Dia das Mães 2021: invista em personalização e explore o caráter emotivo da data

Em menos de 10 dias, ocorrerá o Dia das Mães, considerada pelo varejo a principal data comemorativa do primeiro semestre e a segunda melhor do ano – perde apenas para o Natal –, em termos de faturamento. Apesar da proximidade, os comerciantes ainda têm tempo e motivos de sobra para aproveitar o Dia das Mães 2021, e vender seus produtos e serviços. Pesquisa divulgada esta semana revela que 77% dos consumidores brasileiros devem realizar pelo menos uma compra no período. Em números absolutos, a expectativa é de que aproximadamente 123 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 24,3 bilhões nos segmentos do comércio e serviços.

Os dados são de levantamento Intenção de Compras para o Dia das Mães 2021, feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas.

O marketplace de peças e acessórios premium Ozllo é um bom exemplo de como a data comemorativa aquece as vendas e aumenta o faturamento. No ano passado, com apenas um ano e meio de mercado e em um cenário de incertezas, por conta da, então, recente pandemia do novo coronavírus, a plataforma de moda teve um crescimento de 198% nas vendas em relação ao mês anterior.

“Em 2020, oferecemos uma experiência super personalizada, contatando toda a base e oferecendo consultoria para selecionar o presente de Dia das Mães. Este ano, também estamos contando com uma abordagem bem próxima dos clientes: escolhendo o presente da mãe no site da Ozllo, enviaremos junto com a encomenda um QR Code por meio do qual será possível assistir a vídeo com o/a filho/a e mensagem exclusiva para a mãe”, conta Victoria Alonso, cofundadora da loja virtual.

Segundo a empreendedora, a Ozllo tem grande variedade de produtos, com todos os tickets, e por isso, estimativa é de que este ano as vendas cresçam 60% em relação ao último Dia das Mães.

Criada em dezembro de 2018, a Ozllo auxilia empresas a liquidarem peças de coleções passadas e atua na venda de seminovos. A plataforma também permite que usuários passem suas próprias peças em desuso para frente – por um preço até 80% menor para o consumidor final. Na carteira de clientes, mulheres das gerações X e Y, entre 21 e 55 anos, das classes A e B em todo o território nacional.

“Hoje, a Ozllo está em 16 estados brasileiros e 60% de nossos clientes não moram em São Paulo capital. O foco é ter capilaridade em território nacional e seguir expandindo a presença”, afirma a cofundadora.

Dicas para faturar com o Dia das Mães

A equipe da Ozllo compartilhou três estratégias que utiliza para faturar com a data comemorativa. Confira:

1) Definindo as ações promocionais

É preciso estar muito próximo dos consumidores para entender o que buscam em termos de ticket médio. Além disso, é necessário avaliar os resultados das últimas datas comemorativas ao longo da pandemia, e a partir disso definir as ações promocionais para o Dia das Mães 2021. Identifique os itens com maior pré-disposição de consumo, defina um ticket um pouco mais alto e outro menor e divulgue o mix de produtos na loja virtual e demais canais de comunicação da empresa. Crie uma sessão específica para o Dia das Mães, facilitando a vida do cliente. Muitas vezes desistem da compra por ter que navegar muito no site. Quanto mais mastigado estiver, melhor.

2) Invista em personalização e explore o caráter emotivo da data

Personalize as embalagens, a decoração/layout e a comunicação, explorando o caráter emotivo da data. A ideia é fazer algo diferente para agregar valor ao presente. Diferente de outros anos em que os consumidores podem compor um presente, comprar alguma coisa, escrever uma carta e fazer uma embalagem especial, este ano com o distanciamento social talvez muitos deles nem poderão passar o dia com as suas mães, e com isso, a lembrança vá direto para a casa da presenteada. Então, é importante investir em um lado mais sentimental e na personalização. É uma estratégia de aproximação com o público e de engajamento também.

3) Divulguem muito

Reforce, em todos os canais de comunicação, que a sua loja tem opções de presentes para todos os tipos de mães e bolsos. Torne-se uma referência para a aquisição de presentes de Dia das Mães. Nem toda empresa deixa claro que é um bom destino para quem precisa presentear as mães. Quanto mais mostrar que tem opções, fazer uma divulgação sólida, investir em marketing digital, publicar o nome dos produtos e fazer ações de tráfego pago, melhores serão os resultados da sua campanha sazonal de Dia das Mães.