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Feira do Empreendedor 2021: tendência dos negócios no pós-pandemia


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Atenção para evitar a perda dos talentos da empresa, incluir a inovação como uma preocupação diária do negócio, pensar nas estratégias de conteúdo e antecipar-se ao aumento da competitividade. Essas foram algumas advertências feitas pelo empresário Maurício Benvenutti, na palestra de abertura da Feira do Empreendedor 2021, neste sábado (23). Maurício que é um dos criadores da Startse, plataforma voltada à qualificação profissional, fez uma apresentação focada nas “Tendências de negócios para 2022”. A partir do comportamento verificado em mercados que estão em um estágio da pandemia mais adiantado que o Brasil – como China e EUA – Maurício abordou algumas possibilidades bastante plausíveis que podem se reproduzir também no Brasil.


O primeiro alerta feito pelo palestrante diz respeito a um comportamento já registrado no mercado americano, que é o movimento das pessoas pedirem demissão voluntariamente de seus empregos. Segundo ele, pesquisas feitas nos Estados Unidos apontam que entre 25% e 40% dos trabalhadores devem pedir demissão ao longo dos próximos meses, em busca de um melhor ambiente de trabalho, de crescimento profissional e de espaços mais inovadores. “Diversos estudos mostram que em momentos de crise, as pessoas tendem a repensar suas carreiras.


E hoje, as estratégias que eram válidas para reter os talentos na empresa, como melhoria salarial, não têm mais o mesmo peso”, comenta Maurício. “Nos Estados Unidos, em abril desse ano, 4 milhões de pessoas pediram demissão, um número recorde. De lá pra cá esse patamar tem se mantido. Nunca, nos últimos 20 anos, tantas pessoas tinha pedido demissão voluntariamente”, acrescenta. Maurício orienta que os empresários revejam sua política de estímulo e valorização da equipe, sob pena de perder pessoas valiosas para o negócio.


O segundo alerta de Maurício foi a respeito do novo perfil dos recursos humanos da empresa, a partir do ciclo econômico cada vez mais marcado pela digitalização. “Estudos confirmam a tendência de diminuição da demanda por tarefas que exigem habilidades manuais e o crescimento pela procura por profissionais com habilidades emocionais e tecnológicas”, comenta. O palestrante alerta que é imprescindível compreender como o digital pode potencializar o analógico. “É fundamental compreender minimamente como as ferramentas digitais podem potencializar a entrega ao cliente”, analisa.


Ainda, segundo Maurício, no passado, os ciclos econômicos mudavam em intervalos de aproximadamente 60 anos. Não raro, uma pessoa vivia toda a sua carreira profissional sem a necessidade de rever suas habilidades. Hoje, esses ciclos são cada vez mais curtos. “Quem está entrando hoje no mercado de trabalho, vai viver quatro ou cinco ciclos precisando se reinventar permanentemente”.


Inovação no dia a dia

Incorporar a preocupação com a inovação como uma rotina do dia a dia da empresa é outro alerta feito por Maurício para preparar os empreendedores para o pós-pandemia.


Segundo ele, as empresas que tendem a viver por décadas seguidas são aquelas que conseguem repensar a sua operação rotineiramente. “A empresa precisa saber revisitar sua carteira de produtos e soluções e – muitas vezes – matar algo que ela oferece hoje, pensando no melhor desempenho da empresa no amanhã”, analisa Maurício. Ele apresentou ao público a metodologia criada por Steve Blank que ajuda o empreendedor a organizar a inovação da empresa em três momentos (chamados Três Horizontes).


O primeiro momento é o hoje, onde o empresário precisa investir 70% da sua atenção e energia. Esse horizonte diz respeito ao período de três anos, quando o empreendedor precisa considerar os produtos que fazem a empresa existir.


O segundo horizonte é o que acontece num prazo de cinco anos, onde o empresário deve investir 20% do seu tempo. “Esse horizonte é aquele em que o dono do negócio pensa em como incorporar inovações que contribuam com a melhoria da entrega do seu serviço ou produto”, diz Maurício.


O último estágio é aquele onde o empresário planeja o futuro do empreendimento em um horizonte de 10 anos. “É nesse momento em que ele talvez tenha de pensar em matar algum produto que ele entrega hoje em favor da sobrevivência do negócio no futuro”, avalia. Essa metodologia, segundo Maurício, ajuda o empresário a organizar o seu pensamento e introduzir a inovação como uma preocupação do dia a dia.


Gente é essencial

Maurício encerrou a sua palestra reiterando a importância dos recursos humanos das empresas. “O que faz o Vale do Silício, por exemplo, ser o pulmão de inovação no mundo, não é a tecnologia e sim as pessoas”, alertou. Segundo ele, todas as grandes empresas que alcançaram um patamar de maturidade e sucesso são aquelas onde as pessoas se permitiram caminhar rumo à transformação digital. “Qualquer transformação organizacional é – antes de tudo – uma transformação humana”, concluiu. “Se as pessoas não se permitirem mudar, a mudança não acontece”.


Confira cinco grandes tendências para 2022 apontadas por Maurício Benvenutti


1º – Digitalização

Com a pandemia, o mercado consumidor definitivamente aderiu às estratégias digitais. Nesse contexto, é fundamental pensar como o seu negócio pode se valer de ferramentas digitais. Você já pensou, por exemplo, em fazer uma live shopping nas redes sociais da sua empresa?


2º – Estratégia de Conteúdo

Mais importante que ter uma loja atraente, é importante pensar no conteúdo que você produz. Nesses tempos em que praticamente todo consumidor tem um celular e consome conteúdo de forma diária e intensa, todas as empresas deveriam também tornar-se empresas de mídia. É o conteúdo que vai construir o conceito da empresa e estabelecer as bases para uma relação de confiança duradoura da marca com seu público.


3º – Maior competição

As barreiras de entrada no mundo digital são significativamente menores. Muitos negócios migraram para o digital e com isso a competição ficou muito mais acirrada. Esse novo contexto vai exigir entregas melhores, mais eficientes. Não há mais espaço para empresas medianas se manterem competitivas.


4º – Marketing de Influência

Pessoas conectam pessoas. O consumidor tende a se conectar muito mais com pessoas do que com marcas. Nesse contexto, o empresário precisa pensar em como os funcionários da empresa e os seus clientes podem contribuir com a própria divulgação do negócio. Um estudo feito nos Estados Unidos mostrou, por exemplo, que os posts de funcionários têm 24 vezes mais divulgação que as postagens feitas no perfil da empresa e geram 10 vezes mais engajamento que os posts oficiais.


5ª – Aumento da maturidade do consumo

Com a pandemia, cresceu a responsabilidade do consumidor no ato da compra. Essa foi a primeira grande crise vivida por milhões de pessoas que ingressaram no mercado de trabalho na última década. Isso fez com que o consumidor se tornasse mais seletivo na hora de gastar o seu dinheiro. Na China, por exemplo, o aporte no serviço bancário correspondente a uma espécie de caderneta de poupança, alcançou recordes, devido a esse momento em que o consumidor está mais prudente.


FONTE: Varejo SA

 
 
 

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Perguntas frequentes da Promoção
"Natal de Tracker Zero"

1. Qual o período de Participação?

O período para realizar compras e depositar cupons é estritamente limitado:

  • Início: 17 de novembro de 2025, às 08h00.

  • Fim: 05 de janeiro de 2026, às 18h00.

    Atenção: Cupons depositados fora deste intervalo não serão considerados válidos na apuração.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 5 e 6.III

"PERÍODO DE PARTICIPAÇÃO: 17/11/2025 a 05/01/2026"

"Os consumidores, ao efetuarem suas compras nas empresas aderentes desta promoção... das 08h00 do dia 17 de novembro de 2025 às 18h00 do dia 05 de janeiro de 2026, terão direito a 01 (um) único cupom..."

2. Como o consumidor ganha o cupom para participar? 

O cupom é obtido de forma gratuita e é a porta de entrada para a promoção.

  • Aquisição: O consumidor tem direito a 01 (um) único cupom gratuito a cada compra realizada nas empresas aderentes.

  • Valor da Compra: O recebimento do cupom é independente do valor da compra. Ou seja, uma compra de pequeno valor ainda garante um cupom.

  • Local: As compras devem ser feitas nas empresas aderentes à promoção. A lista e os endereços estarão disponíveis na sede da MANDATÁRIA.


       Atenção: A regra é de um cupom por compra, não por valor gasto. É essencial realizar a compra em uma das empresas participantes.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.III

3. Quais são a elegibilidade e restrições de Participação?

É fundamental saber quem pode e quem NÃO pode participar:

  • Quem pode: Consumidores (pessoas físicas maiores de 18 anos e pessoas jurídicas) residentes no Brasil.

  • Quem NÃO pode (Critério Crítico de Desclassificação):

    • Diretores, empregados, prestadores de serviços diretos, estagiários e jovens aprendizes da CDL Itaúna.

    • Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus familiares próximos (ascendentes e descendentes até o segundo grau – cônjuges, pais, mães, filhos, netos e irmãos), quando os cupons forem emitidos pela PRÓPRIA empresa à qual estão vinculados.
       

        Atenção: A participação de pessoas nessas categorias resulta em desclassificação imediata.
 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.II e 11.IV

"Poderão participar todos os consumidores, pessoas físicas, maiores de 18 (dezoito) anos e jurídicas, residentes e domiciliados no território nacional."

"Ficam impedidos de participar do evento promocional em questão: a. Diretores, empregados... da entidade promotora; b. Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus respectivos ascendentes e descendentes até o segundo grau... quando os cupons forem emitidos pela própria empresa à qual estejam vinculados."

4. Qual a mecânica de Participação para Validação do Cupom?

Para que seu cupom seja válido, observe o seguinte:

  • Preenchimento Completo e Legível: Todos os dados pessoais (Nome completo, RG/CPF, endereço e telefone) devem ser preenchidos corretamente e de forma que possam ser lidos.

  • Resposta Correta à Pergunta: Assinalar com "X" a resposta correta para a pergunta "Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km?" A resposta correta é (X) ACE e CDL ITAÚNA. Qualquer outra resposta invalida o cupom.

  • Depósito em Urna: O cupom preenchido deve ser depositado em uma das urnas localizadas nas empresas aderentes ou na sede da MANDATÁRIA.

 

       Atenção: Falhas no preenchimento, ilegibilidade ou resposta incorreta desclassificam o cupom.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.IV e 7.I

"De posse do cupom o consumidor deverá preenchê-lo de forma correta e legível com todos os seus dados pessoais solicitados... assinalar com um (x) na resposta correta a pergunta proposta e depositá-lo em uma das urnas..."

"Perguntas da Promoção: I. 'Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km'? ( ) ACE e CDL ITAÚNA ( ) Outros."
 

5. Quais critérios de Desclassificação Direta?
 

Além das restrições de elegibilidade, estas são as principais causas de desclassificação:

  • Cupons Irregulares: Fotocopiados, em branco, ilegíveis ou com impossibilidade de autenticação.

  • Fraude: Qualquer tentativa comprovada de fraude, obtenção de vantagem ilícita ou prestação de informações falsas.

  • Não Cumprimento do Regulamento: Qualquer violação das condições estabelecidas no regulamento.
     

       Atenção: É crucial evitar qualquer inconsistência ou tentativa de burlar as regras, pois a desclassificação pode ocorrer a qualquer momento.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 11.I, 11.II e 11.III

"Não serão considerados os cupons fotocopiados, em branco, ilegível ou que não permitam a verificação de sua autenticidade..."

"qualquer tentativa de criar falsa identidade... será considerada como infração à legislação e aos termos do presente regulamento."

"serão desclassificadas a qualquer momento, as participações com fraude comprovada..."

6. Restrições de Produtos que Geram Cupons

Nem todas as compras geram cupons. Fique atento:

  • Produtos Excluídos: Medicamentos, armas, munições, fogos de artifício, bebidas alcoólicas com teor superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados não geram cupons.

  • Exceções em Farmácias/Pet Shops:

    • Em farmácias e drogarias, apenas itens de higiene pessoal e perfumaria são válidos. Medicamentos não contam.

    • Em pet shops e casas veterinárias, somente artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos são válidos. Medicamentos para animais não contam.

 

       Atenção: Compras desses itens não darão direito a cupons de participação.

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.VIII

"não poderão ser objetos de promoção... medicamentos, armas, munições, fogos de artifício ou de estampido, bebidas alcoólicas com teor alcoólico superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados."

"Nas compras realizadas em farmácias e drogarias, serão considerados somente os artigos de higiene pessoal e de perfumaria... em pet shop e casas veterinárias, serão considerados somente os artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos, portanto os medicamentos não serão computados para o fornecimento de cupons."

7. Qual o prazo e Requisitos para Reclamar o Prêmio (Ganhadores)?

Para o ganhador, há responsabilidades e prazos críticos:

  • Prazo de Entrega: O prêmio será entregue em até 30 dias após a apuração.

  • Documentação Essencial: O ganhador deve comprovar sua identidade (RG, CPF e comprovante de residência) e assinar a declaração de recebimento e carta compromisso. Para o prêmio (carro), cópias autenticadas em cartório serão necessárias.

  • Despesas do Prêmio: A MANDATÁRIA cobre IPVA, Licenciamento anual, Seguro Obrigatório e emplacamento.

  • Prazo para Reclamar o Prêmio: O prêmio tem validade de 180 dias a partir da data da apuração. Após esse período, ele caduca e o valor é recolhido ao Tesouro Nacional.

 

       Atenção: Não cumprir os requisitos de documentação ou perder o prazo de 180 dias resultará na perda do prêmio.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 13.I, 13.II e 13.IV

"o prêmio será entregue ao titular do cupom contemplado... em até 30 (trinta) dias contados da data da apuração..."

"o prêmio não reclamado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias... perderá a validade..."

"O (a) ganhador (a) deverá comprovar sua identidade mediante documentação (RG, CPF e comprovante de residência), bem como assinar a declaração de recebimento do prêmio e carta compromisso."

8. Tratamento de Dados Pessoais (LGPD)

Sua privacidade é tratada, mas com consentimento implícito na participação:

  • Coleta e Uso: Seus dados (nome, CPF, endereço, telefone) serão coletados e usados exclusivamente para a campanha, sob sigilo e de acordo com a LGPD.

  • Descarte: Serão incinerados em até 30 dias após a homologação da prestação de contas.

  • Consentimento: Ao receber o cupom e participar, você consente com essa coleta e tratamento de dados.

 

       Atenção: Este ponto é crucial para a conformidade e para a segurança das suas informações.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.XI e 14.XII

"A MANDATÁRIA declara conhecer e aplicar a Lei n. 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados..."

"Para a participação na campanha, o consumidor consente com a coleta de seus dados pessoais... sendo estes dados tratados e protegidos... e incinerados em até 30 (trinta) dias após a homologação da prestação de contas da campanha."

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