top of page

Como reduzir o impacto da alta do combustível no varejo


ree

A alta nos preços dos combustíveis tem pressionado o comércio, sobretudo o ecommerce. Isso porque, com o aumento do insumo básico, as transportadoras de mercadorias têm realizado reajustes, que vão de 5% a 10%. O cenário fica mais delicado para o varejo se considerada a perda de renda pelos consumidores e as vendas ainda em processo de retomada. Tudo isso faz com que o repasse destes custos a mais para o comprador final não seja fácil.


“A alta dos combustíveis impacta diretamente no valor do frete. E o frete quem paga é sempre o consumidor, por mais que algumas empresas anunciem “frete grátis” em determinadas situações. Quando isso acontece, certamente o valor está embutido no preço do produto. Ele costuma representar de 10 a 15% do valor total do pedido. Assim, se o frete sobe, o produto vai subir”, explica Nathan Moojen especialista em marketplace e fundador do Moda Online, startup que liga indústrias e revendedores do universo da moda.


Os comerciantes têm buscado alternativas para não repassar integralmente a alta dos combustíveis para o consumidor final. Um caminho tem sido contratar novas e mais transportadoras para fazer a última milha – fase final do processo de entrega –, dando preferência para as de médio e pequeno porte. E com a crise, sugiram mais empresas menores para atender especialmente o last mile, segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística).


Outra estratégia é melhorar produtividade usando a logística e a entrega de maneira mais eficiente. Ainda é possível contar com a tecnologia para aliviar perdas com a alta do combustível. Hoje, softwares de gestão automatizam os processos e driblam as variáveis. É o caso do Gestran Frotas, ferramenta criada pela Gestran – companhia paranaense de tecnologia da informação (TI) – que simplifica processos manuais diários.


A plataforma monitora o gasto do combustível e de pneus, indica se é preciso manutenção e aponta as despesas. A ferramenta atende transportadoras e, também, qualquer negócio que tenha frota de veículos, como empresas do varejo, indústria, agronegócio e até administrações públicas. Ainda, permite a busca por melhores preços nas bombas do Brasil por região, cidade, posto, bandeira, ajudando na negociação com postos de combustíveis. Segundo Paulo Raymundi, CEO da empresa de TI, com o sistema, é possível diminuir os custos.


“Com a plataforma de gestão de frotas, conseguimos entregar, em média, de 20 a 25% de economia para a frota toda, pois nosso sistema tem uma tecnologia que avalia e cruza uma série de dados e oferece aos nossos clientes as melhores opções”, explica Paulo Raymundi, reforçando que todo o monitoramento é em tempo real.


Economizar

Diante das altas constantes no preço do combustível, as empresas devem controlar o consumo e reduzir este custo. Entre os fatores que contribuem para o maior consumo de combustível do veículo:

  • Mau hábito do motorista;

  • Combustíveis de má qualidade;

  • Carros sem manutenção;

  • Rodovias em mau estado;

  • Engarrafamentos.

Confira 8 dicas para controlar o gasto de combustível:


1 – Quilometragem

Ao se fazer um bom monitoramento da quilometragem, fica fácil avaliar quais veículos estão consumindo mais combustível do que o previsto. Os sistemas de gestão são a melhor forma de fazer este acompanhamento em tempo real. Fique de olho nos horários de uso do veículo e nos fatores que estão contribuindo para um maior consumo.


2 – Padrões

Defina padrões para os veículos a fim de evitar que veículos com maior consumo não sejam utilizados. Se a frota for própria, aposte em veículos econômicos. Se for de parceiros, determine as marcas e modelos que poderão ser usados. Isso ajudará a reduzir gastos com combustíveis, evitando o uso de carros que consomem mais.


3 – Postos de combustíveis

Fazer parcerias com postos de gasolina confiáveis é essencial. Além de garantir uma gasolina de qualidade para a frota, ainda ficará mais fácil de visualizar quais veículos estão abastecendo mais e quais são os horários de abastecimento. Ainda é possível ganhar prazo para pagamento, assim como descontos no preço do combustível. Tudo isso ajudará na redução de custo.


4 – Revisão

As revisões garantem um bom desempenho do veículo e, consequentemente, reduzem os custos com combustível. Por outro lado, uma simples calibragem de pneu pode colaborar para um melhor rendimento do consumo. Lembre-se: além de perder tempo com o carro parado na oficina para conserto, a mecânica corretiva é sempre mais cara que a mecânica preventiva.


5 – Capacitação

Invista em treinamento dos motoristas. Cursos sobre os maus hábitos na direção – ex.: frenagem brusca, aceleração em excesso e uso incorreto das marchas – podem ajudar a melhorar o consumo de gasolina na empresa.


6 – Rotas

É fundamental fazer um bom planejamento da rota antes de colocar o veículo na estrada. Avalie quais são as rotas com condições melhores de estrada e as menos engarrafadas. Isso melhorará o desempenho do veículo e a condição de trabalho do motorista.


7 – Peso dos veículos

Veículos mais pesados sempre consomem mais combustível, bem como possuem um rendimento bem inferior aos veículos mais leves. Se considerar as várias viagens no mês, este é um aspecto que pesa no bolso. Calcule o que gastará mais: enviar as mercadorias em mais de um veículo ou tudo em um único carro. Portanto, controle o peso dos veículos.


8 – Tempo ocioso

Frotas que ficam muito tempo paradas tendem a apresentar um desempenho pior no que diz respeito ao consumo de combustível. Por isso, faça o rodízio correto dos veículos, colocando todos em atividade constantemente. Isso ajudará bastante tanto na redução de custo com combustível quanto com a manutenção mecânica do veículo.

Com informações do Valor e do Expenseon.


FONTE: Varejo SA


 
 
 

Comentários


Atendimento Whatsapp

Perguntas frequentes da Promoção
"Natal de Tracker Zero"

1. Qual o período de Participação?

O período para realizar compras e depositar cupons é estritamente limitado:

  • Início: 17 de novembro de 2025, às 08h00.

  • Fim: 05 de janeiro de 2026, às 18h00.

    Atenção: Cupons depositados fora deste intervalo não serão considerados válidos na apuração.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 5 e 6.III

"PERÍODO DE PARTICIPAÇÃO: 17/11/2025 a 05/01/2026"

"Os consumidores, ao efetuarem suas compras nas empresas aderentes desta promoção... das 08h00 do dia 17 de novembro de 2025 às 18h00 do dia 05 de janeiro de 2026, terão direito a 01 (um) único cupom..."

2. Como o consumidor ganha o cupom para participar? 

O cupom é obtido de forma gratuita e é a porta de entrada para a promoção.

  • Aquisição: O consumidor tem direito a 01 (um) único cupom gratuito a cada compra realizada nas empresas aderentes.

  • Valor da Compra: O recebimento do cupom é independente do valor da compra. Ou seja, uma compra de pequeno valor ainda garante um cupom.

  • Local: As compras devem ser feitas nas empresas aderentes à promoção. A lista e os endereços estarão disponíveis na sede da MANDATÁRIA.


       Atenção: A regra é de um cupom por compra, não por valor gasto. É essencial realizar a compra em uma das empresas participantes.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.III

3. Quais são a elegibilidade e restrições de Participação?

É fundamental saber quem pode e quem NÃO pode participar:

  • Quem pode: Consumidores (pessoas físicas maiores de 18 anos e pessoas jurídicas) residentes no Brasil.

  • Quem NÃO pode (Critério Crítico de Desclassificação):

    • Diretores, empregados, prestadores de serviços diretos, estagiários e jovens aprendizes da CDL Itaúna.

    • Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus familiares próximos (ascendentes e descendentes até o segundo grau – cônjuges, pais, mães, filhos, netos e irmãos), quando os cupons forem emitidos pela PRÓPRIA empresa à qual estão vinculados.
       

        Atenção: A participação de pessoas nessas categorias resulta em desclassificação imediata.
 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.II e 11.IV

"Poderão participar todos os consumidores, pessoas físicas, maiores de 18 (dezoito) anos e jurídicas, residentes e domiciliados no território nacional."

"Ficam impedidos de participar do evento promocional em questão: a. Diretores, empregados... da entidade promotora; b. Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus respectivos ascendentes e descendentes até o segundo grau... quando os cupons forem emitidos pela própria empresa à qual estejam vinculados."

4. Qual a mecânica de Participação para Validação do Cupom?

Para que seu cupom seja válido, observe o seguinte:

  • Preenchimento Completo e Legível: Todos os dados pessoais (Nome completo, RG/CPF, endereço e telefone) devem ser preenchidos corretamente e de forma que possam ser lidos.

  • Resposta Correta à Pergunta: Assinalar com "X" a resposta correta para a pergunta "Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km?" A resposta correta é (X) ACE e CDL ITAÚNA. Qualquer outra resposta invalida o cupom.

  • Depósito em Urna: O cupom preenchido deve ser depositado em uma das urnas localizadas nas empresas aderentes ou na sede da MANDATÁRIA.

 

       Atenção: Falhas no preenchimento, ilegibilidade ou resposta incorreta desclassificam o cupom.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.IV e 7.I

"De posse do cupom o consumidor deverá preenchê-lo de forma correta e legível com todos os seus dados pessoais solicitados... assinalar com um (x) na resposta correta a pergunta proposta e depositá-lo em uma das urnas..."

"Perguntas da Promoção: I. 'Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km'? ( ) ACE e CDL ITAÚNA ( ) Outros."
 

5. Quais critérios de Desclassificação Direta?
 

Além das restrições de elegibilidade, estas são as principais causas de desclassificação:

  • Cupons Irregulares: Fotocopiados, em branco, ilegíveis ou com impossibilidade de autenticação.

  • Fraude: Qualquer tentativa comprovada de fraude, obtenção de vantagem ilícita ou prestação de informações falsas.

  • Não Cumprimento do Regulamento: Qualquer violação das condições estabelecidas no regulamento.
     

       Atenção: É crucial evitar qualquer inconsistência ou tentativa de burlar as regras, pois a desclassificação pode ocorrer a qualquer momento.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 11.I, 11.II e 11.III

"Não serão considerados os cupons fotocopiados, em branco, ilegível ou que não permitam a verificação de sua autenticidade..."

"qualquer tentativa de criar falsa identidade... será considerada como infração à legislação e aos termos do presente regulamento."

"serão desclassificadas a qualquer momento, as participações com fraude comprovada..."

6. Restrições de Produtos que Geram Cupons

Nem todas as compras geram cupons. Fique atento:

  • Produtos Excluídos: Medicamentos, armas, munições, fogos de artifício, bebidas alcoólicas com teor superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados não geram cupons.

  • Exceções em Farmácias/Pet Shops:

    • Em farmácias e drogarias, apenas itens de higiene pessoal e perfumaria são válidos. Medicamentos não contam.

    • Em pet shops e casas veterinárias, somente artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos são válidos. Medicamentos para animais não contam.

 

       Atenção: Compras desses itens não darão direito a cupons de participação.

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.VIII

"não poderão ser objetos de promoção... medicamentos, armas, munições, fogos de artifício ou de estampido, bebidas alcoólicas com teor alcoólico superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados."

"Nas compras realizadas em farmácias e drogarias, serão considerados somente os artigos de higiene pessoal e de perfumaria... em pet shop e casas veterinárias, serão considerados somente os artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos, portanto os medicamentos não serão computados para o fornecimento de cupons."

7. Qual o prazo e Requisitos para Reclamar o Prêmio (Ganhadores)?

Para o ganhador, há responsabilidades e prazos críticos:

  • Prazo de Entrega: O prêmio será entregue em até 30 dias após a apuração.

  • Documentação Essencial: O ganhador deve comprovar sua identidade (RG, CPF e comprovante de residência) e assinar a declaração de recebimento e carta compromisso. Para o prêmio (carro), cópias autenticadas em cartório serão necessárias.

  • Despesas do Prêmio: A MANDATÁRIA cobre IPVA, Licenciamento anual, Seguro Obrigatório e emplacamento.

  • Prazo para Reclamar o Prêmio: O prêmio tem validade de 180 dias a partir da data da apuração. Após esse período, ele caduca e o valor é recolhido ao Tesouro Nacional.

 

       Atenção: Não cumprir os requisitos de documentação ou perder o prazo de 180 dias resultará na perda do prêmio.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 13.I, 13.II e 13.IV

"o prêmio será entregue ao titular do cupom contemplado... em até 30 (trinta) dias contados da data da apuração..."

"o prêmio não reclamado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias... perderá a validade..."

"O (a) ganhador (a) deverá comprovar sua identidade mediante documentação (RG, CPF e comprovante de residência), bem como assinar a declaração de recebimento do prêmio e carta compromisso."

8. Tratamento de Dados Pessoais (LGPD)

Sua privacidade é tratada, mas com consentimento implícito na participação:

  • Coleta e Uso: Seus dados (nome, CPF, endereço, telefone) serão coletados e usados exclusivamente para a campanha, sob sigilo e de acordo com a LGPD.

  • Descarte: Serão incinerados em até 30 dias após a homologação da prestação de contas.

  • Consentimento: Ao receber o cupom e participar, você consente com essa coleta e tratamento de dados.

 

       Atenção: Este ponto é crucial para a conformidade e para a segurança das suas informações.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.XI e 14.XII

"A MANDATÁRIA declara conhecer e aplicar a Lei n. 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados..."

"Para a participação na campanha, o consumidor consente com a coleta de seus dados pessoais... sendo estes dados tratados e protegidos... e incinerados em até 30 (trinta) dias após a homologação da prestação de contas da campanha."

Acompanhe nossas Redes Sociais:
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page