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Carnaval: empreendedores miram em parcerias para expandir vendas

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  • Impulsionamento de postagens, envio de promoções para clientes, elaboração de itens personalizados para as festividades são boas estratégias

O esquenta do comércio para receber os clientes no Carnaval já começou. Só no ano passado, a data movimentou cerca de R$ 8 bilhões no Brasil, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Impulsionamento de postagens, envio de promoções para clientes e elaboração de itens personalizados para as festividades são algumas ideias que já começam a sair do papel para atrair novos olhares, concluir as vendas e conquistar mais clientes.


A data também estimula novas oportunidades com vagas temporárias para profissionais voltados para a área da limpeza e cozinha, por exemplo. Ou seja, de turismo a bebidas e serviços, o Carnaval pode ser oportuno para MEI (microempreendedores individuais) e MPE (micro e pequenas empresas).


Para a dona de uma empresa de peças feitas à mão Ana Paula Ribeiro Horiuti, mesmo que a cidade de Campo Grande (MS) não tenha uma forte tradição carnavalesca, o trabalho dela com os adornos para o cabelo é único e conquistou uma clientela fiel.

“As vendas para outros estados estão crescendo todos os anos. A procura por adereços já começou, mas uma coisa não muda, todos deixam para a última hora”, explica a empresária.


Ela ainda comenta que além de ter um Instagram, onde acontecem 80% das ações de venda e divulgações, encontrou na parceria com duas outras lojas a oportunidade de lucrar mais.


“No início, minhas peças eram para consumo próprio e para presentear as amigas, depois passei a expandir na internet e no comércio de outras pessoas. Além disso, me profissionalizei no ano passado. O Sebrae Delas foi fundamental para me capacitar, principalmente o Empretec. As consultorias e trocas de experiências com outras pessoas também modificaram minha maneira de ver o meu trabalho. Eu entrei como uma mãe que trabalha em casa, e saí uma mulher empreendedora, com metas e fluxo de caixa”, ressalta Ana Paula.


Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS Carlos Henrique Oliveira, mesmo que a empresa não tenha uma atividade ligada ao Carnaval, é importante se preparar para a data e, por isso, reforça sobre a capacitação do empreendedor.


“É essencial pensar no tema Carnaval ou qualquer outra data comemorativa, pensar ‘fora da caixinha’, como dizem. O empreendedor pode atrelar à prestação de serviço, comércio ou empresa, e buscar parcerias para conseguir expandir e aproveitar esse engajamento do Carnaval para conquistar clientes, coisas que são aplicadas em um curso, por exemplo”, elucida o analista.


É assim que a Patricia Maas enxerga essa oportunidade. Ainda no segmento da moda, mas contemplando os animais de estimação, Patrícia confecciona roupas e acessórios para pets há mais de oito anos.


“Por terem bloquinhos de pets, elaboro uma coleção-cápsula, ou seja, com uma quantidade menor de peças do que uma coleção tradicional, específica para a folia. Ainda dou descontos para quem já é cliente e para quem está comprando pela primeira vez”, expõe a empreendedora.


Boas práticas


Mais do que inovar quando se fala em produtos para a data, o analista reforça que é preciso fazer uma boa divulgação para o público e ter o ambiente digital como aliado nesse processo.


“É preciso fazer, pelo menos, o básico nas redes sociais. O empresário não pode ter medo de se expor. Precisa aparecer e criar essa aproximação e identificação com o cliente”, comenta.


Leocedir Aparecida Barbosa tem colocado em prática essa dica com postagens diárias e catálogo de produtos. Ela é proprietária de duas lojas no interior do Mato Grosso do Sul: Reino das Fantasias e By Laços da Léo.


“Foi através dos laços que eu fazia para minha filha, porque em 2015 não se encontrava com facilidade na minha cidade, e das mães das coleguinhas da creche que pediam encomendas também, que veio a necessidade de ter uma loja de fantasias para combinar com os adereços”, relata. Além disso, a empresária conta que o diferencial está na parceria que firmou com um estúdio de fotos, promoters e casa de festas.


“É preciso encontrar animação em datas festivas, mesmo se o seu negócio não for ligado a ela. Não deixar de expor sua vitrine. Estar engajado, principalmente, no atendimento on-line; fazer relação do estoque, qual o tipo de produto necessário para estocar. Ou, servir como um ponto de apoio: temos um pessoal que não gosta de viajar. Aproveitar e oferecer produtos e serviços que tem a ver com esse cuidado: de que forma você pode se tornar um suporte para a pessoa que não quer ‘curtir’ o Carnaval? Se você fizer uma entrega, de que forma você pode fazer isso de uma forma diferente?”, finaliza o analista-técnico Carlos Henrique.

Fonte: Agência Sebrae

 
 
 

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Perguntas frequentes da Promoção
"Natal de Tracker Zero"

1. Qual o período de Participação?

O período para realizar compras e depositar cupons é estritamente limitado:

  • Início: 17 de novembro de 2025, às 08h00.

  • Fim: 05 de janeiro de 2026, às 18h00.

    Atenção: Cupons depositados fora deste intervalo não serão considerados válidos na apuração.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 5 e 6.III

"PERÍODO DE PARTICIPAÇÃO: 17/11/2025 a 05/01/2026"

"Os consumidores, ao efetuarem suas compras nas empresas aderentes desta promoção... das 08h00 do dia 17 de novembro de 2025 às 18h00 do dia 05 de janeiro de 2026, terão direito a 01 (um) único cupom..."

2. Como o consumidor ganha o cupom para participar? 

O cupom é obtido de forma gratuita e é a porta de entrada para a promoção.

  • Aquisição: O consumidor tem direito a 01 (um) único cupom gratuito a cada compra realizada nas empresas aderentes.

  • Valor da Compra: O recebimento do cupom é independente do valor da compra. Ou seja, uma compra de pequeno valor ainda garante um cupom.

  • Local: As compras devem ser feitas nas empresas aderentes à promoção. A lista e os endereços estarão disponíveis na sede da MANDATÁRIA.


       Atenção: A regra é de um cupom por compra, não por valor gasto. É essencial realizar a compra em uma das empresas participantes.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.III

3. Quais são a elegibilidade e restrições de Participação?

É fundamental saber quem pode e quem NÃO pode participar:

  • Quem pode: Consumidores (pessoas físicas maiores de 18 anos e pessoas jurídicas) residentes no Brasil.

  • Quem NÃO pode (Critério Crítico de Desclassificação):

    • Diretores, empregados, prestadores de serviços diretos, estagiários e jovens aprendizes da CDL Itaúna.

    • Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus familiares próximos (ascendentes e descendentes até o segundo grau – cônjuges, pais, mães, filhos, netos e irmãos), quando os cupons forem emitidos pela PRÓPRIA empresa à qual estão vinculados.
       

        Atenção: A participação de pessoas nessas categorias resulta em desclassificação imediata.
 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.II e 11.IV

"Poderão participar todos os consumidores, pessoas físicas, maiores de 18 (dezoito) anos e jurídicas, residentes e domiciliados no território nacional."

"Ficam impedidos de participar do evento promocional em questão: a. Diretores, empregados... da entidade promotora; b. Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus respectivos ascendentes e descendentes até o segundo grau... quando os cupons forem emitidos pela própria empresa à qual estejam vinculados."

4. Qual a mecânica de Participação para Validação do Cupom?

Para que seu cupom seja válido, observe o seguinte:

  • Preenchimento Completo e Legível: Todos os dados pessoais (Nome completo, RG/CPF, endereço e telefone) devem ser preenchidos corretamente e de forma que possam ser lidos.

  • Resposta Correta à Pergunta: Assinalar com "X" a resposta correta para a pergunta "Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km?" A resposta correta é (X) ACE e CDL ITAÚNA. Qualquer outra resposta invalida o cupom.

  • Depósito em Urna: O cupom preenchido deve ser depositado em uma das urnas localizadas nas empresas aderentes ou na sede da MANDATÁRIA.

 

       Atenção: Falhas no preenchimento, ilegibilidade ou resposta incorreta desclassificam o cupom.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.IV e 7.I

"De posse do cupom o consumidor deverá preenchê-lo de forma correta e legível com todos os seus dados pessoais solicitados... assinalar com um (x) na resposta correta a pergunta proposta e depositá-lo em uma das urnas..."

"Perguntas da Promoção: I. 'Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km'? ( ) ACE e CDL ITAÚNA ( ) Outros."
 

5. Quais critérios de Desclassificação Direta?
 

Além das restrições de elegibilidade, estas são as principais causas de desclassificação:

  • Cupons Irregulares: Fotocopiados, em branco, ilegíveis ou com impossibilidade de autenticação.

  • Fraude: Qualquer tentativa comprovada de fraude, obtenção de vantagem ilícita ou prestação de informações falsas.

  • Não Cumprimento do Regulamento: Qualquer violação das condições estabelecidas no regulamento.
     

       Atenção: É crucial evitar qualquer inconsistência ou tentativa de burlar as regras, pois a desclassificação pode ocorrer a qualquer momento.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 11.I, 11.II e 11.III

"Não serão considerados os cupons fotocopiados, em branco, ilegível ou que não permitam a verificação de sua autenticidade..."

"qualquer tentativa de criar falsa identidade... será considerada como infração à legislação e aos termos do presente regulamento."

"serão desclassificadas a qualquer momento, as participações com fraude comprovada..."

6. Restrições de Produtos que Geram Cupons

Nem todas as compras geram cupons. Fique atento:

  • Produtos Excluídos: Medicamentos, armas, munições, fogos de artifício, bebidas alcoólicas com teor superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados não geram cupons.

  • Exceções em Farmácias/Pet Shops:

    • Em farmácias e drogarias, apenas itens de higiene pessoal e perfumaria são válidos. Medicamentos não contam.

    • Em pet shops e casas veterinárias, somente artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos são válidos. Medicamentos para animais não contam.

 

       Atenção: Compras desses itens não darão direito a cupons de participação.

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.VIII

"não poderão ser objetos de promoção... medicamentos, armas, munições, fogos de artifício ou de estampido, bebidas alcoólicas com teor alcoólico superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados."

"Nas compras realizadas em farmácias e drogarias, serão considerados somente os artigos de higiene pessoal e de perfumaria... em pet shop e casas veterinárias, serão considerados somente os artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos, portanto os medicamentos não serão computados para o fornecimento de cupons."

7. Qual o prazo e Requisitos para Reclamar o Prêmio (Ganhadores)?

Para o ganhador, há responsabilidades e prazos críticos:

  • Prazo de Entrega: O prêmio será entregue em até 30 dias após a apuração.

  • Documentação Essencial: O ganhador deve comprovar sua identidade (RG, CPF e comprovante de residência) e assinar a declaração de recebimento e carta compromisso. Para o prêmio (carro), cópias autenticadas em cartório serão necessárias.

  • Despesas do Prêmio: A MANDATÁRIA cobre IPVA, Licenciamento anual, Seguro Obrigatório e emplacamento.

  • Prazo para Reclamar o Prêmio: O prêmio tem validade de 180 dias a partir da data da apuração. Após esse período, ele caduca e o valor é recolhido ao Tesouro Nacional.

 

       Atenção: Não cumprir os requisitos de documentação ou perder o prazo de 180 dias resultará na perda do prêmio.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 13.I, 13.II e 13.IV

"o prêmio será entregue ao titular do cupom contemplado... em até 30 (trinta) dias contados da data da apuração..."

"o prêmio não reclamado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias... perderá a validade..."

"O (a) ganhador (a) deverá comprovar sua identidade mediante documentação (RG, CPF e comprovante de residência), bem como assinar a declaração de recebimento do prêmio e carta compromisso."

8. Tratamento de Dados Pessoais (LGPD)

Sua privacidade é tratada, mas com consentimento implícito na participação:

  • Coleta e Uso: Seus dados (nome, CPF, endereço, telefone) serão coletados e usados exclusivamente para a campanha, sob sigilo e de acordo com a LGPD.

  • Descarte: Serão incinerados em até 30 dias após a homologação da prestação de contas.

  • Consentimento: Ao receber o cupom e participar, você consente com essa coleta e tratamento de dados.

 

       Atenção: Este ponto é crucial para a conformidade e para a segurança das suas informações.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.XI e 14.XII

"A MANDATÁRIA declara conhecer e aplicar a Lei n. 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados..."

"Para a participação na campanha, o consumidor consente com a coleta de seus dados pessoais... sendo estes dados tratados e protegidos... e incinerados em até 30 (trinta) dias após a homologação da prestação de contas da campanha."

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