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Quatro dicas para crescer no digital

Fábio Rodrigues compartilha insights sobre a relevância de como e quais dados analisar para crescer no mundo do marketing digital


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No cenário acirrado dos negócios digitais, a análise de dados surge como a peça-chave capaz de catapultar o lucro e garantir um crescimento consistente a longo prazo. Empreendedores e gestores, conscientes, estão cada vez mais atentos à necessidade premente de adotar estratégias baseadas em dados para não apenas sobreviver, mas prosperar e crescer no digital.


Neste contexto, o especialista Fábio Rodrigues traz uma perspectiva esclarecedora sobre a importância vital da análise de dados. “Saber analisar dados não é algo que deve ser um bicho de sete cabeças e muito menos terceirizado. As milhares de siglas e termos podem parecer assustadoras, mas com o direcionamento certo é possível fazer avaliações importantes para os negócios”, afirma.


Abaixo, Fábio destaca como métricas financeiras e estratégicas e KPIs operacionais atuam como alicerces fundamentais para embasar decisões fundamentadas, impulsionando o retorno sobre o investimento e consolidando um caminho em direção ao sucesso duradouro dos empreendedores digitais. Com isso, veja as dicas de como a análise de dados não é apenas uma ferramenta, mas sim a bússola que guia os líderes empresariais na jornada competitiva para crescer no digital.


Não são apenas siglas e nomes para te assustar

Fluxo de Caixa, Custo de Aquisição de Clientes (CAC), Lifetime Value (LTV), Margens Operacionais e de Lucro, podem parecer ter sido feitas para afugentar qualquer empreendedor digital, mas calma, eles são dados essenciais, e podem dizer muito sobre o seu negócio.


Por exemplo, o CAC pode ser utilizado para entender o custo de trazer um novo cliente por meio de uma campanha de marketing digital. Ela por si já é uma análise legal, mas quando avançamos e, por exemplo, comparamos esse mesmo CAC ou outra variável chamada de LTV — dado que avalia todo o dinheiro gerado por um cliente ao longo do tempo em que está contigo — conseguimos ter a clareza se nossas ações para trazer um novo cliente estão se pagando, definindo caminhos de ajustes ou acelerando estratégias para crescer ainda mais.


Conhecendo o seu cliente

Os dados são os melhores amigos na hora de conhecer o seu cliente, ou seja, saber sobre padrões de compra, feedbacks, comportamento de consumo e sazonalidades, ajudam a identificar oportunidades e antecipar necessidades.

Como, por exemplo, sabendo que o padrão de consumo de seus clientes é adquirir determinado produto em determinada época do ano, é possível criar campanhas mais assertivas, com menor custo e maiores chances de conversão.


KPIs operacionais: aqui que você ganha o jogo

Como saber quais mudanças promover na operação pensando no crescimento e no lucro? São com esses KPIs que você encontrará caminhos para isso. Aqui você olhará para as métricas operacionais como taxa de conversão em clientes, volume e eficiência das vendas, seja por vendedor ou período, entre N outras.

Com esses dados em mãos é possível, por exemplo, entender se o custo do seu produto está demorando para se pagar, ou seja, retornar para o caixa, este pode ser um sinal de que é necessário trabalhar melhor sua precificação.


Qual fatia deste mercado é a sua?

Saber avaliar sua participação no mercado, perspectivas de crescimento, analisar a concorrência e, o mais importante, você está retendo seus bons clientes? Responder a esta pergunta vai te indicar se é necessário promover mudanças de rota, se preparar melhor para novas fases, dar passos mais largos ou menores, enfim, elaborar e atualizar suas estratégias de negócio para crescer no digital.

Para finalizar, Fábio reforça que mesmo nesse meio, onde tudo parece mais simples e prático, é necessário encarar os dados e se entender como uma empresa mesmo para o empreendedor que está sozinho e no início de sua jornada.


“A mortalidade dos negócios digitais é assustadora, acima dos níveis de outros negócios e startups. Esse é um processo natural de um novo mercado em franco crescimento, mas como outros mercados mais maduros nos sugere, somente a maturidade de gestão e estratégia que fazem bons negócios lucrarem e serem duradouros”


Fonte: Varejo S.A

 
 
 

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Perguntas frequentes da Promoção
"Natal de Tracker Zero"

1. Qual o período de Participação?

O período para realizar compras e depositar cupons é estritamente limitado:

  • Início: 17 de novembro de 2025, às 08h00.

  • Fim: 05 de janeiro de 2026, às 18h00.

    Atenção: Cupons depositados fora deste intervalo não serão considerados válidos na apuração.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 5 e 6.III

"PERÍODO DE PARTICIPAÇÃO: 17/11/2025 a 05/01/2026"

"Os consumidores, ao efetuarem suas compras nas empresas aderentes desta promoção... das 08h00 do dia 17 de novembro de 2025 às 18h00 do dia 05 de janeiro de 2026, terão direito a 01 (um) único cupom..."

2. Como o consumidor ganha o cupom para participar? 

O cupom é obtido de forma gratuita e é a porta de entrada para a promoção.

  • Aquisição: O consumidor tem direito a 01 (um) único cupom gratuito a cada compra realizada nas empresas aderentes.

  • Valor da Compra: O recebimento do cupom é independente do valor da compra. Ou seja, uma compra de pequeno valor ainda garante um cupom.

  • Local: As compras devem ser feitas nas empresas aderentes à promoção. A lista e os endereços estarão disponíveis na sede da MANDATÁRIA.


       Atenção: A regra é de um cupom por compra, não por valor gasto. É essencial realizar a compra em uma das empresas participantes.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.III

3. Quais são a elegibilidade e restrições de Participação?

É fundamental saber quem pode e quem NÃO pode participar:

  • Quem pode: Consumidores (pessoas físicas maiores de 18 anos e pessoas jurídicas) residentes no Brasil.

  • Quem NÃO pode (Critério Crítico de Desclassificação):

    • Diretores, empregados, prestadores de serviços diretos, estagiários e jovens aprendizes da CDL Itaúna.

    • Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus familiares próximos (ascendentes e descendentes até o segundo grau – cônjuges, pais, mães, filhos, netos e irmãos), quando os cupons forem emitidos pela PRÓPRIA empresa à qual estão vinculados.
       

        Atenção: A participação de pessoas nessas categorias resulta em desclassificação imediata.
 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.II e 11.IV

"Poderão participar todos os consumidores, pessoas físicas, maiores de 18 (dezoito) anos e jurídicas, residentes e domiciliados no território nacional."

"Ficam impedidos de participar do evento promocional em questão: a. Diretores, empregados... da entidade promotora; b. Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus respectivos ascendentes e descendentes até o segundo grau... quando os cupons forem emitidos pela própria empresa à qual estejam vinculados."

4. Qual a mecânica de Participação para Validação do Cupom?

Para que seu cupom seja válido, observe o seguinte:

  • Preenchimento Completo e Legível: Todos os dados pessoais (Nome completo, RG/CPF, endereço e telefone) devem ser preenchidos corretamente e de forma que possam ser lidos.

  • Resposta Correta à Pergunta: Assinalar com "X" a resposta correta para a pergunta "Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km?" A resposta correta é (X) ACE e CDL ITAÚNA. Qualquer outra resposta invalida o cupom.

  • Depósito em Urna: O cupom preenchido deve ser depositado em uma das urnas localizadas nas empresas aderentes ou na sede da MANDATÁRIA.

 

       Atenção: Falhas no preenchimento, ilegibilidade ou resposta incorreta desclassificam o cupom.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.IV e 7.I

"De posse do cupom o consumidor deverá preenchê-lo de forma correta e legível com todos os seus dados pessoais solicitados... assinalar com um (x) na resposta correta a pergunta proposta e depositá-lo em uma das urnas..."

"Perguntas da Promoção: I. 'Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km'? ( ) ACE e CDL ITAÚNA ( ) Outros."
 

5. Quais critérios de Desclassificação Direta?
 

Além das restrições de elegibilidade, estas são as principais causas de desclassificação:

  • Cupons Irregulares: Fotocopiados, em branco, ilegíveis ou com impossibilidade de autenticação.

  • Fraude: Qualquer tentativa comprovada de fraude, obtenção de vantagem ilícita ou prestação de informações falsas.

  • Não Cumprimento do Regulamento: Qualquer violação das condições estabelecidas no regulamento.
     

       Atenção: É crucial evitar qualquer inconsistência ou tentativa de burlar as regras, pois a desclassificação pode ocorrer a qualquer momento.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 11.I, 11.II e 11.III

"Não serão considerados os cupons fotocopiados, em branco, ilegível ou que não permitam a verificação de sua autenticidade..."

"qualquer tentativa de criar falsa identidade... será considerada como infração à legislação e aos termos do presente regulamento."

"serão desclassificadas a qualquer momento, as participações com fraude comprovada..."

6. Restrições de Produtos que Geram Cupons

Nem todas as compras geram cupons. Fique atento:

  • Produtos Excluídos: Medicamentos, armas, munições, fogos de artifício, bebidas alcoólicas com teor superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados não geram cupons.

  • Exceções em Farmácias/Pet Shops:

    • Em farmácias e drogarias, apenas itens de higiene pessoal e perfumaria são válidos. Medicamentos não contam.

    • Em pet shops e casas veterinárias, somente artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos são válidos. Medicamentos para animais não contam.

 

       Atenção: Compras desses itens não darão direito a cupons de participação.

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.VIII

"não poderão ser objetos de promoção... medicamentos, armas, munições, fogos de artifício ou de estampido, bebidas alcoólicas com teor alcoólico superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados."

"Nas compras realizadas em farmácias e drogarias, serão considerados somente os artigos de higiene pessoal e de perfumaria... em pet shop e casas veterinárias, serão considerados somente os artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos, portanto os medicamentos não serão computados para o fornecimento de cupons."

7. Qual o prazo e Requisitos para Reclamar o Prêmio (Ganhadores)?

Para o ganhador, há responsabilidades e prazos críticos:

  • Prazo de Entrega: O prêmio será entregue em até 30 dias após a apuração.

  • Documentação Essencial: O ganhador deve comprovar sua identidade (RG, CPF e comprovante de residência) e assinar a declaração de recebimento e carta compromisso. Para o prêmio (carro), cópias autenticadas em cartório serão necessárias.

  • Despesas do Prêmio: A MANDATÁRIA cobre IPVA, Licenciamento anual, Seguro Obrigatório e emplacamento.

  • Prazo para Reclamar o Prêmio: O prêmio tem validade de 180 dias a partir da data da apuração. Após esse período, ele caduca e o valor é recolhido ao Tesouro Nacional.

 

       Atenção: Não cumprir os requisitos de documentação ou perder o prazo de 180 dias resultará na perda do prêmio.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 13.I, 13.II e 13.IV

"o prêmio será entregue ao titular do cupom contemplado... em até 30 (trinta) dias contados da data da apuração..."

"o prêmio não reclamado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias... perderá a validade..."

"O (a) ganhador (a) deverá comprovar sua identidade mediante documentação (RG, CPF e comprovante de residência), bem como assinar a declaração de recebimento do prêmio e carta compromisso."

8. Tratamento de Dados Pessoais (LGPD)

Sua privacidade é tratada, mas com consentimento implícito na participação:

  • Coleta e Uso: Seus dados (nome, CPF, endereço, telefone) serão coletados e usados exclusivamente para a campanha, sob sigilo e de acordo com a LGPD.

  • Descarte: Serão incinerados em até 30 dias após a homologação da prestação de contas.

  • Consentimento: Ao receber o cupom e participar, você consente com essa coleta e tratamento de dados.

 

       Atenção: Este ponto é crucial para a conformidade e para a segurança das suas informações.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.XI e 14.XII

"A MANDATÁRIA declara conhecer e aplicar a Lei n. 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados..."

"Para a participação na campanha, o consumidor consente com a coleta de seus dados pessoais... sendo estes dados tratados e protegidos... e incinerados em até 30 (trinta) dias após a homologação da prestação de contas da campanha."

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