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Marketing digital: como começar com o pé direito

Três perguntas básicas para dois especialistas explicarem erros, acertos e os caminhos para explorar o e-mail marketing, a produção de conteúdo e as redes sociais


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O mercado online tem crescido substancialmente. A busca no Google pelo termo marketing digital aumentou 62% durante 2020, comparando com 2019. Pesquisa da Deloitte no ano passado registra que 70% dos empresários afirmam valorizar soluções digitais que aumentam a conexão entre as marcas e os clientes. O problema é que muitas empresas não sabem como aproveitar o seu potencial de mercado para vender mais. No Brasil, 80% das empresas que já investiram em marketing digital assumem que estão em estágios iniciais e que não conseguem avançar e seus ganhos.


Para entender exatamente as dificuldades para quem está começando nesse ramo, conversamos com Caio Cunha, presidente da WSI Master Brasil, empresa de franquias de marketing digital, e com a sócia e diretora da Jahe Marketing, Satye Inatomi. Os dois especialistas responderam a três perguntas básicas para quem ainda pretende mergulhar no universo do e-mail marketing, produção de conteúdo e redes sociais. Confira!


Qual a principal dificuldade para quem está começando a aplicar o marketing digital?


Caio Cunha – É importante entender que não adianta as empresas fazerem propaganda de seus serviços e produtos se eles não são verdadeiramente apreciados pelo público. As pessoas navegam no mundo digital para ouvir as opiniões sobre as empresas que dizem poder atender às necessidades do cliente final. E se as opiniões não são positivas, claro, seus concorrentes estarão com a vantagem.


O grande valor do digital é que ele é totalmente mensurável e por isso você pode apliocar a estratégia, analisar os resultados, mudar e fazer de novo. Ou seja, o processo ideal tem que seguir os passos de analisar as necessidades, público-alvo, concorrência; elaborar um plano digital ideal; testar o plano; implantar e medir os resultados.


Muitas pessoas, que ainda não têm essa consciência, acabam entrando no digital sem uma análise bem estruturada, e acabam despendendo esforço e recursos excessivo em áreas que não atraem o público-alvo ideal.


Satye Inatomi – A principal dificuldade é não saber por onde começar. Existe uma imensidão de ferramentas, novas teorias, novos conceitos e, principalmente, tecnologias empregadas na área de marketing. É fundamental a empresa estar bem assessorada para que não dê um passo maior do que as pernas, investindo em tudo sem conseguir retorno de nada.


E para esse trabalho dar resultado é preciso compreender a necessidade de cada empresa. Muitas vezes o que se imagina ideal não é exatamente o melhor caminho para alcançar seus objetivos. Todos podem obter bons frutos do marketing digital, seja uma loja de rua, um e-commerce ou uma organizadora de eventos. O importante é que, mesmo em um momento de ansiedade, as empresas saibam que é possível até mesmo terceirizar ações de marketing para que sua companhia se concentre no que fazem de melhor.


Qual o erro mais comum para quem está iniciando seu marketing digital?


Caio Cunha – Muitas empresas entram no digital sem uma análise mais minuciosa. Além disso, nós recomendamos sempre às empresas começarem um passo de cada vez. Se elas nunca estiveram no digital, que comecem a marcar presença, pois provavelmente muitos concorrentes deles já devem estar lá.


Existem soluções digitais que também levam mais tempo. Então recomendamos combiná-las com as de de resultado mais rápido. Mas também, como gosto de dizer, não existe almoço grátis. Não adianta investir muito para criar um site espetacular e não investir para atrair seu público-alvo ou para gerar conteúdo de qualidades. Isso é deixar sua plataforma navegando no limbo. Quando um trabalho no digital é permanente e bem feito ele traz retornos que podem chegar a 85%, 90% da receita gerada.. Chamo isso deixar ele navegando em limbo. Então digital é recorrente e quando bem feito e duradouro trás retornos que podem chegar a 85%, 90% da receita gerada.


Satye Inatomi – Em nossa experiência, temos visto empresas que são mal assessoradas. Elas acabam investindo, por exemplo, em softwares de CRM e automação de marketing, e não conseguem os resultados esperados. Essas ferramentas podem ser uma grande ajuda, mas é necessário que você esteja preparado para usar. E para isso, você precisa de uma base de dados já organizada.


Outro erro comum é querer abraçar o mundo todo de uma só vez, ou imaginar que deve estar 100% atuante em todas as plataformas digitais. Muito provavelmente, seu negócio precisa de uma ou duas redes sociais, ou estratégias paralelas, mas lembre-se, não existe receita fixa, e cada caso é um caso.


Para estruturar bem um plano de marketing digital, é importante entender a rotina de consumo do seu cliente, seu comportamento na rede e como ele se relaciona e com sua marca por meio de todos os pontos de contato, seja através da loja, site, rede social, SAC, etc.


O que mudou com o cenário de pandemia?


Caio Cunha – Antes da pandemia muitas empresas montaram planos para aderir ao digital em um arco de tempo de cinco anos. Com a pandemia eles se viram obrigados a entrar de sola nesse projeto e, em poucos meses, já estavam gerando negócios. Eles também encontraram um mercado digital muito mais amplo e, por isso, podem buscar seu público sem ter que perder tempo com oportunidades “frias” como costumamos dizer.


Satye Inatomi -A pandemia escancarou a necessidade de mais serviços online e funcionou como um catalisador para mudanças que já estavam acontecendo. É fato que hoje até mesmo pequenos negócios de bairro têm presença na internet. O que vemos é que, ao mesmo tempo em que marketing digital se tornou fundamental, também tornou os investimentos nessa área bem limitados por conta da crise. Por isso, as ações precisam ser mais “cirúrgicas”, porque cada centavo deve ser muito bem empregado. Notamos neste período também um grande envolvimento das marcas em marketing humanizado, como forma de ter uma ligação emocional com o consumidor, além da relação de compra.


DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO NO MARKETING DIGITAL:

  1. Fazer uma análise estruturada do mercado e do público-alvo;

  2. Entender as necessidades da empresa;

  3. Escolha somente os canais digitais do seu interesse;

  4. Se possível, terceirizar as ações de marketing.


FONTE: Varejo SA

 
 
 

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Perguntas frequentes da Promoção
"Natal de Tracker Zero"

1. Qual o período de Participação?

O período para realizar compras e depositar cupons é estritamente limitado:

  • Início: 17 de novembro de 2025, às 08h00.

  • Fim: 05 de janeiro de 2026, às 18h00.

    Atenção: Cupons depositados fora deste intervalo não serão considerados válidos na apuração.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 5 e 6.III

"PERÍODO DE PARTICIPAÇÃO: 17/11/2025 a 05/01/2026"

"Os consumidores, ao efetuarem suas compras nas empresas aderentes desta promoção... das 08h00 do dia 17 de novembro de 2025 às 18h00 do dia 05 de janeiro de 2026, terão direito a 01 (um) único cupom..."

2. Como o consumidor ganha o cupom para participar? 

O cupom é obtido de forma gratuita e é a porta de entrada para a promoção.

  • Aquisição: O consumidor tem direito a 01 (um) único cupom gratuito a cada compra realizada nas empresas aderentes.

  • Valor da Compra: O recebimento do cupom é independente do valor da compra. Ou seja, uma compra de pequeno valor ainda garante um cupom.

  • Local: As compras devem ser feitas nas empresas aderentes à promoção. A lista e os endereços estarão disponíveis na sede da MANDATÁRIA.


       Atenção: A regra é de um cupom por compra, não por valor gasto. É essencial realizar a compra em uma das empresas participantes.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.III

3. Quais são a elegibilidade e restrições de Participação?

É fundamental saber quem pode e quem NÃO pode participar:

  • Quem pode: Consumidores (pessoas físicas maiores de 18 anos e pessoas jurídicas) residentes no Brasil.

  • Quem NÃO pode (Critério Crítico de Desclassificação):

    • Diretores, empregados, prestadores de serviços diretos, estagiários e jovens aprendizes da CDL Itaúna.

    • Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus familiares próximos (ascendentes e descendentes até o segundo grau – cônjuges, pais, mães, filhos, netos e irmãos), quando os cupons forem emitidos pela PRÓPRIA empresa à qual estão vinculados.
       

        Atenção: A participação de pessoas nessas categorias resulta em desclassificação imediata.
 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.II e 11.IV

"Poderão participar todos os consumidores, pessoas físicas, maiores de 18 (dezoito) anos e jurídicas, residentes e domiciliados no território nacional."

"Ficam impedidos de participar do evento promocional em questão: a. Diretores, empregados... da entidade promotora; b. Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus respectivos ascendentes e descendentes até o segundo grau... quando os cupons forem emitidos pela própria empresa à qual estejam vinculados."

4. Qual a mecânica de Participação para Validação do Cupom?

Para que seu cupom seja válido, observe o seguinte:

  • Preenchimento Completo e Legível: Todos os dados pessoais (Nome completo, RG/CPF, endereço e telefone) devem ser preenchidos corretamente e de forma que possam ser lidos.

  • Resposta Correta à Pergunta: Assinalar com "X" a resposta correta para a pergunta "Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km?" A resposta correta é (X) ACE e CDL ITAÚNA. Qualquer outra resposta invalida o cupom.

  • Depósito em Urna: O cupom preenchido deve ser depositado em uma das urnas localizadas nas empresas aderentes ou na sede da MANDATÁRIA.

 

       Atenção: Falhas no preenchimento, ilegibilidade ou resposta incorreta desclassificam o cupom.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.IV e 7.I

"De posse do cupom o consumidor deverá preenchê-lo de forma correta e legível com todos os seus dados pessoais solicitados... assinalar com um (x) na resposta correta a pergunta proposta e depositá-lo em uma das urnas..."

"Perguntas da Promoção: I. 'Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km'? ( ) ACE e CDL ITAÚNA ( ) Outros."
 

5. Quais critérios de Desclassificação Direta?
 

Além das restrições de elegibilidade, estas são as principais causas de desclassificação:

  • Cupons Irregulares: Fotocopiados, em branco, ilegíveis ou com impossibilidade de autenticação.

  • Fraude: Qualquer tentativa comprovada de fraude, obtenção de vantagem ilícita ou prestação de informações falsas.

  • Não Cumprimento do Regulamento: Qualquer violação das condições estabelecidas no regulamento.
     

       Atenção: É crucial evitar qualquer inconsistência ou tentativa de burlar as regras, pois a desclassificação pode ocorrer a qualquer momento.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 11.I, 11.II e 11.III

"Não serão considerados os cupons fotocopiados, em branco, ilegível ou que não permitam a verificação de sua autenticidade..."

"qualquer tentativa de criar falsa identidade... será considerada como infração à legislação e aos termos do presente regulamento."

"serão desclassificadas a qualquer momento, as participações com fraude comprovada..."

6. Restrições de Produtos que Geram Cupons

Nem todas as compras geram cupons. Fique atento:

  • Produtos Excluídos: Medicamentos, armas, munições, fogos de artifício, bebidas alcoólicas com teor superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados não geram cupons.

  • Exceções em Farmácias/Pet Shops:

    • Em farmácias e drogarias, apenas itens de higiene pessoal e perfumaria são válidos. Medicamentos não contam.

    • Em pet shops e casas veterinárias, somente artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos são válidos. Medicamentos para animais não contam.

 

       Atenção: Compras desses itens não darão direito a cupons de participação.

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.VIII

"não poderão ser objetos de promoção... medicamentos, armas, munições, fogos de artifício ou de estampido, bebidas alcoólicas com teor alcoólico superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados."

"Nas compras realizadas em farmácias e drogarias, serão considerados somente os artigos de higiene pessoal e de perfumaria... em pet shop e casas veterinárias, serão considerados somente os artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos, portanto os medicamentos não serão computados para o fornecimento de cupons."

7. Qual o prazo e Requisitos para Reclamar o Prêmio (Ganhadores)?

Para o ganhador, há responsabilidades e prazos críticos:

  • Prazo de Entrega: O prêmio será entregue em até 30 dias após a apuração.

  • Documentação Essencial: O ganhador deve comprovar sua identidade (RG, CPF e comprovante de residência) e assinar a declaração de recebimento e carta compromisso. Para o prêmio (carro), cópias autenticadas em cartório serão necessárias.

  • Despesas do Prêmio: A MANDATÁRIA cobre IPVA, Licenciamento anual, Seguro Obrigatório e emplacamento.

  • Prazo para Reclamar o Prêmio: O prêmio tem validade de 180 dias a partir da data da apuração. Após esse período, ele caduca e o valor é recolhido ao Tesouro Nacional.

 

       Atenção: Não cumprir os requisitos de documentação ou perder o prazo de 180 dias resultará na perda do prêmio.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 13.I, 13.II e 13.IV

"o prêmio será entregue ao titular do cupom contemplado... em até 30 (trinta) dias contados da data da apuração..."

"o prêmio não reclamado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias... perderá a validade..."

"O (a) ganhador (a) deverá comprovar sua identidade mediante documentação (RG, CPF e comprovante de residência), bem como assinar a declaração de recebimento do prêmio e carta compromisso."

8. Tratamento de Dados Pessoais (LGPD)

Sua privacidade é tratada, mas com consentimento implícito na participação:

  • Coleta e Uso: Seus dados (nome, CPF, endereço, telefone) serão coletados e usados exclusivamente para a campanha, sob sigilo e de acordo com a LGPD.

  • Descarte: Serão incinerados em até 30 dias após a homologação da prestação de contas.

  • Consentimento: Ao receber o cupom e participar, você consente com essa coleta e tratamento de dados.

 

       Atenção: Este ponto é crucial para a conformidade e para a segurança das suas informações.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.XI e 14.XII

"A MANDATÁRIA declara conhecer e aplicar a Lei n. 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados..."

"Para a participação na campanha, o consumidor consente com a coleta de seus dados pessoais... sendo estes dados tratados e protegidos... e incinerados em até 30 (trinta) dias após a homologação da prestação de contas da campanha."

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