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Varejo negocia encomendas para fim de ano próspero

A despeito da inflação elevada, comércio prepara estoque com previsão otimista de consumo

no Natal e Ano-novo, em especial nos supermercados. Vacinação estimula os planos


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O avanço da campanha de vacinação contra a COVID-19 e a pressão menor dos principais indicadores da doença respiratória embalam as expectativas da indústria e do comércio para faturar durante as festas de fim de ano, a despeito da inflação elevada. Reflexo de um cenário mais favorável, diante das restrições que afetaram a festa cristã no ano passado, as encomendas, agora, ganham ritmo, assim como as compras de produtos importados, vencendo a barreira do dólar alto.


Nas redes de supermercados, as negociações de produtos sazonais começaram neste mês e se estenderão ao longo de outubro numa perspectiva de firme crescimento que orienta o planejamento das empresas. O setor se beneficia, em dezembro, de dois grandes movimentos observados nas lojas, primeiro com as compras para o Natal e, depois, a demanda motivada pela virada do ano. Para a festa cristã, a procura se concentrada em aves natalinas, pernil suíno, cestas variadas, panetones, vinhos e chocolates. Voltada para o Réveillon, a preferência é pelas cervejas, espumantes, outros destilados, taças, copos descartáveis e carnes para churrasco.


Projeção de crescimento de vendas da ordem de 20%, neste ano, demostra o otimismo de Filipe Martins, diretor comercial e de marketing da rede Mart Minas. “Estamos otimistas com a expansão comparado ao ano passado. Este ano, o cenário é bem diferente, com boa parte da população vacinada. As coisas estão voltando ao normal. No natal de 2020, tudo era muito incerto e o país estava atravessando um momento muito ruim da pandemia.”


Os produtos importados exigem maior prazo e planejamento nos contratos, em especial no atendimento dos prestadores de serviços ligados ao entretenimento. “O nosso modelo de negócio atende tanto o consumidor final quanto o pequeno comerciante. A retomada dos eventos, de bares e restaurantes é importante para o nosso negócio, vendemos no atacado para esse público”, destaca Filipe Martins.


O Mart Minas, terceira maior rede supermercadista de Minas Gerais e 11- no ranking nacional, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), prevê abertura de 11 lojas em 2021, para chegar a um total de 51 unidades. Hoje, a rede opera com 46 lojas, no modelo de atacarejo. Para 2022, a meta é abrir outros 10 pontos de venda.


Com boa expectativa também nas comemorações familiares, o grupo Super Nosso concluiu todo o planejamento da compra de importados, embora num ambiente de câmbio valorizado. O diretor comercial da rede supermercadista, Edmilson Pereira, afirma que o varejo de alimentos tem apresentado forte expansão em 2021, o que ancora as projeções da empresa de vendas 25% a 30% maiores frente a 2020.


“Em função do avanço da vacinação e queda dos índices da COVID, torcemos para que ocorram muitas festas de família. Como as pessoas não se reuniram ano passado, há boas expectativa nas comemorações familiares, o que deixa o varejo otimista”, observa o executivo. Os itens mais procurados nos próximos meses são bebidas, carnes e bacalhau. Edmilson Pereira não vê motivo para temer escassez de produtos e promete novidades em cestas, kits especiais e vinhos.


Considerada a principal data comemorativa do ano para o comércio varejista, o Natal impacta positivamente 78,8% das empresas desse setor em Minas Gerais, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio MG). O economista-chefe da entidade, Guilherme Almeida, lembra que “apesar do cenário de cautela, provocado pela pandemia de CO-VID-19, tradicionalmente o Natal é uma data relevante para todo o comércio. É nesse período que os empresários redobram suas apostas em diversas estratégias para atrair o consumidor e concretizar vendas.”


No primeiro semestre de 2021, o comércio varejista de Belo Horizonte registrou crescimento de 4,63% nas vendas, frente ao período de janeiro a junho do ano passado. De acordo com levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o segundo trimestre do ano fechou com indicador de confiança em 55,3 pontos, bem superior à pontuação verificada entre janeiro e março, de 40,1.


“Acabamos de promover a Semana do Brasil, que ajuda a movimentar o comércio em setembro. Ainda teremos pela frente o Dia das Crianças, a Black Friday (megaliquidação realizada em novembro) e Natal. Todas essas datas são extremamente importantes para o comércio. Para que elas sejam positivas, é imprescindível que, além do controle da inflação, haja geração de emprego, renda e a promoção de um cenário econômico seguro e com boas perspectivas”, comenta o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.


Embora sem dados comparativos deste ano com o período atípico de 2020, a rede de livrarias Leitura comunga das previsões da CDL-BH. “Neste ano, esperamos superar as vendas de 2019 para o período”, revela o gerente de marketing da empresa, Eduardo Batista. A rede começou sua trajetória em 1967 com uma pequena loja na tradicional Galeria do Ouvidor, no coração de Belo Horizonte. Hoje, constitui a maior rede de livrarias do Brasil, com 87 unidades distribuídas em 20 estados e no Distrito Federal.


“A Leitura sempre foi uma empresa que trabalhou com os pés no chão e sem dívidas. Desde a crise de 2015, passamos a ter uma reserva financeira para momentos como este. A expectativa é de que o Natal seja um dos melhores dos últimos anos”, afirma Batista.


As lojas da empresa oferecem variedade de produtos, chegando a 100 mil itens entre livros, produtos de papelaria e informática, presentes, filmes e games. Contam com espaços de entretenimento, ambientes para leitura e eventos culturais. “Estamos aproveitando as oportunidades do mercado para expansão. Neste ano, inauguramos 11 lojas e pretendemos inaugurar, pelo menos, mais quatro até o fim do ano, encerrando 2021 com 91 lojas”, diz o gerente.


Escassez de insumos afeta planejamento

A pressão sobre a cadeia produtiva no Brasil, com fechamento total ou parcial em diversos campos da economia, devido à pandemia de COVID-19, ainda provoca reflexos no fornecimento de insumos e matéria-primas, para que o setor industrial possa suprir a demanda do comércio, aquecido pelas festas natalinas. O ciclo de produção da indústria, para entrega em tempo hábil dos produtos ao comércio, se encerra pouco antes de novembro. No ano passado, a escassez empurrou esse prazo para dezembro, efeito que pode se repetir neste ano.


Os setores de bens de consumo apresentam aumento de demanda, em fim de ano, o que deve continuar ocorrendo. Em 2020, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), houve produção um pouco mais forte no período, apesar de terem persistido problemas de estoque.


“Ainda sentimos uma série de heranças que afetaram a atividade industrial. Por mais que o país caminhe para o aumento da vacinação, há uma série de fatores que geram preocupações”, observa Marcelo Azevedo, gerente de análise econômica da CNI. Do lado da oferta, a indústria sente o desarranjo nas cadeias produtivas, no que se refere ao fornecimento de matérias-primas e insumos, o que continua dificultando o planejamento, a produtividade e toda a atividade industrial.


O gerente da CNI diz que houve melhoria na comparação com o ano passado, com estoque um pouco melhor, mas abaixo do planejado. Do ponto de vista financeiro, essa herança é mais forte, com queda do faturamento, por período prolongado, prejudicando os investimentos.


“Quanto às demandas, ainda há longo caminho para a imunização de toda a população e temos uma série de problemas subsequentes que persistem, como o subemprego, renda menor disponível no mercado, o que restringe as decisões relativas ao aumento da produção, além dos impactos nas cadeias de custos”, explica.


A expectativa que era positiva no ano passado se reverteu em negativa diante de aumento dos casos da COVID-19 e surgimento de novas variantes. Para este ano, o ambiente é mais positivo, segundo Marcelo Azevedo, e “melhor ainda para o ano de 2022 com “esperança” da melhoria na renda da população e efetiva maior demanda.”


Importado ganha com dólar e fraude

Projeções macroeconômicas divulgadas em agosto pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), representante de um dos ramos mais atingidos pela crise sanitária, apontam expansão do Produto Interno Bruto (PIB, o conjunto da produção de bens e serviços do país) de 5,21% neste ano. Comparada à queda de 4,1% em 2020, trata-se de um pequeno avanço. Para 2022, a projeção é de expansão de 2,2%.

Presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), Synésio Costa integra a ala dos otimistas com 2021. “O setor fecha 2021 com 14% de crescimento em relação ao ano passado, que teve faturamento superior a R$ 7,7 bilhões”, afirma.


Costa diz que o setor só não está melhor porque convive com ambiente de sonegação de impostos no mercado interno, associado a subfaturamento das importações e importações fraudulentas. “Acontecem desembarques de importações ermos, há importadores com mais de 30 CNPJs, vinda de produtos sem inspeção de qualidade do Inmetro, um número de grande de irregularidades”, diz o presidente da Abrinq.


Apesar dos problemas apontados, Costa vê a indústria nacional ocupando o espaço dos importados em 2021, com 75% do mercado de consumo. O quadro se deve às dificuldades dos fabricantes chineses, à disponibilidade de containers, insegurança provocada pelo dólar, além da epidemia de COVID-19.


FONTE: Varejo SA

 
 
 

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Perguntas frequentes da Promoção
"Natal de Tracker Zero"

1. Qual o período de Participação?

O período para realizar compras e depositar cupons é estritamente limitado:

  • Início: 17 de novembro de 2025, às 08h00.

  • Fim: 05 de janeiro de 2026, às 18h00.

    Atenção: Cupons depositados fora deste intervalo não serão considerados válidos na apuração.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 5 e 6.III

"PERÍODO DE PARTICIPAÇÃO: 17/11/2025 a 05/01/2026"

"Os consumidores, ao efetuarem suas compras nas empresas aderentes desta promoção... das 08h00 do dia 17 de novembro de 2025 às 18h00 do dia 05 de janeiro de 2026, terão direito a 01 (um) único cupom..."

2. Como o consumidor ganha o cupom para participar? 

O cupom é obtido de forma gratuita e é a porta de entrada para a promoção.

  • Aquisição: O consumidor tem direito a 01 (um) único cupom gratuito a cada compra realizada nas empresas aderentes.

  • Valor da Compra: O recebimento do cupom é independente do valor da compra. Ou seja, uma compra de pequeno valor ainda garante um cupom.

  • Local: As compras devem ser feitas nas empresas aderentes à promoção. A lista e os endereços estarão disponíveis na sede da MANDATÁRIA.


       Atenção: A regra é de um cupom por compra, não por valor gasto. É essencial realizar a compra em uma das empresas participantes.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.III

3. Quais são a elegibilidade e restrições de Participação?

É fundamental saber quem pode e quem NÃO pode participar:

  • Quem pode: Consumidores (pessoas físicas maiores de 18 anos e pessoas jurídicas) residentes no Brasil.

  • Quem NÃO pode (Critério Crítico de Desclassificação):

    • Diretores, empregados, prestadores de serviços diretos, estagiários e jovens aprendizes da CDL Itaúna.

    • Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus familiares próximos (ascendentes e descendentes até o segundo grau – cônjuges, pais, mães, filhos, netos e irmãos), quando os cupons forem emitidos pela PRÓPRIA empresa à qual estão vinculados.
       

        Atenção: A participação de pessoas nessas categorias resulta em desclassificação imediata.
 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.II e 11.IV

"Poderão participar todos os consumidores, pessoas físicas, maiores de 18 (dezoito) anos e jurídicas, residentes e domiciliados no território nacional."

"Ficam impedidos de participar do evento promocional em questão: a. Diretores, empregados... da entidade promotora; b. Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus respectivos ascendentes e descendentes até o segundo grau... quando os cupons forem emitidos pela própria empresa à qual estejam vinculados."

4. Qual a mecânica de Participação para Validação do Cupom?

Para que seu cupom seja válido, observe o seguinte:

  • Preenchimento Completo e Legível: Todos os dados pessoais (Nome completo, RG/CPF, endereço e telefone) devem ser preenchidos corretamente e de forma que possam ser lidos.

  • Resposta Correta à Pergunta: Assinalar com "X" a resposta correta para a pergunta "Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km?" A resposta correta é (X) ACE e CDL ITAÚNA. Qualquer outra resposta invalida o cupom.

  • Depósito em Urna: O cupom preenchido deve ser depositado em uma das urnas localizadas nas empresas aderentes ou na sede da MANDATÁRIA.

 

       Atenção: Falhas no preenchimento, ilegibilidade ou resposta incorreta desclassificam o cupom.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.IV e 7.I

"De posse do cupom o consumidor deverá preenchê-lo de forma correta e legível com todos os seus dados pessoais solicitados... assinalar com um (x) na resposta correta a pergunta proposta e depositá-lo em uma das urnas..."

"Perguntas da Promoção: I. 'Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km'? ( ) ACE e CDL ITAÚNA ( ) Outros."
 

5. Quais critérios de Desclassificação Direta?
 

Além das restrições de elegibilidade, estas são as principais causas de desclassificação:

  • Cupons Irregulares: Fotocopiados, em branco, ilegíveis ou com impossibilidade de autenticação.

  • Fraude: Qualquer tentativa comprovada de fraude, obtenção de vantagem ilícita ou prestação de informações falsas.

  • Não Cumprimento do Regulamento: Qualquer violação das condições estabelecidas no regulamento.
     

       Atenção: É crucial evitar qualquer inconsistência ou tentativa de burlar as regras, pois a desclassificação pode ocorrer a qualquer momento.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 11.I, 11.II e 11.III

"Não serão considerados os cupons fotocopiados, em branco, ilegível ou que não permitam a verificação de sua autenticidade..."

"qualquer tentativa de criar falsa identidade... será considerada como infração à legislação e aos termos do presente regulamento."

"serão desclassificadas a qualquer momento, as participações com fraude comprovada..."

6. Restrições de Produtos que Geram Cupons

Nem todas as compras geram cupons. Fique atento:

  • Produtos Excluídos: Medicamentos, armas, munições, fogos de artifício, bebidas alcoólicas com teor superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados não geram cupons.

  • Exceções em Farmácias/Pet Shops:

    • Em farmácias e drogarias, apenas itens de higiene pessoal e perfumaria são válidos. Medicamentos não contam.

    • Em pet shops e casas veterinárias, somente artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos são válidos. Medicamentos para animais não contam.

 

       Atenção: Compras desses itens não darão direito a cupons de participação.

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.VIII

"não poderão ser objetos de promoção... medicamentos, armas, munições, fogos de artifício ou de estampido, bebidas alcoólicas com teor alcoólico superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados."

"Nas compras realizadas em farmácias e drogarias, serão considerados somente os artigos de higiene pessoal e de perfumaria... em pet shop e casas veterinárias, serão considerados somente os artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos, portanto os medicamentos não serão computados para o fornecimento de cupons."

7. Qual o prazo e Requisitos para Reclamar o Prêmio (Ganhadores)?

Para o ganhador, há responsabilidades e prazos críticos:

  • Prazo de Entrega: O prêmio será entregue em até 30 dias após a apuração.

  • Documentação Essencial: O ganhador deve comprovar sua identidade (RG, CPF e comprovante de residência) e assinar a declaração de recebimento e carta compromisso. Para o prêmio (carro), cópias autenticadas em cartório serão necessárias.

  • Despesas do Prêmio: A MANDATÁRIA cobre IPVA, Licenciamento anual, Seguro Obrigatório e emplacamento.

  • Prazo para Reclamar o Prêmio: O prêmio tem validade de 180 dias a partir da data da apuração. Após esse período, ele caduca e o valor é recolhido ao Tesouro Nacional.

 

       Atenção: Não cumprir os requisitos de documentação ou perder o prazo de 180 dias resultará na perda do prêmio.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 13.I, 13.II e 13.IV

"o prêmio será entregue ao titular do cupom contemplado... em até 30 (trinta) dias contados da data da apuração..."

"o prêmio não reclamado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias... perderá a validade..."

"O (a) ganhador (a) deverá comprovar sua identidade mediante documentação (RG, CPF e comprovante de residência), bem como assinar a declaração de recebimento do prêmio e carta compromisso."

8. Tratamento de Dados Pessoais (LGPD)

Sua privacidade é tratada, mas com consentimento implícito na participação:

  • Coleta e Uso: Seus dados (nome, CPF, endereço, telefone) serão coletados e usados exclusivamente para a campanha, sob sigilo e de acordo com a LGPD.

  • Descarte: Serão incinerados em até 30 dias após a homologação da prestação de contas.

  • Consentimento: Ao receber o cupom e participar, você consente com essa coleta e tratamento de dados.

 

       Atenção: Este ponto é crucial para a conformidade e para a segurança das suas informações.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.XI e 14.XII

"A MANDATÁRIA declara conhecer e aplicar a Lei n. 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados..."

"Para a participação na campanha, o consumidor consente com a coleta de seus dados pessoais... sendo estes dados tratados e protegidos... e incinerados em até 30 (trinta) dias após a homologação da prestação de contas da campanha."

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