Buscar
  • Comunicação CDL Itaúna

Boas fotos podem garantir vendas no e-commerce



Tem uma frase que diz: ‘uma imagem vale mais que mil palavras’. E na venda de produtos pela internet essa máxima tem ainda mais valor. Felipe Russi, diretor de marketing da Tatix Full Commerce e um dos maiores especialistas do setor, aponta que boas fotos aumentam a taxa de conversão de compras em uma loja virtual, além de fidelizar clientes.


“Uma imagem atrativa faz com que o consumidor tenha interesse em clicar para obter mais informações sobre o produto. E, caso a imagem não faça jus, vale para o contrário também. A pessoa pode desistir de comprar, pois não sente confiança”, fala o executivo, complementando que por mais que parece óbvio ainda tem muitas empresas que não dão atenção devida e acabam perdendo venda.


Felipe observa ainda que as pessoas olham o valor, descrição do produto e fotos para a escolha final. Na compra de uma sandália, por exemplo, é avaliado a cor do produto, tiras, salto, entre outras coisas. E ter a imagem detalhada ajuda na definição de compra.

Além de atuar diretamente na decisão de compra do consumidor que já está navegando no site, uma boa imagem é também poderosa ferramenta poderosa para aquisição de clientes de forma orgânica nos buscadores.


“Desde 2015 o recurso de busca reversa por imagens no Google já é possível em Desktop e Mobile. Mas, tão importante quanto o visual da sua foto será a forma como irá nomeá-la, pois isso terá um grande peso na hora do Google atribuir relevância ao seu Site. No final as imagens são uma importante ferramenta de aquisição e conversão!”, aponta Felipe.


Um teste A/B realizado pela Optimizer apontou que imagens de qualidade aumentam a conversão de vendas em 9%. Uma outra pesquisa, desenvolvida pela startup Lett, constatou que produtos com três ou mais imagens no e-commerce têm uma taxa de conversão 19,5% maior do que as mercadorias com apenas uma foto. Esses dados refletem não apenas a importância das imagens nas lojas digitais, mas mostram também o novo comportamento do consumidor online.


“Quem está responsável pelo e-commerce da empresa deve se perguntar sempre: a descrição está clara? Se você olhasse essa imagem compraria esse produto para você ou para dar de presente? Essa foto traduz de forma fiel o que se quer vender, ou ainda, está deixando o produto mais atraente? Se a resposta for sim já é um bom sinal”, dá a dica.


É importante que o consumidor tenha uma experiência tão boa no e-commerce quanto ele tem em uma loja física, quando analisa o produto ao vivo. Na loja virtual é importante ter fácil todas as informações, com especificações detalhadas, além de fotos variadas e verdadeiras para que o consumidor possa olhar por diversos ângulos. E claro, a loja tem que garantir uma boa experiência de entrega. Se ele tiver tudo isso, a chance de fidelização à marca aumenta muito, pois a pessoa sabe que vai receber em casa o que viu no virtual.


“Alguns detalhes fazem toda diferença na hora de tirar a foto, como a escolha do fundo, por exemplo. Opte preferencialmente fundo branco para que a imagem evidencie somente o produto e não fique poluída com outros detalhes. Outro ponto de atenção é em relação as cores. É importante que as fotos cheguem o mais próximo possível do produto original, para que não haja surpresas”, finaliza Felipe. Dicas de como conseguir boas imagens do seu produto


Use fundo infinito para dar destaque

Fundo infinito é aquela tela de cor única usada em estúdios fotográficos profissionais, atrás dos objetos para destacar o personagem principal ou item da cena.


Não subestime o poder do tripé

Para não tremer a imagem, nada melhor que usar um tripé. Outra dica é apostar no timer da máquina para que não seja necessário encostar-se ao aparelho na hora de capturar a imagem. Limpe o produto antes do primeiro clique

o cuidado transmitido por meio das fotos é o mesmo cuidado que o cliente imagina que o e-commerce tem com o atendimento em geral. Isso pode reduzir até mesmo a taxa de rejeição da marca.


Aproveite a luz natural sempre que possível

Dê preferência para tirar as fotos ao ar livre. Ainda que você tenha os melhores equipamentos de iluminação do mundo, a verdade é que nada substitui a luz natural.


Evite o uso de flash existe

Além de criar uma luz direta e dura, ele ainda pode produzir sombras, passando uma imagem amadora para os cliques.


Contrate um profissional

Se for possível, contrate um profissional. Dessa forma, você garante a qualidade do trabalho e não coloca as vendas em risco com amadorismo.


FONTE: Varejo SA

3 visualizações0 comentário