assinalar com "X" a resposta correta para a pergunta "Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km?" A resposta correta é (X) ACE e CDL ITAÚNA. Qualquer outra resposta invalida o cupom.

  • Depósito em Urna: O cupom preenchido deve ser depositado em uma das urnas localizadas nas empresas aderentes ou na sede da MANDATÁRIA.

 

       Atenção: Falhas no preenchimento, ilegibilidade ou resposta incorreta desclassificam o cupom.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.IV e 7.I

"De posse do cupom o consumidor deverá preenchê-lo de forma correta e legível com todos os seus dados pessoais solicitados... assinalar com um (x) na resposta correta a pergunta proposta e depositá-lo em uma das urnas..."

"Perguntas da Promoção: I. 'Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km'? ( ) ACE e CDL ITAÚNA ( ) Outros."
 

5. Quais critérios de Desclassificação Direta?
 

Além das restrições de elegibilidade, estas são as principais causas de desclassificação:

  • Cupons Irregulares: Fotocopiados, em branco, ilegíveis ou com impossibilidade de autenticação.

  • Fraude: Qualquer tentativa comprovada de fraude, obtenção de vantagem ilícita ou prestação de informações falsas.

  • Não Cumprimento do Regulamento: Qualquer violação das condições estabelecidas no regulamento.
     

       Atenção: É crucial evitar qualquer inconsistência ou tentativa de burlar as regras, pois a desclassificação pode ocorrer a qualquer momento.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 11.I, 11.II e 11.III

"Não serão considerados os cupons fotocopiados, em branco, ilegível ou que não permitam a verificação de sua autenticidade..."

"qualquer tentativa de criar falsa identidade... será considerada como infração à legislação e aos termos do presente regulamento."

"serão desclassificadas a qualquer momento, as participações com fraude comprovada..."

6. Restrições de Produtos que Geram Cupons

Nem todas as compras geram cupons. Fique atento:

  • Produtos Excluídos: Medicamentos, armas, munições, fogos de artifício, bebidas alcoólicas com teor superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados não geram cupons.

  • Exceções em Farmácias/Pet Shops:

    • Em farmácias e drogarias, apenas itens de higiene pessoal e perfumaria são válidos. Medicamentos não contam.

    • Em pet shops e casas veterinárias, somente artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos são válidos. Medicamentos para animais não contam.

 

       Atenção: Compras desses itens não darão direito a cupons de participação.

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.VIII

"não poderão ser objetos de promoção... medicamentos, armas, munições, fogos de artifício ou de estampido, bebidas alcoólicas com teor alcoólico superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados."

"Nas compras realizadas em farmácias e drogarias, serão considerados somente os artigos de higiene pessoal e de perfumaria... em pet shop e casas veterinárias, serão considerados somente os artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos, portanto os medicamentos não serão computados para o fornecimento de cupons."

7. Qual o prazo e Requisitos para Reclamar o Prêmio (Ganhadores)?

Para o ganhador, há responsabilidades e prazos críticos:

  • Prazo de Entrega: O prêmio será entregue em até 30 dias após a apuração.

  • Documentação Essencial: O ganhador deve comprovar sua identidade (RG, CPF e comprovante de residência) e assinar a declaração de recebimento e carta compromisso. Para o prêmio (carro), cópias autenticadas em cartório serão necessárias.

  • Despesas do Prêmio: A MANDATÁRIA cobre IPVA, Licenciamento anual, Seguro Obrigatório e emplacamento.

  • Prazo para Reclamar o Prêmio: O prêmio tem validade de 180 dias a partir da data da apuração. Após esse período, ele caduca e o valor é recolhido ao Tesouro Nacional.

 

       Atenção: Não cumprir os requisitos de documentação ou perder o prazo de 180 dias resultará na perda do prêmio.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 13.I, 13.II e 13.IV

"o prêmio será entregue ao titular do cupom contemplado... em até 30 (trinta) dias contados da data da apuração..."

"o prêmio não reclamado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias... perderá a validade..."

"O (a) ganhador (a) deverá comprovar sua identidade mediante documentação (RG, CPF e comprovante de residência), bem como assinar a declaração de recebimento do prêmio e carta compromisso."

8. Tratamento de Dados Pessoais (LGPD)

Sua privacidade é tratada, mas com consentimento implícito na participação:

  • Coleta e Uso: Seus dados (nome, CPF, endereço, telefone) serão coletados e usados exclusivamente para a campanha, sob sigilo e de acordo com a LGPD.

  • Descarte: Serão incinerados em até 30 dias após a homologação da prestação de contas.

  • Consentimento: Ao receber o cupom e participar, você consente com essa coleta e tratamento de dados.

 

       Atenção: Este ponto é crucial para a conformidade e para a segurança das suas informações.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.XI e 14.XII

"A MANDATÁRIA declara conhecer e aplicar a Lei n. 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados..."

"Para a participação na campanha, o consumidor consente com a coleta de seus dados pessoais... sendo estes dados tratados e protegidos... e incinerados em até 30 (trinta) dias após a homologação da prestação de contas da campanha."

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