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Varejo vê Black Friday 2023 como oportunidade


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Um cenário mais otimista se abre para a Black Friday 2023: 55% dos varejistas acreditam que a Black Friday 2023 será melhor em vendas do que a do ano passado. O dado é de uma pesquisa aplicada em agosto pelo Reclame AQUI, maior plataforma referência em reputação e confiança nas relações de consumo do mundo, e a Linx, especialista em tecnologia para o varejo.


Em relação aos consumidores, a pesquisa revela que 75% ainda estão indecisos sobre comprar na maior data do varejo brasileiro, o que aponta uma redução da rejeição à data. Existe também a expectativa de crescimento do ticket médio: entre os respondentes que afirmaram que irão comprar na Black Friday 2023, a previsão é de maior gasto em compras este ano em relação à edição passada, resultados que se mostram como grande oportunidade para os varejistas se organizarem e conquistarem esses consumidores até o mês de novembro, apostando principalmente em promoções.


A consulta feita aos consumidores aconteceu no site do Reclame AQUI, com 9,5 mil usuários da plataforma, e apresenta, mais uma vez, a busca de bons preços como decisor de compra. Mas, diante de um 1º semestre com registro de alta de preços em diversos setores essenciais, o que os brasileiros esperam dessa Black Friday?


O CEO e Cofundador do Reclame AQUI, Edu Neves, enxerga uma sintonia entre as intenções dos consumidores e o movimento do varejo nesse primeiro momento, o que considera uma boa surpresa. “O primeiro semestre deste ano foi muito duro, mas, ainda assim, o que vemos é o consumidor menos avesso a compras. Com 75% de indecisos, ainda, em relação à data, este é o menor índice de rejeição de Black Friday nos últimos 3 anos. E o que deve ser observado sobre esses consumidores é: a intenção de compra atrelada à confiabilidade nas empresas, a disposição a gastar e a pesquisa/monitoramento de preços. Levando em consideração que a pesquisa mostra que 76% dos consumidores começaram a monitorar preços há pelo menos 6 meses, ou seja, o consumidor vai pra Black Friday com um bom raio-x de preços do primeiro semestre em mente”, analisa Neves.


O que esperar da Black Friday 2023

A Black Friday reflete o movimento social e econômico. Nos últimos 3 anos, os consumidores viveram Black Fridays bem definidas. Na pandemia em 2020, quando usaram suas reservas para equipar a casa, investindo em mobiliário e eletros; em 2021 a “Black Friday da Mercearia”, quando os consumidores literalmente encheram a despensa da casa e, em 2022, a Black Friday foi a do “lookinho”, investindo em roupas, calçados e perfumaria para, literalmente, sair de casa pós-pandemia, na falta de bons descontos onde gostariam de ver. O que será que a Black Friday 2023 reserva?


No grupo de “gastadores convictos” na Black Friday deste ano, a maioria se enxerga em uma situação financeira melhor agora do que no primeiro semestre, e boa parte desses consumidores dizem que costumam separar uma “graninha” para comprar na principal sexta-feira de novembro.


A pesquisa ainda reforça o quanto a Black Friday, para os brasileiros, é uma compra de oportunidade. Assim, algum produto que caiba em seu orçamento, vale. Tanto que o fator decisivo mais apontado para fechar uma compra é ter produtos com preços atraentes (35%). Entretanto, dois outros fatores ganharam peso em 2023: as empresas serem confiáveis (13%) e a consideração das avaliações (reviews) de outros consumidores sobre os produtos (12%). O que vem ao encontro de outro dado importante trazido na consulta: 69% dos consumidores aguardam promoções de uma marca específica, o que pode ser um sinal de fidelidade à marca atrelado ao longo período de pesquisa de preços.


Os resultados da pesquisa com consumidores vão ao encontro dos vistos no varejo, com grande oportunidade para promoções e análises de dados antes da data, como destaca Tiago Mello, CMO e CPO da Linx. “O consumidor está cada vez mais exigente e antenado, por isso, é essencial buscar softwares e sistemas que gerem dados de consumo, possibilitando promoções personalizadas, alertas aos consumidores e que possibilitem aos varejistas irem além da gestão, utilizando inteligência artificial e tecnologia a favor da experiência do consumidor”, comenta Mello.


Foco das compras em 2023

Em comparação a 2022, a pesquisa aponta que, para a Black Friday 2023, o olhar dos consumidores está em produtos de alto valor, com uma tendência ao setor de eletro, ao pagamento à vista com desconto e parcelamentos reservados para mercadorias de alto valor. 


Este ano, aumentou o interesse em TVs, smartphones, além de eletroeletrônicos e linha branca. Roupas e calçados não estão no primeiro plano, ao contrário do que foi em 2022.


Para realizar tais compras, principalmente as de produtos de alto valor, como eletroeletrônicos, eletrodomésticos, eletroportáteis, a maioria está à espera de um bom desconto à vista para fazer o pagamento no PIX. Já quem optar pelo parcelamento, a preferência da maioria é parcelar compras com valores entre R$ 1.000 e R$ 2.000. Entre os varejistas, a expectativa de uso também gira em torno do PIX e cartão de crédito.


No ano passado, quase 70% dos consumidores buscaram seus produtos em lojas online. Já na Black Friday 2023, a tendência aponta que lojas físicas e online disputarão ainda mais a atenção dos brasileiros: 44,8% pretendem comprar em lojas online, em sites, e-commerces, marketplaces; e 26,2% devem buscar seus produtos em lojas físicas (seja em grandes redes ou comércio de bairro). Entre os varejistas, os canais com maiores investimentos para a data são as redes sociais, WhatsApp e lojas online.


FONTE: VAREJO S.A.

 
 
 

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Atendimento Whatsapp

Perguntas frequentes da Promoção
"Natal de Tracker Zero"

1. Qual o período de Participação?

O período para realizar compras e depositar cupons é estritamente limitado:

  • Início: 17 de novembro de 2025, às 08h00.

  • Fim: 05 de janeiro de 2026, às 18h00.

    Atenção: Cupons depositados fora deste intervalo não serão considerados válidos na apuração.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 5 e 6.III

"PERÍODO DE PARTICIPAÇÃO: 17/11/2025 a 05/01/2026"

"Os consumidores, ao efetuarem suas compras nas empresas aderentes desta promoção... das 08h00 do dia 17 de novembro de 2025 às 18h00 do dia 05 de janeiro de 2026, terão direito a 01 (um) único cupom..."

2. Como o consumidor ganha o cupom para participar? 

O cupom é obtido de forma gratuita e é a porta de entrada para a promoção.

  • Aquisição: O consumidor tem direito a 01 (um) único cupom gratuito a cada compra realizada nas empresas aderentes.

  • Valor da Compra: O recebimento do cupom é independente do valor da compra. Ou seja, uma compra de pequeno valor ainda garante um cupom.

  • Local: As compras devem ser feitas nas empresas aderentes à promoção. A lista e os endereços estarão disponíveis na sede da MANDATÁRIA.


       Atenção: A regra é de um cupom por compra, não por valor gasto. É essencial realizar a compra em uma das empresas participantes.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.III

3. Quais são a elegibilidade e restrições de Participação?

É fundamental saber quem pode e quem NÃO pode participar:

  • Quem pode: Consumidores (pessoas físicas maiores de 18 anos e pessoas jurídicas) residentes no Brasil.

  • Quem NÃO pode (Critério Crítico de Desclassificação):

    • Diretores, empregados, prestadores de serviços diretos, estagiários e jovens aprendizes da CDL Itaúna.

    • Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus familiares próximos (ascendentes e descendentes até o segundo grau – cônjuges, pais, mães, filhos, netos e irmãos), quando os cupons forem emitidos pela PRÓPRIA empresa à qual estão vinculados.
       

        Atenção: A participação de pessoas nessas categorias resulta em desclassificação imediata.
 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.II e 11.IV

"Poderão participar todos os consumidores, pessoas físicas, maiores de 18 (dezoito) anos e jurídicas, residentes e domiciliados no território nacional."

"Ficam impedidos de participar do evento promocional em questão: a. Diretores, empregados... da entidade promotora; b. Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus respectivos ascendentes e descendentes até o segundo grau... quando os cupons forem emitidos pela própria empresa à qual estejam vinculados."

4. Qual a mecânica de Participação para Validação do Cupom?

Para que seu cupom seja válido, observe o seguinte:

  • Preenchimento Completo e Legível: Todos os dados pessoais (Nome completo, RG/CPF, endereço e telefone) devem ser preenchidos corretamente e de forma que possam ser lidos.

  • Resposta Correta à Pergunta: Assinalar com "X" a resposta correta para a pergunta "Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km?" A resposta correta é (X) ACE e CDL ITAÚNA. Qualquer outra resposta invalida o cupom.

  • Depósito em Urna: O cupom preenchido deve ser depositado em uma das urnas localizadas nas empresas aderentes ou na sede da MANDATÁRIA.

 

       Atenção: Falhas no preenchimento, ilegibilidade ou resposta incorreta desclassificam o cupom.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.IV e 7.I

"De posse do cupom o consumidor deverá preenchê-lo de forma correta e legível com todos os seus dados pessoais solicitados... assinalar com um (x) na resposta correta a pergunta proposta e depositá-lo em uma das urnas..."

"Perguntas da Promoção: I. 'Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km'? ( ) ACE e CDL ITAÚNA ( ) Outros."
 

5. Quais critérios de Desclassificação Direta?
 

Além das restrições de elegibilidade, estas são as principais causas de desclassificação:

  • Cupons Irregulares: Fotocopiados, em branco, ilegíveis ou com impossibilidade de autenticação.

  • Fraude: Qualquer tentativa comprovada de fraude, obtenção de vantagem ilícita ou prestação de informações falsas.

  • Não Cumprimento do Regulamento: Qualquer violação das condições estabelecidas no regulamento.
     

       Atenção: É crucial evitar qualquer inconsistência ou tentativa de burlar as regras, pois a desclassificação pode ocorrer a qualquer momento.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 11.I, 11.II e 11.III

"Não serão considerados os cupons fotocopiados, em branco, ilegível ou que não permitam a verificação de sua autenticidade..."

"qualquer tentativa de criar falsa identidade... será considerada como infração à legislação e aos termos do presente regulamento."

"serão desclassificadas a qualquer momento, as participações com fraude comprovada..."

6. Restrições de Produtos que Geram Cupons

Nem todas as compras geram cupons. Fique atento:

  • Produtos Excluídos: Medicamentos, armas, munições, fogos de artifício, bebidas alcoólicas com teor superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados não geram cupons.

  • Exceções em Farmácias/Pet Shops:

    • Em farmácias e drogarias, apenas itens de higiene pessoal e perfumaria são válidos. Medicamentos não contam.

    • Em pet shops e casas veterinárias, somente artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos são válidos. Medicamentos para animais não contam.

 

       Atenção: Compras desses itens não darão direito a cupons de participação.

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.VIII

"não poderão ser objetos de promoção... medicamentos, armas, munições, fogos de artifício ou de estampido, bebidas alcoólicas com teor alcoólico superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados."

"Nas compras realizadas em farmácias e drogarias, serão considerados somente os artigos de higiene pessoal e de perfumaria... em pet shop e casas veterinárias, serão considerados somente os artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos, portanto os medicamentos não serão computados para o fornecimento de cupons."

7. Qual o prazo e Requisitos para Reclamar o Prêmio (Ganhadores)?

Para o ganhador, há responsabilidades e prazos críticos:

  • Prazo de Entrega: O prêmio será entregue em até 30 dias após a apuração.

  • Documentação Essencial: O ganhador deve comprovar sua identidade (RG, CPF e comprovante de residência) e assinar a declaração de recebimento e carta compromisso. Para o prêmio (carro), cópias autenticadas em cartório serão necessárias.

  • Despesas do Prêmio: A MANDATÁRIA cobre IPVA, Licenciamento anual, Seguro Obrigatório e emplacamento.

  • Prazo para Reclamar o Prêmio: O prêmio tem validade de 180 dias a partir da data da apuração. Após esse período, ele caduca e o valor é recolhido ao Tesouro Nacional.

 

       Atenção: Não cumprir os requisitos de documentação ou perder o prazo de 180 dias resultará na perda do prêmio.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 13.I, 13.II e 13.IV

"o prêmio será entregue ao titular do cupom contemplado... em até 30 (trinta) dias contados da data da apuração..."

"o prêmio não reclamado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias... perderá a validade..."

"O (a) ganhador (a) deverá comprovar sua identidade mediante documentação (RG, CPF e comprovante de residência), bem como assinar a declaração de recebimento do prêmio e carta compromisso."

8. Tratamento de Dados Pessoais (LGPD)

Sua privacidade é tratada, mas com consentimento implícito na participação:

  • Coleta e Uso: Seus dados (nome, CPF, endereço, telefone) serão coletados e usados exclusivamente para a campanha, sob sigilo e de acordo com a LGPD.

  • Descarte: Serão incinerados em até 30 dias após a homologação da prestação de contas.

  • Consentimento: Ao receber o cupom e participar, você consente com essa coleta e tratamento de dados.

 

       Atenção: Este ponto é crucial para a conformidade e para a segurança das suas informações.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.XI e 14.XII

"A MANDATÁRIA declara conhecer e aplicar a Lei n. 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados..."

"Para a participação na campanha, o consumidor consente com a coleta de seus dados pessoais... sendo estes dados tratados e protegidos... e incinerados em até 30 (trinta) dias após a homologação da prestação de contas da campanha."

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