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Como vender mais no Dia das Crianças

Aqui dicas preciosas para essa data importante para o varejo, de membros da Diretoria e do Comitê de Visual Merchandising da ABIESV

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Este ano, 73% dos consumidores brasileiros têm o objetivo de comprar um ou mais presentes para o Dia das Crianças, segundo a CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e a Offer Wise. A expectativa é de gerar um movimento de 10.3 bilhões de reais. Fazendo um paralelo em 2018, o ticket médio foi de R$186,92, contra R$198,79, em 2020.


O presidente da CNDL, José César da Costa, destaca que o Dia das Crianças é uma importante data para o comércio, que possibilita entender as tendências das compras de final de ano. “Os dados de intenção de compra servem de termômetro para o fim de ano, ao trazer as primeiras impressões do que deve acontecer no Natal. Além disso, o varejista, que esteve boa parte do ano de portas fechadas, conta com as vendas do Dia das Crianças neste momento de retomada econômica”, afirma Costa.


Para Sonia Paloschi, diretora da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv), o varejo passou o ano se adaptando diante da pandemia e que agora está pronta para ter um bom resultado de vendas. “Hoje, finalmente, o varejo passará a sua primeira data comemorativa liberado em quase todo o Brasil. E 77% dos consumidores pretendem pesquisar preços e opções de presentes. Sendo assim, temos que prestar atenção em algumas estratégias para levar o consumidor às vendas nesta data, sobretudo nas lojas físicas”, conclui.


Publicamos aqui algumas dicas formuladas pela Abiesv em conjunto com o Portal do Varejo para que os lojistas possam aumentar as suas vendas no Dia das Crianças.



Vitrine

. Com a responsabilidade de levar o cliente para dentro da loja, a vitrine deverá seguir o conceito do lúdico, sem excesso de produtos, dando destaque aos que possam ser os principais alvos da criançada e, também, aos que têm os melhores preços.


. Importante buscar soluções simples e criativas, que estejam alinhadas ao perfil da marca e do produto. De qualquer forma, é fundamental investir na vitrine, um canal de comunicação e atração, que inclusive faz com que muitos lembrem da data e comprem por impulso.


Produto/Ambiente

. Lembrar que o público alvo são as crianças, tendo assim uma exposição clara, atrativa e lúdica e que os pequenos possam se encantar. A venda casada e por impulso são sempre bem-vindas.


. Fazer apresentação do produto segmentado pela idade e preparar o layout da loja fazem com que a experiência de compra do adulto seja mais intuitiva e rápida, isso em tempo de pandemia vale ouro.


. Realizar uma curadoria dos produtos que têm na loja e dar foco, através da exposição – visual merchandising -, dos itens com maior volume e melhor custo benefício, pode ser uma estratégia bem assertiva.


. A apresentação da loja deve ter foco na faixa etária das crianças. A loja de grande metragem deve pensar em corners para cada faixa. Para adolescentes, a exposição de produtos como materiais de desenho, de montagem de peças mecânicas, laboratório de química e jogos de videogame, entre outros. E para crianças, jogos de videogame, jogo de tabuleiro, lego, livros de arte interativos com colagem e pintura, bichos de pelúcia cabana personalizada, entre outros.


. Se a loja é pequena esses itens acima podem estar na entrada da loja ou em um canto de experiência.


. A loja infantil não deve ser abarrotada, mas sim criar pequenos displays de interesse por segmento: calçados, bonecas, roupas, livros, etc.  cantos em que as crianças podem brincar à vontade.


. Usar poucas cores na decoração da loja, uma vez que os produtos já são coloridos.

. Pesquisar concorrentes, ver o que eles têm a oferecer, e criar um diferencial na sua loja para seus clientes.


. E, claro, cuidar do ambiente: higiene, segurança, organização e cumprimento das normas estabelecidas pelas autoridades locais e as diretrizes de entidades como a LOJA + SEGURA, Cartilha/Selo criado pela ABIESV (www.lojamaissegura.com.br).


Comunicação

. Preparar as lojas física e digital com as mesmas chamadas de comunicação. É muito importante que o cliente perceba um link forte nos diversos canais da marca, isso amplia a sua confiabilidade resultando em compras.


. Na loja, fazer apresentação de produto: uma comunicação clara onde se ofereça complementos ou vantagens para compras de mais itens, afinal é comum o adulto precisar de mais do que um presente.


Campanhas

. Promover campanhas para esquentar a venda dos Best-Seller e também produtos com ticket médio mais baixo.


. Criar campanhas de engajamento nas redes sociais, que se transformem em um bônus na loja para compra. A participação do cliente e o relacionamento com a marca, gerando um diferencial para a compra, pode ser um desconto, um brinde ou qualquer outra forma de surpreender o cliente.


. Criar campanhas de venda com combos ou kits. O cliente busca oportunidade e isso não significa remarcação de preços, ofereça outros incentivos de compra.


Estoque

. Manter os estoques saudáveis, sem excesso e com um volume que atenda às necessidades da data.


Equipe de Vendas

. Mostrar para a equipe de vendas que é muito importante atender com excelência, conhecer todos os produtos e ressaltar aos clientes que a loja está seguindo todas as normas de segurança para conter a pandemia.


. Treinar os vendedores para que “criem” situações onde a imaginação do brincar real seja substituída por histórias imagináveis. Além de explicar o produto, o vendedor pode explorar melhor as necessidades do cliente. De nada adianta ter uma vitrine incrível, um VM impecável e uma equipe mal treinada.


Fonte: ABIESV do site Varejo S.A

 
 
 

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Perguntas frequentes da Promoção
"Natal de Tracker Zero"

1. Qual o período de Participação?

O período para realizar compras e depositar cupons é estritamente limitado:

  • Início: 17 de novembro de 2025, às 08h00.

  • Fim: 05 de janeiro de 2026, às 18h00.

    Atenção: Cupons depositados fora deste intervalo não serão considerados válidos na apuração.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 5 e 6.III

"PERÍODO DE PARTICIPAÇÃO: 17/11/2025 a 05/01/2026"

"Os consumidores, ao efetuarem suas compras nas empresas aderentes desta promoção... das 08h00 do dia 17 de novembro de 2025 às 18h00 do dia 05 de janeiro de 2026, terão direito a 01 (um) único cupom..."

2. Como o consumidor ganha o cupom para participar? 

O cupom é obtido de forma gratuita e é a porta de entrada para a promoção.

  • Aquisição: O consumidor tem direito a 01 (um) único cupom gratuito a cada compra realizada nas empresas aderentes.

  • Valor da Compra: O recebimento do cupom é independente do valor da compra. Ou seja, uma compra de pequeno valor ainda garante um cupom.

  • Local: As compras devem ser feitas nas empresas aderentes à promoção. A lista e os endereços estarão disponíveis na sede da MANDATÁRIA.


       Atenção: A regra é de um cupom por compra, não por valor gasto. É essencial realizar a compra em uma das empresas participantes.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.III

3. Quais são a elegibilidade e restrições de Participação?

É fundamental saber quem pode e quem NÃO pode participar:

  • Quem pode: Consumidores (pessoas físicas maiores de 18 anos e pessoas jurídicas) residentes no Brasil.

  • Quem NÃO pode (Critério Crítico de Desclassificação):

    • Diretores, empregados, prestadores de serviços diretos, estagiários e jovens aprendizes da CDL Itaúna.

    • Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus familiares próximos (ascendentes e descendentes até o segundo grau – cônjuges, pais, mães, filhos, netos e irmãos), quando os cupons forem emitidos pela PRÓPRIA empresa à qual estão vinculados.
       

        Atenção: A participação de pessoas nessas categorias resulta em desclassificação imediata.
 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.II e 11.IV

"Poderão participar todos os consumidores, pessoas físicas, maiores de 18 (dezoito) anos e jurídicas, residentes e domiciliados no território nacional."

"Ficam impedidos de participar do evento promocional em questão: a. Diretores, empregados... da entidade promotora; b. Sócios e empregados das empresas aderentes, bem como seus respectivos ascendentes e descendentes até o segundo grau... quando os cupons forem emitidos pela própria empresa à qual estejam vinculados."

4. Qual a mecânica de Participação para Validação do Cupom?

Para que seu cupom seja válido, observe o seguinte:

  • Preenchimento Completo e Legível: Todos os dados pessoais (Nome completo, RG/CPF, endereço e telefone) devem ser preenchidos corretamente e de forma que possam ser lidos.

  • Resposta Correta à Pergunta: Assinalar com "X" a resposta correta para a pergunta "Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km?" A resposta correta é (X) ACE e CDL ITAÚNA. Qualquer outra resposta invalida o cupom.

  • Depósito em Urna: O cupom preenchido deve ser depositado em uma das urnas localizadas nas empresas aderentes ou na sede da MANDATÁRIA.

 

       Atenção: Falhas no preenchimento, ilegibilidade ou resposta incorreta desclassificam o cupom.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 6.IV e 7.I

"De posse do cupom o consumidor deverá preenchê-lo de forma correta e legível com todos os seus dados pessoais solicitados... assinalar com um (x) na resposta correta a pergunta proposta e depositá-lo em uma das urnas..."

"Perguntas da Promoção: I. 'Quais entidades realizam seu natal com uma Tracker 0 km'? ( ) ACE e CDL ITAÚNA ( ) Outros."
 

5. Quais critérios de Desclassificação Direta?
 

Além das restrições de elegibilidade, estas são as principais causas de desclassificação:

  • Cupons Irregulares: Fotocopiados, em branco, ilegíveis ou com impossibilidade de autenticação.

  • Fraude: Qualquer tentativa comprovada de fraude, obtenção de vantagem ilícita ou prestação de informações falsas.

  • Não Cumprimento do Regulamento: Qualquer violação das condições estabelecidas no regulamento.
     

       Atenção: É crucial evitar qualquer inconsistência ou tentativa de burlar as regras, pois a desclassificação pode ocorrer a qualquer momento.


Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 11.I, 11.II e 11.III

"Não serão considerados os cupons fotocopiados, em branco, ilegível ou que não permitam a verificação de sua autenticidade..."

"qualquer tentativa de criar falsa identidade... será considerada como infração à legislação e aos termos do presente regulamento."

"serão desclassificadas a qualquer momento, as participações com fraude comprovada..."

6. Restrições de Produtos que Geram Cupons

Nem todas as compras geram cupons. Fique atento:

  • Produtos Excluídos: Medicamentos, armas, munições, fogos de artifício, bebidas alcoólicas com teor superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados não geram cupons.

  • Exceções em Farmácias/Pet Shops:

    • Em farmácias e drogarias, apenas itens de higiene pessoal e perfumaria são válidos. Medicamentos não contam.

    • Em pet shops e casas veterinárias, somente artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos são válidos. Medicamentos para animais não contam.

 

       Atenção: Compras desses itens não darão direito a cupons de participação.

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.VIII

"não poderão ser objetos de promoção... medicamentos, armas, munições, fogos de artifício ou de estampido, bebidas alcoólicas com teor alcoólico superior a 13 graus Gay Lussac, fumos e derivados."

"Nas compras realizadas em farmácias e drogarias, serão considerados somente os artigos de higiene pessoal e de perfumaria... em pet shop e casas veterinárias, serão considerados somente os artigos de vestuário, higiene, alimentação e brinquedos, portanto os medicamentos não serão computados para o fornecimento de cupons."

7. Qual o prazo e Requisitos para Reclamar o Prêmio (Ganhadores)?

Para o ganhador, há responsabilidades e prazos críticos:

  • Prazo de Entrega: O prêmio será entregue em até 30 dias após a apuração.

  • Documentação Essencial: O ganhador deve comprovar sua identidade (RG, CPF e comprovante de residência) e assinar a declaração de recebimento e carta compromisso. Para o prêmio (carro), cópias autenticadas em cartório serão necessárias.

  • Despesas do Prêmio: A MANDATÁRIA cobre IPVA, Licenciamento anual, Seguro Obrigatório e emplacamento.

  • Prazo para Reclamar o Prêmio: O prêmio tem validade de 180 dias a partir da data da apuração. Após esse período, ele caduca e o valor é recolhido ao Tesouro Nacional.

 

       Atenção: Não cumprir os requisitos de documentação ou perder o prazo de 180 dias resultará na perda do prêmio.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 13.I, 13.II e 13.IV

"o prêmio será entregue ao titular do cupom contemplado... em até 30 (trinta) dias contados da data da apuração..."

"o prêmio não reclamado no prazo de 180 (cento e oitenta) dias... perderá a validade..."

"O (a) ganhador (a) deverá comprovar sua identidade mediante documentação (RG, CPF e comprovante de residência), bem como assinar a declaração de recebimento do prêmio e carta compromisso."

8. Tratamento de Dados Pessoais (LGPD)

Sua privacidade é tratada, mas com consentimento implícito na participação:

  • Coleta e Uso: Seus dados (nome, CPF, endereço, telefone) serão coletados e usados exclusivamente para a campanha, sob sigilo e de acordo com a LGPD.

  • Descarte: Serão incinerados em até 30 dias após a homologação da prestação de contas.

  • Consentimento: Ao receber o cupom e participar, você consente com essa coleta e tratamento de dados.

 

       Atenção: Este ponto é crucial para a conformidade e para a segurança das suas informações.

 

Regulamento Natal de Tracker Zero, Item 14.XI e 14.XII

"A MANDATÁRIA declara conhecer e aplicar a Lei n. 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados..."

"Para a participação na campanha, o consumidor consente com a coleta de seus dados pessoais... sendo estes dados tratados e protegidos... e incinerados em até 30 (trinta) dias após a homologação da prestação de contas da campanha."

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