Buscar
  • Comunicação CDL Itaúna

Cartilha ajuda a prevenir golpes digitais


Polícia Civil de Minas Gerais elaborou material com base nas principais ocorrências de crimes na internet


A pandemia, além de todos os problemas que causou, trouxe mais um transtorno que vem aumento a cada dia. Trata-se dos golpes virtuais, que aumentaram consideravelmente por conta do isolamento social e dependência dos serviços e produtos vendidos pela internet, o que facilitou a ação dos mais variados tipos de golpistas.


Somente entre março e abril, mais de 105 mil golpes virtuais foram realizados no país. Isso representa um aumento de 86,6% nos casos corriqueiros, que acabaram preocupando os profissionais em segurança digital.


Atento ao aumento de ocorrência de crimes virtuais, a Polícia Civil de Minas Gerais lançou a cartilha “Golpe, só se for nos criminosos”. O material tem objetivo de apresentar à população os principais golpes praticados atualmente, além de dar dicas de prevenção.


De acordo com o chefe do 1º Departamento de Polícia Civil, delegado-geral Wagner Sales, a maior parte dos golpes migrou da rua para o mundo virtual. “Nesse momento de isolamento social, as pessoas estão reclusas em casa e acessam mais às redes sociais, fazem compras pela internet e isso pode contribui para aplicação de golpes”, diz.


Ao todo, a cartilha apresenta 16 tipos de golpes, divididos em três modalidades: Golpes Presenciais, Golpes pela Internet e Crimes Praticados por Telefone.


Ainda segundo Sales, a dúvida e a informação são duas grandes aliadas para frustrar os planos dos golpistas: “A informação ainda é a maior arma contra esse tipo de crime. Não acredite em vantagens mirabolantes e promessas de grandes negócios, pois, atrás delas, certamente haverá um golpe. É preciso sempre checar. Na dúvida, não faça”.


Clique aqui e faça o download


FONTE: FCDL MG

4 visualizações
Acompanhe nossas Redes Sociais:
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube