Buscar
  • Comunicação CDL Itaúna

Plantão Digital da Polícia Civil é inaugurado em Itaúna


Entidades integrantes do CDE disponibilizaram equipamentos de Vídeo Conferência e Infraestrutura de TI para início do projeto


Foi inaugurado nesta terça-feira (07/07) na Delegacia de Polícia Civil em Itaúna, o “Plantão Digital", que visa facilitar o atendimento de ocorrências de flagrantes do municipio de Itaúna após às 18h, evitando o deslocamento de viaturas e Policiais Militares para lavrar o flagrante com delegados plantonistas em Divinópolis.


Em média viaturas percorriam para este deslocamento cerca de 37.000 km por ano, além de desguarnecer o efetivo de policiais a serviço no município durante o período deste procedimento.


Na oportunidade, foram também discutidos os benefícios e vantagens na implantação do projeto na cidade de Itaúna. Dr. Joaquim Francisco Neto, Chefe Adjunto da Polícia Civil de Minas Gerais, destacou que Itaúna é a primeira Comarca do estado a receber o Plantão Digital.


“Essa tecnologia já é usada em vários estados, como São Paulo, Santa Catarina, Tocantins e Goiás. Porém, na dimensão que se planeja fazer em Minas Gerais é bem maior, principalmente pelo fato de ser um estado com grande número de municípios do Brasil. O foco principal é investigação criminal, pois na medida que há o Plantão Digital, menos pessoas são mobilizadas para os plantões presenciais, fazendo com que mais pessoas estejam disponíveis para se dedicarem ao expediente de trabalho normal. Outro benefício é a busca de menos transtornos para as vítimas e testemunhas interligadas nas ações', declarou.


O trabalho de implantação deste sistema se deu no final de 2019, por meio de estudos e autorizações governamentais. Itaúna, é considerada projeto piloto, podendo ser necessárias adaptações e possíveis reajustes. Estima-se que de 30 a 60 dias o projeto será definitivo.


Para andamento e início do projeto, as entidades integrantes do CDE - ACE Itaúna, CDL Itaúna, Sindicomércio, Sicoob Centro-Oeste, Sindimei e Aconita, cederam em comodato para a Polícia Civil dois equipamentos Logitech Conference Cam Connect e materiais para a infraestrutura de TI necessários para o pleno funcionamento na realização dos plantões digitais, através das videoconferências.


“O projeto é inovador e disruptivo, otimizará o emprego de recursos, humanos e financeiros pelo governo do estado e o reflexo para a sociedade é evidente e imediato, trazendo agilidade, flexibilidade e maior percepção de valor dos serviços prestados pela PCMG para toda a população de Itaúna”, declarou Maurício Nazaré, presidente do CDE e CDL Itaúna, vice-presidente da ACE Itaúna, que ainda enfatizou que como presidente de entidade, entende a necessidade e se encontra a disposição, reforçando o compromisso de parceria com a PCMG.


Presidente Maurício Nazaré solicitou ao Chefe adjunto da PCMG, Dr Joaquim e a Superintende de Investigação da PCMG, Dra Perry, atenção especial para agilizar a liberação para construção da sede da Delegacia de Polícia de Itaúna, que está com projeto de andamento, bem como a reposição da perda de 09 servidores em função de aposentadorias, sendo necessário portanto designar 03 escrivães, 04 investigadores e 02 delegados para a delegacia de Itaúna, visto que as ocorrências de crimes têm aumentado principalmente no comércio.



Estiveram presentes na inauguração do Plantão Digital, os diretores das entidades Alessandro Guerra (Sindicomércio), Rogério Diniz (Sicoob Centro-Oeste) e Warlei Eustáquio de Souza (Aconita). Pela Polícia Civil, estiveram presentes o Dr. Flávio Tadeu Destro, do 7° Departamento da Polícia Civil, o Delegado Dr. João Marcos de Amaral Ferreira (Delegacia de Itaúna), a Dra. Ana Cláudia Oliveira Perry, Superintendente de Investigação e Polícia Judiciária (Delegada-Geral), o Delegado Dr. Breno Azevedo de Carvalho, Coordenador de Sistemas da Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP), Sirley de Freitas Santos (Delegacia de Itaúna), Leonardo Marcos Pereira (Delegacia de Itaúna) e Fernando Antônio Gontijo de Freitas, escrivão da Polícia Civil.

72 visualizações
Acompanhe nossas Redes Sociais:
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube