Rodrigo Maia defende que governo assuma 100% do risco de créditos para empresas

O presidente da Câmara dos Deputados participou na manhã de hoje de Live promovida pela Unecs, com a CNDL e deputados da Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo

Os impactos econômicos da crise da COVID-19 nas empresas brasileiras foi o tema da Live realizada pela UNECS, na manhã de hoje (20), que contou com a participação do presidente da CNDL, José César da Costa, do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, do presidente da Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS), deputado Efraim Filho e de cerca de 50 parlamentares.

O presidente da Unecs, George Pinheiro, conduziu o debate, que teve a presença também de presidentes de entidades nacionais do setor de comércio e serviços. As dificuldades de acesso ao crédito dominaram as discussões.

O presidente da CNDL destacou que, de acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae, dos 38% dos pequenos empresários que já buscaram crédito nesse período de crise causada pela COVID-19, somente 14% tiveram o pedido aprovado pelas instituições financeiras. Dos outros 86%, 58% já tiveram o pedido negado.

Temos percebido uma grande dificuldade por parte dos empresários, principalmente dos micro e pequenos, no acesso aos créditos disponibilizados pelo governo federal, é importante que esse acesso seja desburocratizado. Os empresários não estão conseguindo crédito com os bancos públicos”, afirmou Costa.

Rodrigo Maia afirmou que o governo deveria tomar para si todos os riscos de empréstimo às empresas do país.

Sempre defendi que esse risco deveria ser assumido 100% pelo governo, o empresário depois vai ter interesse em pagar essa dívida.  Ninguém tem o interesse de ficar sem pagar conta, pelo contrário. O dinheiro não está chegando na ponta porque, ao colocar os bancos na história, eles utilizam os filtros que estão acostumados”, comentou Maia.

O deputado Efraim Filho concordou e citou os exemplos de outros países que deveriam ser seguidos pelo Brasil.

Esse é um problema que tem acometido os empresários em vários países. Nosso dever é encontrar uma solução aqui no Brasil, uma modelagem que funcione de forma mais concreta. Temos que pegar os exemplos dos EUA e de outros países que têm liberado ajuda financeira a diversos setores”, afirmou o deputado.

Segundo Maia, o Congresso Nacional deu ao governo “todos os instrumentos necessários para esse enfrentamento da pandemia“, mas nem todos foram utilizados da melhor forma.

Ele mencionou a Medida Provisória 944, que liberou cerca de R$ 36 bilhões em recursos para empresas com faturamento de R$ 360 mil e R$ 10 milhões por ano quitarem suas folhas de pagamento. “Amigos meus, empresários, dizem que esse dinheiro não chega para eles”, comentou. “Então, não adianta porque não está tendo efeito.”

“Já aprovamos muita coisa, e sabemos que temos um papel importante de suprir as necessidades urgentes da população e garantir a capacidade do Estado de emitir dívidas e financiar os gastos nessa crise.”

Maia comentou que se dependesse do Congresso Nacional, mais dinheiro seria destinado ao enfrentamento da covid-19. “Mas a equipe econômica é muito conservadora“, disse.

O presidente da CNDL falou também sobre a importância do setor adotar protocolos regionalizados para a reabertura gradual do comércio. E que para isso é fundamental um alinhamento entre os poderes junto com os governadores, respeitando sempre as particularidades de cada região.

Nós, que atuamos nas 27 federações, sabemos das particularidades de cada Estado e Região, por isso, a reabertura do comércio deve seguir protocolos regionalizados, sempre respeitando as diretrizes de saúde da OMS e do Ministério da Saúde. O setor de comércio e serviços tem papel fundamental na retomada econômica do país e grande responsabilidade para que isso aconteça priorizando a preservação da saúde das pessoas. Contamos com o alinhamento dos Poderes junto com os governadores e prefeitos para que esse novo passo seja feito com segurança para todos nós”, afirmou Costa.

FONTE: FCDL MG